Gastronomia etc.

Semana Vinhos do Tejo no Brasil acontecerá no RJ e SP em Fevereiro

Duas Grandes Provas de Vinhos do Tejo, Jantares Harmonizados, Premiação e Masterclasses fazem parte das atividades da ‘Semana Vinhos do Tejo no Brasil’, tendo como chef de cozinha convidado Rodrigo Castelo.

Acontecerá entre os dias 21 e 26 de Fevereiro de 2016 a ‘Semana dos Vinhos do Tejo no Brasil’, na qual produtores de vinho da Região do Tejo, em Portugal, apresentarão ao público brasileiro cerca de 100 rótulos, dentre brancos, rosados (rosés), tintos e espumantes. São todos vinhos reconhecidos, premiados e selecionados pela CVR TEJO (Comissão Vitivinícola da Região do Tejo | www.vinhosdotejo.com), entidade responsável pela promoção e certificação dos vinhos desta região vitivinícola portuguesa.

wine-541922_1280

Os produtores da CVR TEJO que irão participar nestas iniciativas no Brasil em 2016 são: ‘Adega Cooperativa do Cartaxo’, ‘Agro Batoréu’, ‘Casal Branco’, ‘Casa Cadaval’, ‘Casal da Coelheira’, ‘Casal do Conde’, ‘Fiuza’, ‘Quinta da Badula’, ‘Quinta do Casal Monteiro’, `Quinta da Lapa´, ‘Quinta da Alorna’ , ‘Pinhal da Torre’, ‘Encosta do Sobral’, ‘Companhia das Lezírias’ e ‘Enoport – United Wines’.

A Grande Prova Anual, ou seja, a reunião dos produtores acima acontecerá no dia 23.02 no Iate Clube do Rio de Janeiro (15h às 20h). E no dia 25.02 no Consulado de Portugal, em São Paulo (15h às 20h). “A Região do Tejo produz ótimos vinhos apreciados em Portugal e no mundo inteiro, pois são premiadíssimos em todos os mercados. Sua presença no importante mercado do Brasil cresceu 30% em 2015”, afirma Luís de Castro, Presidente da CVR TEJO.

Durante a Grande Prova acontecerá como atividades paralelas a ‘Vino Bikes Tejo’, a ‘Master Class Vinhos do Tejo’ (Palestras, com degustação) e a entrega dos prêmios ‘Tejo Master’. “Temos verificado com agrado que os vinhos do Tejo estão cada vez mais bem aceitos pelos brasileiros e tudo isto se deve a sua qualidade”, resume João Silvestre, Diretor Geral da CVR TEJO.

Este ano o evento contará com a presença do renomado e premiado chef português Rodrigo Castelo, proprietário do ‘Taberna Ó Balcão’, em Santarém, Portugal, que é a personalidade convidada pela CVR TEJO para comandar degustações com vinhos do Tejo – em jantar e almoço – fechados exclusivamente para a imprensa e empresários do setor – nos dias 21.02 (Adegão Português, jantar, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro) e 26.02 (Alma Cozinha, almoço, Perdizes, São Paulo).

iStock_000068432693_Small

Sobre o chef Rodrigo Castelo: Nascido em Santarém, Portugal, em 1980, desde cedo desenvolveu o gosto pela cozinha. É proprietário do aconchegante restaurante ‘Taberna Ó Balcão’, em Santarém, Portugal. O respeito pelos produtos do Ribatejo sempre fez parte da sua forma de vivenciar a cozinha – mesmo quando mais jovem se limitava a fazer petiscadas aos amigos. Por instinto e curiosidade, vem desenvolvendo um consistente repertório gastronômico, de inspiração tradicional e regional. Em julho passado voltou a se desafiar ao apostar em um novo projeto, o ‘Peixe Ó Balcão’, que abriu no ‘Mercado de Algés’. O restaurante ‘Taberna Ó Balcão’ ganhou o ‘Prêmio Revelação do Tejo Gourmet – 5º Concurso de Iguarias e Vinhos do Tejo’, que teve âmbito nacional.

Semana Vinhos do Tejo 2016, atividades – Rio de Janeiro e São Paulo:

Rio: Jantar Harmonizado – 21.02, domingo, a partir das 20h. Chef convidado: Rodrigo Castelo, com chef Rafael Rocha. Restaurante Adegão Português, Barra da Tijuca: Shopping Rio Design Barra – Av. das Américas 7.777, 3º Piso, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, RJ, estacionamento – Tel.: (21) 2431-2958.

Rio: Grande Prova Anual – 23.02, terça-feira das 15h às 20h. Imprensa às 16h. Iate Clube do Rio de Janeiro: Av. Pasteur, 333, Urca, Rio de Janeiro, RJ. Tel.: (21) 3223-7200.

**

SP: Grande Prova Anual – 25.02, quinta-feira, das 15h às 20h. Imprensa às 16h – Consulado Geral de Portugal: Rua Canadá, 324, Jardim América, São Paulo, SP, estacionamento próprio. Tel.: (11) 3084-1800.

SP: Almoço Harmonizado – 26.02, sexta-feira, a partir das 12h. Chef Convidado: Rodrigo Castelo, com chef Ivan Achcar. Alma Cozinha – Rua João Ramalho, 1.489, Perdizes, São Paulo, SP. Tel.: (11) 2339-3624.

Mais informações: https://www.caravanadosvinhosdotejo.com.br/

Produtores participantes:

1. ADEGA COOPERATIVA DO CARTAXO – www.adegacartaxo.pt

2. AGRO BATORÉU – www.agrobatoreu.com

3. CASA CADAVAL – www.casacadaval.pt

4. CASAL BRANCO – www.casalbranco.com

5. CASAL DA COELHEIRA – www.casaldacoelheira.com

6. CASAL DO CONDE – www.sacasaldoconde.com

7. QUINTA DO CASAL MONTEIRO – www.casalmonteiro.pt

8. FIÚZA – www.fiuzabright.pt

9. QUINTA DA ALORNA – www.alorna.pt

10. QUINTA DA BADULA – www.quintadabadula.com

11. QUINTA DA LAPA – www.quintadalapa-wines.com

12. PINHAL DA TORRE – www.pinhaldatorre.com

13. ENCOSTA DO SOBRAL – www.encostadosobral.pt

14. COMPANHIA DAS LEZÍRIAS – www.cl.pt

15. ENOPORT – UNITED WINES – www.enoport.pt

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *