Gastronomia etc.

Pratos com itens vindos do oceano ganham destaque nas casas cariocas

Restaurantes cariocas apostam em ingredientes frescos e exóticos para refrescar o paladar dos cariocas. Moluscos, crustáceos comestíveis  e frutos do mar estão entre as apostas mais cotadas pelas casas.

No restaurante Antiquarius, no Leblon (Rua Aristides Espínola, 19 – Telefone: 2294-1049), o menu de verão inclui as Vieiras ao Champagne e o Camarão à Zico – camarões fritos no azeite com pimentão e pimenta malagueta -, entre as opções de entrada. Já para o prato principal, a casa portuguesa aposta neste verão na Cataplana de Frutos do Mar (camarão, cavaquinha, polvo, lula e mexilhão) cozidos em fogo baixo e servido com arroz branco -, na Paelha – arroz de açafrão com camarão, cavaquinha, lagostin, mexilhão, polvo, lula e tiras de pimentão vermelho – e na Moqueca Especial à Antiquarius – com filé de cherne e camarões, temperada com pimenta biquinho, e servida com arroz e farofa de dendê.

Antiquarius Leblon RJ_ Vieiras ao Champagne Rosé R$57_Foto Pedro Mello e Souza_03

Vieiras ao Champagne Rosé. Foto: Pedro Mello e Souza

Antiquarius - Camarão à Zico - Foto de Ricardo Bhering

Camarão à Zico. Foto de Ricardo Bhering

Já na casa especializada em carnes, Esplanada Grill, em Ipanema (Rua Barão da Torre, 600 – Telefone: 2239-6028/ 2512-2970), o cardápio de verão também é incrementado om mariscos frescos. Entre as sugestões do restaurante está o Carpaccio de Polvo e as Patas de King Crab, de entrada. Já entre os pratos principais vale destacar o Camarão à Paulista – camarões VG com casca, abertos e fritos com alho, e finalizados com salsinha salpicada, uma das novidades que acaba de desembarcar na casa, além da famosa Moqueca Mista – camarão e badejo no azeite do dendê, acompanhados por pirão, farofa e arroz branco.

Esplanada Grill - Carpaccio de Polvo em baixa

Carpaccio de Polvo

Esplanada Grill - Camarão à Paulista

Camarão à Paulista

Para os amantes da culinária italiana e de frutos do mar, o Quadrifoglio – www.quadrifogliorestaurante.com.br – em seu menu de entrada oferece o Tartare di pesce (tartare de cherne com tomate e manjericão). Já para pratos principais, o comensal pode desfrutar do Riso nero (arroz integral com lulas, camarões, tomate-cereja e cebola crocante), e Cernia alla mediterranea (filé de cherne grelhado com molho de tomate-cereja e azeitona preta servida com legumes grelhados).

Quadrifoglio - Riso Negro (2)

Localizado na Praia do Pepê, na Barra da Tijuca, o restaurante Velero – hotelpraialinda.com.br/restaurante-velero-1/restaurante-velero – possui um ambiente que arremete ao mar e um cardápio que preza pelos pratos com frutos do mar. Uma boa pedida é o Salmão marinado (salmão marinado em vinagrete de dill e depois assado, servido com legumes grelhados), e o Frutos do mar grelhados (polvo, lula, mexilhões e camarões grelhados perfumados com alho assado e ervas, acompanhados de arroz branco e chutney de frutas tropicais).

Velero

O G Nutri Gourmet – www.gnutrigourmet.com.br – entrou no mercado para oferecer uma proposta de gastronomia saudável e funcional. No estabelecimento são servidos a Cavaquinha ao molho de laranja (cavaquinha grelhada, vinagrete de laranja servida com arroz de jasmim), e aumenta a imunidade, regula a pressão e melhora o funcionamento do intestino – e o Salmão com chutney de damasco (salmão grelhado ao chutney de damasco acompanhado de batata rústica ao azeite de alecrim), – combate inflamação do tecido e aparelho digestivo, protege articulações e controla glicemia.

O Gávea Garden Bistrô – www.gaveagardenbistro.com.br, com a cozinha comandada pela chef Ana Maria Pedrosa, dispõe de alternativas como o Filé de peixe grelhado, acompanha mini rúcula, tomate confit, alcaparras e banana assada, e o Atum na crosta de quinoa com molho teriaky, acompanha purê de mandioquinha e azeite trufado.

Gavea Garden Bistro - Atum na Crosta de Castanhas, com tomate recheado de ricota com ervas e arroz integral (1)

No Espírito do chopp – www.espiritodochopp.com.br, o cliente pode saborear um prato individual de Bobó de camarão. Outro bar da cidade que oferece porções de petiscos de peixes é o Mud Bug, na Rodolfo Dantas, em Copacabana, com opções como: o Shark (gurjão de peixe), e o Mini fish (manjubinha com molho tártaro).

O Charleston Bubble Lounge – www.charlestonlounge.com.br – traz os frutos do mar oferecidos na casa direto da Região dos Lagos. Entre os mais pedidos da casa estão as Ostras grelhadas ao molho shoyu, as Patas de caranguejo ao molho siciliano, e o Camarão VM crocante ao molho picante.

Charleston - Ostras frescas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *