Dicas & Destinos

Destino: Lyon – a cidade dos festivais

Com mais de dois mil anos, a terceira maior cidade francesa é famosa pelos filmes, festivais, comida e arquitetura secular e fica situada entre Rhône e o rio Saône. Lyon descansa abaixo da impressionante Fourvière e Croix Rousse hills.

lyon-

Festivais de arte e museus dedicados à arte cinematográfica, uma antiga cidade medieval e ruínas romanas. As atrações de Lyon são variadas e têm estilo. Localizada no centro-leste da França, Lyon é uma bela cidade. Sua beleza começa nas colinas que a circundam, La Croix-Rousse e Fourvière, e espalha-se até as margens dos rios Saône e Rhône, os quais dividem a cidade em distritos.

A cidade possui um excelente sistema de transporte público facilitando a locomoção. Paradas de trens, pontos de ônibus e estações de metrô estão entre as atrações mais importantes. Há também um sistema público de aluguel de bicicletas, o Vélo’v.

Lyon-Explore o distrito de Vieux Lyon (Antigo Lyon) a pé. O distrito é uma das maiores áreas de arquitetura renascentista da Europa. Passeie pelas ruas de pedras arredondadas, como a Rua St. Jean, onde você encontrará um exemplo dos famosos traboules de Lyon, passagens cobertas construídas através das casas. No final da Rua St. Jean, situa-se a majestosa Catedral de Lyon, construída entre 1180 e 1480.

Passeie de teleférico até o topo da colina de Fourvière. Do miradouro da Basílica de Notre-Dame de Fourvière, confira as vistas da cidade e da região do vale do rio Rhône. Procure o antigo anfiteatro romano. É um dos locais do Fourvière Nights Festival, um festival de música, dança e teatro que acontece durante o verão.

Cathedrale.Saint.Jean.de.LyonVá até La Croix-Rousse para ver o antigo distrito de tecelagem da seda. Na base da colina, situa-se a Place des Terreaux, uma praça central que abriga a Prefeitura, o Palácio de São Pedro e a Fonte de Bartholdi. Atravesse o rio até Parc de la Tete d’Or, uma belíssima área verde com um pequeno zoológico.

Não perca a oportunidade de visitar o Instituto Lumière. Os pioneiros do cinema Auguste e Louis Lumière tinham fábricas neste lugar. Um museu exibe os feitos cinematográficos dos irmãos. Assista a filmes clássicos e participe das exposições durante o Festival Lumière que acontece todos os anos em outubro.

Lyon

Em Lyon, você poderá fazer uma viagem única através do tempo e da cultura, atravessando as típicas “traboules“ (passagens estreitas e secretas), andando ao longo dos cais e passando através de praças impressionantes, podendo ver mais de 200 locais iluminados à noite.

Lyon-

Não perca em Lyon

• Teatros Romanos e a Velha Renascentista Lyon;

• A Basílica de Fourvière, a Basílica e a La Croix Rousse com as suas lojas de seda;

• A Vida cultural: a Bienal de artes, a ópera national, dança, teatros, orquestra nacional;

• Museus: Fine Arts, Cinema-Lumière, Textiles, Gallo-Roman Civilisation;

• Esquema de iluminação: mais de 200 sítios estão iluminados e à espera da sua visita todas as noites;

• Compras, moda, antiguidades, mercados, praças, jardins;

• A gastronomia de Lyon: dos seus pequenos e típicos restaurantes aos seus restaurantes da moda;

• Lyon ao longo do Rhône e Saône: Viagens de barco, cais e pontes;

• As vinhas: Beaujolais, Côtes Rôties, Côtes du Rhône.

Viva Lyon durante o fim-de-semana e explore a cidade  e a sua arte de viver.

Lyon Festival

• A Bienal de Dança de LYON: um evento internacional que ajudou Lyon a tornar-se num ponto nevrálgico da dança, alguns apelidam Lyon de capital mundial da dança.

• A Bienal de Arte de Lyon: Uma prestigiada exposição de arte contemporânea internacional, que mostra a arte de todo o mundo em Lyon.

• As noites de FOURVIERE: Em apenas 10 anos o evento “Les Nuits de Fourvière” tornou-se num dos maiores eventos de performance a nível mundial. É agora um festival de Verão e um evento cultural que atrai mais de 100,000 pessoas todos os anos.

• A Festa das Luzes – THE FETE DES LUMIERES: Desde 1852, todos os anos a dia 8 de dezembro, os moradores de Lyon colocam pequenas velas nas suas janelas virando-as para a rua, iluminado praças, jardins, e outros locais públicos que ficam transformados à luz .

A gastronomia de Lyon

Não deixe de experimentar o famoso cenário gastronômico de Lyon. Experimente pratos típicos de Lyon, como rins de vitela em um dos famosos “bouchons” (bares-restaurantes) da cidade. Les Halles de Lyon Paul Bocuse é um mercado de alimentos, que recebeu este nome em homenagem a um aclamado chefe francês. Neste local, você pode degustar queijos e vinhos, patês e massas de fornecedores locais.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *