Variedades & Tecnologia

Um passeio pela Avenida Paulista

Hoje bateu saudade de São Paulo. Faz tempo que não visito a capital que nunca dorme aqui por terras brazucas. Estou devendo ao menos uma semaninha para visitar meus cantinhos favoritos da cidade, passeando pelos seus maravilhosos restaurantes e exposições e me deixando levar pelo ritmo frenético dos paulistanos. Então, tive a ideia de falar um pouquinho de um dos meus lugares preferidos na cidade: a Avenida Paulista. Essa avenida é bem do tipo ame ou odeie e eu obviamente amo. Vamos dar uma passeada?

Que tal explorar o coração financeiro e cultural de uma das cidades mais movimentadas da América Latina antes de relaxar em um bar como centenas de habitantes locais, após um longo dia de trabalho?

Com o nome em homenagem aos habitantes do estado, a Avenida Paulista é uma das avenidas mais movimentadas de São Paulo, além de ser o lar de algumas das atrações mais famosas da cidade.

Paulista-Avenue-64651

Por lá encontramos facilmente um número sem fim de arranha-céus junto de fachadas de edifícios históricos. A Paulista fica entre o centro antigo e moderno da cidade. Grande centro cultural e financeiro da cidade, a Avenida Paulista costuma ser bastante movimentada durante o dia. Ao caminhar pelos quase 3 quilômetros dessa charmosa avenida de São Paulo, passamos pelo centro nervoso das principais instituições financeiras da América Latina e pelo famoso Museu de Arte Moderna de São Paulo (MASP).

No fim do dia é muito comum os funcionários das empresas com sede na avenida lotarem os vários bares e pubs para relaxar e se divertir após um longo dia de trabalho. O lugar é mesmo uma delicinha para curtir uma happy hour.

Passar a tarde caminhando na direção sul para admirar os edifícios, lojas, restaurantes e parques, além de desfrutar da atmosfera vibrante do local é uma curtição para descobrir um pouco mais da vida local. Em alguns trechos, passamos pela parte velha da Paulista e podemos admirar algumas das casas mais antigas da região, como a pequena casa do Coronel Joaquim Franco de Mello e a Casa das Rosas, um histórico centro de poesia. Se você curte arquitetura, é um prato cheio.

Paulista-Avenue-64649

Continue sua caminhada pela avenida para admirar o incrível Edifício Gazeta. Conhecida entre os habitantes locais como a Torre da Paulista, esta torre de rádio se transforma em uma das atrações da cidade no fim do dia, quando ganha uma iluminação especial. Nas proximidades, você também poderá observar as inconfundíveis colunas vermelhas que envolvem o Museu de Arte Moderna de São Paulo. O acervo do museu inclui obras de vários movimentos artísticos, como o Renascimento, e de vários artistas contemporâneos. Vale muito uma visita sem pressa.

Ao chegar ao outro extremo da avenida, reduza o ritmo e pare em um dos vários bares ou restaurantes para um delicioso petisco e um drinque. Embora existam várias praças de alimentação ao longo da Avenida Paulista, os restaurantes e café mais autênticos podem ser encontrados nas ruas laterais, um pouco menos movimentadas.

Paulista-Avenue-64646

Bem no coração de São Paulo, a Avenida Paulista possui três estações de metrô. A avenida é particularmente agradável no final da tarde, quando o ritmo frenético desse grande centro financeiro adquire uma atmosfera mais relaxada e descolada. Mas a Paulista não ferve só nos dias úteis. Acordar num sábado de manhã e sair pra tomar um café e dar uma volta na Paulista é um dos meus passeios preferidos sempre que estou por lá. Adoro entrar nas livrarias e demais lojas locais para ver as novidades. Não dispenso meu momento slow motion em viagem nenhuma e tomar meu café da manhã na Paulista no fim de semana é parada obrigatória.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *