Dicas & Destinos

Edimburgo: cultura, história e mistério

Aninhada ao lado de vulcões extintos há muito e construída sobre sete colinas, Edimburgo tem uma paisagem espetacular e escarpada. A cidade em si é visualmente impressionante: edifícios medievais na Cidade Velha e ruas amplas e casas georgianas na Cidade Nova. Edimburgo foi declarada Patrimônio da Humanidade em 1995.

Calton-Hill-37959

Edimburgo é uma cidade de contrastes, onde séculos de história e cultura estão preservados. Situado em um vulcão extinto, o famoso Castelo de Edimburgo é visível a partir de qualquer ponto da cidade e é uma lembrança da longa e fascinante história de Edimburgo.

Alugar um carro para conhecer a cidade e os arredores é uma boa maneira para explorar esta região da Escócia. Usar o serviço de aluguel de carros em Edimburgo não é difícil. A cidade tem várias locadoras.

Castelo de Edimburgo

O ápice da glória da cidade e também a razão de sua existência é o Castelo de Edimburgo. Por séculos, essa fortaleza construída sobre um antigo vulcão defendeu a cidade contra ataques.

Com uma vista magnífica, especialmente à noite, ele domina a cidade de Edimburgo. O castelo tem mais de mil anos de história e quando você visitá-lo, você irá entender porque ele atrai mais de um milhão de visitantes por ano.

Após visitar o castelo, conheça o Museu Nacional da Escócia. Este museu era anteriormente composto de dois museus diferentes. O Museu Real, construído em 1861, e o Museu Moderno da Escócia, concluído em 1998. As instalações foram unificadas em abril de 2008, embora ainda haja uma separação temática definida.

O Museu Real tem um foco na história mundial e natural, enquanto o Museu Moderno mantém um foco na cultura escocesa. Entre os dois, há uma zona de tecnologia interativa, cheia de exposições e que tem como objetivo a educação e a diversão das crianças.

Outro local fascinante, em Edimburgo, é o Palácio de Holyroodhouse. Ele tem desempenhado um papel central na história da Escócia e foi construído pelo rei David I como um mosteiro há quase 900 anos.

O Palácio foi reformado por James V e se tornou a casa de sua filha, Mary, Rainha dos Escoceses. Este palácio foi cena de muitos dos acontecimentos mais dramáticos e trágicos do seu reinado. Hoje, o palácio abriga uma parte significativa da Royal Collection, com pinturas e obras de arte em exposição.

Visite também o Royal Botanic Garden que é considerado um dos melhores jardins botânicos do mundo, com uma coleção incrivelmente diversificada de plantas dentro dos seus 70 hectares. As estufas incluem o Victorian Tropical Palm House e o Temperate Palm House, onde você encontrará, plantas exóticas espetaculares e raras, como cicadáceas, bambus e orquídeas.

Não deixe de dedicar um tempo especial para visitar a Royal Mile (literalmente, milha real). Essa série de ruas de paralelepípedos liga o castelo ao Palácio de Holyroodhouse, uma das residências oficiais da realeza. Ao longo do caminho você encontrará alguns dos mais famosos pontos de referência da cidade, entre os quais St. Giles’ Cathedral e Parliament House.

A pouca distância a pé ficam os Princes Street Gardens, que ocupam toda a extensão da rua, a principal área comercial da cidade. Quando for a esse belo espaço verde, visite alguns de seus memoriais e monumentos, como o Scott Monument. Essa estrutura gótica foi construída em homenagem ao romancista Sir Walter Scott. Suas galerias de observação propiciam boas vistas da cidade.

Vistas ainda mais belas você poderá apreciar das colinas que se erguem sobre Edimburgo. Caminhe até o alto de Arthur’s Seat, um vulcão extinto, e Calton Hill, que abriga vários monumentos impressionantes.

Saia do convencional e explore alguns dos locais menos conhecidos de Edimburgo. Dean Village, a apenas cinco minutos do centro da cidade, é como uma área rural. Repleto de bares, cafés e restaurantes, o distrito portuário é também o local do descanso final do Royal Yacht Britannia. A bordo desse magnífico iate, a família real britânica velejou pelo mundo por mais de 40 anos.

Royal Yacht Britannia

Dezembro e agosto são dois dos meses mais populares para uma visita a Edimburgo. Entre os festivais de artes que ocorrem em agosto estão o Edinburgh Fringe, de teatro de vanguarda, e o Edinburgh Art Festival, de artes visuais. Dezembro, com suas muitas atrações e mercados natalinos, se encerra no último dia do ano em grande estilo com uma das festas de rua mais famosas do mundo: o Hogmanay de Edimburgo.

Curiosidades

O que poucas pessoas sabem é que Edimburgo foi renovada com bases em posições sociais, onde somente os mais abastados tiveram acesso a funcionalidade e ao requinte da Cidade Nova. E, que ainda na cidade velha, algumas construções foram erguidas por cima de outras mais antigas. No entanto, as construções anteriores que se tornaram subterrâneas, não foram de todo abandonadas, a população mais pobre ainda utilizava essas construções como moradia em condições precárias.

Durante a idade média ela foi considerada como a cidade mais suja da Europa, entre outros adjetivos nada elogiosos. Hoje, a capital da Escócia é um daqueles lugares que se destaca em qualquer roteiro turístico, e por razões bem diferentes.

Edimburgo é uma cidade grande, no entanto, as principais atrações turísticas estão na região central e podem ser visitadas a pé. Você sabia que Edimburgo ficou conhecida como a cidade mais mal assombrada do mundo? Pois este é um dos passeios imperdíveis pela cidade. Existem vários “Roteiros macabros” que fazem sucesso por lá. Alguns mais curtos e outros mais longos com mais de duas horas passeando pelos locais onde aconteceram as mais macabras histórias da região.  Se você curte essa vibe de mistério, não pode deixar de agendar um destes roteiros.

Enfim, Edimburgo é rodeada por uma paisagem deslumbrante, edifícios históricos e arquitetura maravilhosa. A cidade é realmente um local fantástico para se passar as férias e segundo os dados do governo, ela recebe mais de 3 milhões de visitantes por ano, o que a torna o lugar mais visitado do Reino Unido, depois de Londres.

Greyfriar's Bobby - Edinburgo

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *