Dicas & Destinos

Destino: Luxemburgo – um pequeno país cheio de charme

Luxemburgo é um pequeno país que, apesar de seu tamanho, é repleto de atrações lindíssimas para visitar e curtir momentos especiais. Obviamente o destino mais procurado é a cidade fortificada de Luxemburgo, onde as partes mais antigas foram declaradas Patrimônio Mundial da UNESCO.

A região onde localiza-se o país, entre a Alemanha, Bélgica e França, foi historicamente habitada por tribos francas e posteriormente foi incorporada ao Sacro Império Romano-Germânico de Carlos Magno. No ano de 963 o conde de Ardennes fundou o país, que décadas mais tarde ganharia independência como um grão-ducado.

Aproveite para conhecer a história de Luxemburgo explorando os muitos castelos medievais impressionantes, como o Vianden e o Clervaux.

As atividades populares ao ar livre incluem a trilha de Mullerthal, onde podemos observar as formações rochosas, florestas e desfiladeiros da região de Luxemburgo que é chamada de pequena Suíça. As extensas florestas de pinheiros de Ardennes são também populares para caminhar, andar de bicicleta e, no inverno, para fazer esqui cross country.

A cidade de Luxemburgo tem muralhas, arquitetura contemporânea e ruas intrigantes de pedra que criam lindas paisagens que inspiram pintores e poetas.

Luxemburgo também abriga vários museus e você pode começar visitando o Musée d’Histoire de la Ville de Luxembourg, que tem uma coleção permanente retratando os principais momentos da história da capital. Descubra também a evolução arquitetônica e muitos aspectos da vida cultural e social através de instalações multimídia e uma grande variedade de exposições.

O Musée National d’Histoire Naturelle abriga uma coleção que mostra a história do mundo, a ecologia e a evolução. Cada sala tem um tema diferente que fala sobre os planetas, a Terra, as regiões de Luxemburgo e as suas paisagens.

As obras do Musée National d’Histoire et d’Art incluem arte moderna e antiga, objetos arqueológicos, armas, medalhas e moedas. Exposições temporárias ocorrem durante todo o ano.

No interior do país, único do mundo cujo idioma oficial é o luxemburguês, língua falada por pouco mais de 300 mil pessoas, as paisagens mesclam florestas fechadas, rios e castelos.

monumentos-luxemburgo

Na hora de comer, você notará que Luxemburgo tem a maior quantidade de restaurantes estrelados, per capita e por área, do que qualquer outro país do mundo. No entanto, a comida tradicional do país tem as suas origens na comida camponesa, e pode ser descrita como simples, rica e geralmente servida em grandes porções. Apesar das influências virem dos vizinhos belgas, alemães e franceses, ela conseguiu tirar o melhor de cada uma, imprimindo uma personalidade própria.

A cozinha contemporânea no país foi fortemente influenciada pela culinária da França e da Alemanha, com crescente influência moderna dos imigrantes portugueses e italianos que se mudaram para Luxemburgo no final do século 20.

O vinho produzido em Luxemburgo é excelente e é produzido na parte sudeste do país, no Vallée de la Moselle. A produção é estritamente regulamentada e a região produz vinhos brancos secos e um vinho espumante chamado de Crémant. Há também alguns rosés e tintos, bem como alguns vinhos doces, mas eles geralmente não estão facilmente disponíveis.

A região vinícola de Moselle é também uma escolha muito popular entre os turistas, que podem descobri-la visitando as muitas adegas da região, que oferecem degustações de vinho e visitas guiadas.

Curiosidade

Apesar de francês e alemão serem dois idiomas amplamente utilizados no país (e serem obrigatórios no sistema de ensino do país), o português é a principal língua de minorias do país, devido aos imigrantes que vieram de Portugal, principalmente na década de 1970.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *