Gastronomia etc.

Almoçar ou petiscar? Confira alguns menus pela Cidade Maravilhosa

Puro – No restaurante do chef Pedro Siqueira, a hora do almoço pode ser uma surpresa. Além de cardápio tradicional, a cada semana um novo “menu convidativo” entra em cartaz, com entrada, prato principal e sobremesa. Dentre eles, a entradinha tartar de peixe branco com ervas frescas e miga crocante pode ser seguida de delicadas fatias de rosbife, ladeadas por caponata agridoce e farofinha da casa; e finalizada por um belo doce de abóbora artesanal com coco.

Puro – www.purorestaurante.com.br
Rua Visconde de Carandaí, 43 – Jardim Botânico
Telefone: 3284-5377

Puro_Menu Convidativo_Tartar, Rosbife e Doce de abóbora_Tomas Rangel (1)...

Recentemente lançados, os “pratos do dia” da Deli 43 reforçam a vocação da casa para gastronomia simples, porém com toque caseiro especial. Por lá, cada dia uma opção diferente é servida para almoço e jantar. Entre as receitas, é possível encontrar clássicos de diferentes nacionalidades, como a salada tcheca; frango à Kiev recheado de manteiga de ervas e bacon, com arroz de passas e salada verde e polpetone de carne e linguiça, recheado com mussarela, tomate e manjericão, servido com macarrão ao molho de tomate. Boas pedias também são o arroz de pato com salada verde e tomate e o dourado com manteiga de ervas, arroz branco, legumes gratinados e salada verde com tomate.

Deli 43 – www.deli43.com.br
Leblon – Rua João Lira, 97, Loja A e B. Telefone: (21) 2294-1745
Centro – Rua Gonçalves Dias, 43. Telefone: (21) 2222-1163

Deli 43 Pavelka

O Gula Gula tem diversos pratos caseiros no cardápio executivo. O destaque vai para o baby beef acebolado ao shoyu com batata frita, arroz branco e feijão. O picadinho pode ser de filé ou frango, não está no cardápio fixo, mas figura entre as sugestões do dia de todas as lojas. O menu executivo do Gula Gula é composto por almoço e sobremesa do dia ou café, está disponível em todas as lojas, de segunda a sexta, entre 12h e 17h, e durante o jantar em algumas lojas ( Rio Design Barra, Rio Design Leblon, Leblon, Barra, Tijuca, Casa Gourmet, Barra Shopping e Shopping Metropolitano). A única sobremesa que está disponível tanto no menu fixo como no executivo é o pudim.

Gula Gula Ipanema
Rua Barão da Torre, 446. Ipanema
Telefone: (21) 3322-2150

A Mamma Jamma é conhecida pela qualidade das matérias primas que utiliza na produção das redondas e pela massa de fermentação natural, o que proporciona a leveza dos discos crocantes com bordas altas. A unidade do CasaShopping na Barra, funciona no horário de almoço e oferece menu executivo com uma extensa mesa de saladas e antepastos e opções de massas, risotos, peixes e aves, que se alteram de 15 em 15 dias. Entre as opções da semana, Gnhocchi di Baroa con Filetto e Funghi, gnhocchi de batata baroa, tiras de filé, cogumelos e azeite trufado; Pesce Alla Grilia, peixe frelhado com batata doce e crisp de alho poró; Filleto con Funghi, filé mignon ao molho de cogumelos acompanhado de batata rústica e arroz de açafrão.

Mamma Jamma – www.mammajamma.com.br
Av. Ayrton Senna, 2150, Bloco O – Casa Shopping
Telefone: (21) 2108-6411

Mamma Jamma_GNOCCHI DI BAROA_Credito Derek Mangabeira.

Quem não abre mão da culinária oriental, encontra no Minimok três boas opções para almoçar. De segunda a sexta, das 12h as 16h, os clientes podem optar entre Executivo 1 (com 2 entradas a escolher), que oferece combinado e missoshiru, ou o Executivo 2, que combina missoshiru com peixe do dia grelhado acompanhado de legumes e gohan ou missoshiru com yakisoba de filé ou frango. Já no Executivo 3 é possível escolher entre salmão, cítricos, cogumelos, nirá e poró ou a Butayaki, uma picanha suína braseada com creme de edamame e tsukemono. Entre as opções de entradas, a casa oferece dim sum, edamame, mini tartare de salmão, sunomono, hot roll, harumakis, tortilhas, gyosa, karaguê do dia e temaki de atum ou salmão.

Sushi Izakaya Mok
Rua Vinícius de Moraes, 121 – Lj C – Ipanema
Telefone: (21) 2523 7026

Minimok – www.minimok.com.br
Leblon  – Rua Dias Ferreira, 116 – Lj D – Telefone: 2511 1476
Barra – Avenida Lúcio Costa, 3.460 — loja 114 Posto 4 — Telefone: 2496-8854
Península: Av dos Flamboyants, 855 – loja 102 – Shopping Open Mall – Condominio Península – Barra da Tijuca
Telefone: 2408-4732

Minimok_Butayaki_picanha suína braseada_crédito Filico de Souza (2)

Quitéria – Localizado no térreo do hotel Ipanema Inn, na charmosa Rua Maria Quitéria, o Quitéria destaca-se pela qualidade e sofisticação do cardápio elaborado pelo chef argentino Christian Garcia. A casa renovou o almoço executivo, que oferece três opções de entrada, principal e sobremesa. Para começar, ceviche de frutos do mar, com abacate, vinagrete de manga e pimentão. Para principal, nhoque de batata baroa, com creme de gorgonzola e castanhas; pescado do dia, acompanhado de purê de banana da terra e salada de rúcula; frango orgânico, servido com pamonha grelhada e molho de shitake. Para finalizar, torta ganache de chocolate, sorvete de banana com cumaru e pimenta rosa.

Quitéria – www.ipanemainn.com.br
Rua Maria Quitéria, n° 27 – Ipanema
Telefone: (21) 2267 4603

Quitéria

Quem estiver no Leblon, pode optar por um almoço tailandês na badalada rua Dias Ferreira. De volta, o menu executivo do Sawasdee, aposta em novidades toda semana. Além de pratos como o tabule de quinoa com hortelã e a caldeirada de frutos do mar, exclusivos do almoço da casa, de terça a sexta (exceto feriados), das 12h às 16h30, o cardápio do chef Marcos Sodré ganha uma sugestão extra, como o strogonoff de camarão com batata palha da casa e arroz jasmin, medalhão de mignon com risoto de cebola roxa confit, salmão em crosta de missô com fios de ameixa e arroz de manga e filé de peixe coberto com farofa de manjericão, legumes no shoyu e saquê. As sobremesas ficam por conta do sorvete em crosta de especiarias, salada de frutas ao creme de capim limão e panacota de limão siciliano e calda de abacaxi.

Sawasdee Bistrô Leblon – www.sawasdee.com.br
Rua Dias Ferreira, 571 – A
Tel: (21) 2511-0057

Sawasdee_Caldeirada de frutos do mar ao leite de coco e curry vermelho_crédito Thiago Sodré (2)

Recentemente o Bar e Restaurante Urca passou a oferecer um menu executivo de segunda a sexta-feira no horário de almoço, para os clientes que trabalham pelo bairro ou que vão até lá em busca de um almoço mais agradável para quebrar a rotina da semana, enquanto apreciam a bela vista da Baía de Guanabara. Como não podia faltar, os frutos do mar entram nessa seção do cardápio com opções de camarão à milanesa, servido com arroz à grega e o risoto de camarão. O executivo também inclui pratos, como o filé de peixe, acompanhado de arroz de brócolis, o frango grelhado com legumes e arroz, e o mignon à parmegiana com fritas e arroz.

Bar e restaurante Urca – www.barurca.com.br
Rua Candido Gaffrée, 205, Urca
Telefone: (21) 2295-8744

Bar e Restaurante Urca_Executivo - File de Peixe com arroz de brócolis 002_crédito Berg Silva

No menu executivo do Bar D’Hotel, brilham pratos da cozinha afetiva da chef Lydia Gonzalez. Entre as opções, para começar, destacam-se o mini tartare de salmão com salada verde; a salada morna de quinoa ao curry com camarões ou a tapioca, recheada com frango ao catupiry, entre outros. Dos pratos principais, vale experimentar o peixe do dia grelhado com molho de limão e ervas com cuscuz marroquino de vegetais e castanhas. Outras opções são  os mignonettes acompanhados por risoni com cogumelos; salmão grelhado com risoto mix de grãos e chantilly de wassabi ou ainda o picadinho da chef, feito com molho de vinho tinto e batata palha, acompanhado de farofa crocante, arroz branco e ovo frito. Para sobremesa, a casa oferece mousse de maracujá no copinho; creme de papaia batido com sorvete de baunilha e cassis; merengue de frutas com chantilly e suspiro ou o sorvete de banana caramelada com farofa e lascas de amêndoas.

Bar D’Hotel SITE | INSTAGRAM
Avenida Delfim Moreira, 696 – Leblon
Telefone: (21) 2172-1112

O Quadrucci também aposta no almoço executivo de segunda a sexta, das 12h às 16h. Por lá, o chef Ronaldo Canha oferece opções de entrada como os cogumelos paris gratinados recheados com gorgonzola; ostras frescas; carpaccio ao molho de mostarda com rúcula e parmesão, entre outras opções. Entre os principais, destacam-se o Ravióli de mozzarella de búfala e manjericão ao molho de tomate com cubinhos de berinjela; salmão ao molho de Dijon acompanhado de ragu de batatinhas com cogumelos e alho poró ou ainda o risoto de arroz vermelho e funghi com ovo estalado, Parma e aspargos. Para finalizar, as sobremesas ficam por conta do verrine de cheesecake com biscoito de amêndoas e calda de framboesa, do fondant de chocolate belga em biscoito crocante com morangos frescos e do tiramisú da casa. Quem preferir, pode optar pela combinação entrada + principal + sobremesa.

Quadrucci www.quadrucci.com.br | INSTAGRAM
Rua Dias Ferreira 233, Leblon
Telefone: (21) 2512-4551

Uma mescla de carros-chefes das gastronomias brasileira, italiana, francesa, portuguesa e espanhola são o ponto alto do Assemblage. No ambiente decorado com obras de arte de artistas locais um belo lustre encomendado sob medida para o salão principal feito com mais de cem garrafas de vinho completa a aura da casa. Um time de cozinheiros que passaram pelas principais cozinhas da cidade comandam as caçarolas, sob a supervisão do restaurateur André Vasconcellos.

O restaurante Assemblage lançou seu menu executivo para almoço.  Ele é servido de segunda a sexta de 12h à 16 horas e conta com opções de entrada, prato principal e sobremesa com um preço fixo por pessoa. O cardápio assinado pelo restaurateur André Vasconcelos, é alterado a cada quinze dias, sempre com novas e diversificadas surpresas, característica marcante do restaurante recém-inaugurado.

Assemblage – www.assemblagerestaurante.com
Avenida Ministro Ivan Lins, 270 – Barra da Tijuca
Telefone: (21) 3624-5014 / 5015

Considerado por seu público um cantinho da Itália no Rio de Janeiro, o Fratelli oferece pratos que vão muito além das tradicionais massas italianas. Como prova disso, o menu desta  temporada da casa apresenta receitas criativas e para todos os gostos, especialmente preparadas pelo chef Massimo Torresan. Entre as opções, estão a sopa fria de tomate, feita com cebola, pimentão, servida com croquetes de mussarela de búfala e também o linguine preparado ao creme de limão siciliano com cavaquinha. Outras novidades são polvo grelhado com óleo de avelã e salsa, servido na casa com arroz basmati e também o assado de tira de porco Durok servido com molho barbecue e batata calabresa ao alho. Para a sobremesa, o chef italiano aposta no pudim de chocolate 70% com calda de laranja e rum.

Fratelliwww.restaurantefratelli.com.br
Leblon – Av. General San Martin, 983 – Leblon. Telefone: (21) 2259-6699
Barra – Av. Lucio Costa, 2916 – Barra da Tijuca. Telefone (21) 2494-6644

O Bottega del Vino, comandado pelos sócios Nicola Giorgio e Dionísio Chaves, traz no cardápio opções que chamam atenção não só pelo sabor, mas também pelo visual. Boa pedida é o Filé de Salmão grelhado com alecrim e risoto de abobrinha e açafrão. Até mesmo o tradicional Tiramisu virou arte.

Bottega del Vino – www.bottegadelvino.com.br
Rua Dias Ferreira, 78 – Leblon – Telefone: (21) 2512-6526

Filé de salmão grelhado com alecrim e risoto de abobrinha e açafrãos

Filé de salmão grelhado com alecrim e risoto de abobrinha e açafrãos

Comandado pelo chef Vaval, o restaurante Nomangue traz no cardápio receitas caiçaras que são verdadeiras decícias. O destaque fica por conta do Camarão no abacaxi, com molho de tomate, creme de leite, requeijão,e queijo servido com arroz, com hortelã. De entrada, destaque para a Trouxinha de bobó de camarão e o Bem Casado de Camarão, que são dois camarões VG flambados na cachaça servido com molho tártaro. Entre as novidades para o prato principal, Lagosta grelhada com arroz de camarão e o Bacalhau Nomangue, com arroz de vôngole e camponata de legumes. Outra opção nova com bacalhau é a versão com purê gratinado e camarões ao molho de tomate

Nomanguewww.nomangue.com.br
Rua Sá Ferreira, 25 – Copacabana – Telefone: (21) 2521 3237 / 2221-3227

Lagosta. Foto: WagnerZiegelmeyer

Lagosta. Foto: WagnerZiegelmeyer

O restaurante Origami, comandado pelo chef Noriaki Fujii, traz boas opções de pratos. No cardápio destaque para Yoki Maguro, que são quatro fatias de atum com limão siciliano, cebolinha, cebola roxa, pepino e molho tinto; e a tempura mista, com peixe, camarão e legumes.

Origamirestauranteorigami.com.br
Gávea – Marquês de São Vicente, 52, loja 144 – Shopping da Gávea – Telefone: (21) 2274-4094
Leblon – Rua Rita Ludolf, 87, loja A – Telefone: (21) 2540-6211

Yôki maguro

Yôki maguro

Localizado no Morro da Urca, o Cota 200 Restaurante apresenta o gaúcho Luiz Edu Castro como novo chef e traz algumas mudanças no cardápio. Novas receitas dividem espaço com pratos que se tornaram preferidos desde a abertura da casa, como o medalhão de filé mignon em crosta crocante de pimentas ao molho cremoso de tomates e cachaça com batatas gratinadas com queijo coalho.

O couvert, traz pães artesanais feitos na casa e manteigas aromáticas. Entre as opções de entradas, salada cremosa de cogumelos e tomatinhos orgânicos; palmito ecológico gratinado; e terrine da fazenda, preparada com fígado de ganso, acompanhada de creme de pequi e pepino em conserva. Para o principal, as sugestões são o cherne mediterrâneo com sautée de aspargos, batatas assadas, tomate e azeite de ervas; e o atum selado com gergelim com lasanha de vegetais e molho de uva. Para aqueles preferem carnes suculentas, as dicas são a picanha de sol com aipim cozido regado na manteiga de garrafa, feijão verde e banana da terra assada; e o ossobuco de vitelo com ravioli ao perfume de limão siciliano. E, de sobremesa, Morro da Urca, cremoso de caramelo e amoras frescas, bavaroise ao perfume de cointreau, creme de caramelo e flor de sal, e biscuit de laranja; a taça diet de coco; e a caipiríssima, um dos grandes destaques do cardápio. Luiz Edu Castro deu uma nova roupagem para a tradicional caipirinha. O doce, preparado com gelatina de cachaça, quindim e soverte de limão, chega à mesa em um clássico copo de bar.

Para os clientes que fazem reserva, o acesso via Bondinho ao Morro da Urca é gratuito.

Cota 200 Restaurantewww.cota200restaurante.com.br
Av. Pasteur, 520, Urca –  Telefone: (21) 2543-8200

A chef Natacha Fink se inspirou em ingredientes típicos do Norte do país e criou algumas novidades para o cardápio do Espírito Santa. O Encontro das Águas é um espetinho com frutos do mar grelhados, servidos com chutney picante de bacuri e a Janauacá, uma salada semolina com legumes da horta e pintado em crosta de gergelim, servida com vinagrete de frutas cítricas. Para os vegetarianos, a opção é o Magé, palmito fresco de pupunha de Magé cortado em fios e salteado com pesto de coentro e jambu, cogumelos e tomatinhos cereja confitados. Já os carnívoros podem se deliciar com o Guerreiro, medalhão de mignon grelhado com queijo brie e crosta de pão ao alho, molho de vinho e chips de batata. E para finalizar, a Banana Baré, torta de banana com merengue italiano e canela da Índia.

Espírito Santa www.espiritosanta.com.br
Rua Almirante Alexandrino, 264. Largo dos Guimarães – Santa Teresa –  Telefone: (21) 2507-4840

Janauacá. Foto: Erika Vallis

Janauacá. Foto: Erika Vallis

O restaurante Antiquarius, no Leblon, aposta em pratos para o almoço à base de peixes e frutos do mar. Entre os pratos oferecidos pela casa portuguesa na Sugestão do Chef do mês de fevereiro, estão a Truta Grelhada ao molho de amêndoas, acompanhada de batatas e cenouras cozidas, o Linguado Grelhado ao molho de laranja, acompanhado com batata gratinada e brócolis, o Strogonoff de Tamboril, acompanhado com arroz banco e batatas sauté e o Camarão à milanesa com catupiry, acompanhado por arroz ao roquefort.

Antiquarius
Rua Aristides Espínola, 19 – Leblon –  Telefone: (21) 2294-1049

Antiquarius - Ambiente Salão 001 - Fotos de Simone Marinho

O restaurante Esplanada Grill, em Ipanema, incrementou o seu menu de aperitivos. Entre as opções da casa especializada em cortes nobres estão a Morcilla Espanhola com passas e nozes, as Linguiças Defumadas de Vitela, o Jamon Ibérico Fatiado com 36 meses de cura, as Lulas à dorê e Alheira Portuguesa.

Esplanada Grill
Rua Barão da Torre, 600 – Ipanema –  Telefone: (21) 2239-6028 / 2512-2970

Linguiça Defumada de Vitela. Foto: Tomas Rangel

Linguiça Defumada de Vitela. Foto: Tomas Rangel

No Hollandaise, Mini croquete de carne, croquetes crocantes com recheio de carne e temperos especiais, servido com mostarda escura; Batata frita à moda Hollandaise, batatas fritas com alho, salsinha, páprica e bacon crocante, servidas de modo especial com molho cheddar e curry Gewurz; Ceviche de peixe branco, cubos de peixe branco marinado no molho de limão siciliano, lâminas de cebola roxa, cubinhos de manga, leve toque de pimenta dedo de moça e capim limão, acompanhado de cesta de torradas de foccacia.

Hollandaise
Av. Lucio Costa, 5750 – Barra da Tijuca –  Telefone: (21) 2492-0061

Mini Croquetes de carne com mostarda escura. Foto: Tomas Rangel

Mini Croquetes de carne com mostarda escura. Foto: Tomas Rangel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *