Esporte & Aventura

Preparados para o Super Bowl?

Tudo bem, o nome pode até ter San Francisco, mas é em Santa Clara, no Levi’s Stadium que o San Francisco 49ers joga suas partidas como mandante. Inicialmente, o San Francisco 49ers iria construir um novo estádio nas proximidades do antigo Candlestick Park. Mas a família York, que controla a franquia, optou por uma casa mais perto de onde os escritórios do time estão instalados, em Santa Clara, a cerca de 70km de São Francisco.

A final do campeonato de futebol americano nos EUA acontece nesse domingo (7), entre Denver Bronco e Carolina Panthers a partir de 21h de Brasília no mais recente estádio da NFL, o Levi’s Stadium, que possui capacidade para 68.500 pessoas. Se você não estiver em Santa Clara, não tem problema, aqui no Brasil a ESPN irá transmitir a grande final ao vivo.

Autossustentável e com aplicativo moderno, palco do Super Bowl 50 chama atenção pela inovação

levisstadium

Os torcedores que lotarão as arquibancadas do estádio encontrarão vários tipos de inovações tecnológicas criadas pelas grandes empresas do Vale do Silício. Pelo aplicativo do próprio Levi’s Stadium os espectadores não precisam sair dos assentos para receber a comida ou bebida que quiserem. Os produtos são servidos diretamente no local. Com o uso do app, também é possível encontrar o banheiro mais perto (e até saber qual banheiro tem a fila mais curta para ir), a saída, e até mesmo solicitar atendimento médico, tudo instantaneamente, assim como ver replays das jogadas.

O Levi’s Stadium tem 640km de cabo de fibra ótica para ter Wi-Fi ao redor da arena e telões em HD. Além disso, sua construção sustentável possui dezenas de painéis solares e sistema de reaproveitamento de água.

CURIOSIDADE: Para celebrar o aniversário de 50 anos, a NFL não usa, pela primeira vez, números romanos para promover o Super Bowl.

Entenda o futebol americano

Peyton Manning em busca de seu segundo título na NFL

Peyton Manning em busca de seu segundo título na NFL

O futebol americano é um jogo de conquista de território. Cada time tem três jogadas para avançar dez jardas (9,14 metros) com a bola, caso não consiga ainda pode tentar jogar a quarta mas se não atingir o objetivo o time devolve a bola da jarda onde errou a jogada ou então opta pelo panty. Caso avance, ganha direito a mais quatro jogadas e assim por diante. Caso não consiga, devolve a bola para o time adversário, que terá sua oportunidade de atacar.

Cada time conta com 11 jogadores titulares de ataque e 11 de defesa. O quarterback é uma espécie de “camisa 10” do time. É das mãos dele que sai a maioria das jogadas de ataque, seja lançando a bola para outros jogadores ou entregando nas mãos de um companheiro para uma corrida. Em algumas jogadas, ele mesmo corre com a bola.

A principal pontuação do jogo é o touchdown e vale seis pontos. Um touchdown acontece quando um jogador recebe a bola no fundo do campo adversário ou corre com ela até lá (local chamado de “end zone”). Após o touchdown, o time tem direito a tentar um ponto extra, chutando a bola no meio das traves. O time também pode tentar uma conversão de dois pontos, através de uma jogada normal de ataque a partir da linha de duas jardas, passando ou correndo com a bola até a end zone.

Outra pontuação recorrente nas partidas é o field goal. É um chute executado pelo kicker, jogador que só entra em campo em situações de chute. O field goal rende três pontos ao time se a bola chutada passar pelo meio das traves no fundo do campo. Após uma pontuação, a bola é devolvida ao adversário, para que ele inicie sua campanha de ataque.

Existem várias situações caracterizadas como falta no futebol americano. Dentre elas estão agarrar a grade do capacete do adversário, atingir o adversário “cabeça com cabeça” ou acertá-lo após o término da jogada.

Palco da final do Super Bowl

Palco da final do Super Bowl

Com informações da ESPN e Agência Brasil.

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *