Dicas & Destinos

Esticadinhas pelo Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro combina muito bem com qualquer estação do ano e é sem dúvida um dos destinos mais bonitos do Brasil. Se você pensa que faltam motivos para conhecer a cidade ou revisitá-la, engana-se já que a programação é extensa e vai muito além do clichê “Praias, Pão de Açúcar e Corcovado”.

Hoje, resolvemos juntar alguns lugares bacanas para você visitar fora da cidade. São passeios ideais para alugar um carro e fazer um bate-volta e conhecer um pouco mais das belíssimas cidades que estão bem próximas a Cidade Maravilhosa.

Niterói

Começar falando pela vizinha mais querida e próxima é um grande prazer, já que desde o ano dois mil eu sou residente na Cidade Sorriso e caio de amores cada vez que falo dela.

Niterói tem ótimas praias e se você gosta de sol e mar, a dica é conhecer Itacoatiara, cercada pela Mata Atlântica e afamada como ponto de encontro de surfistas. A praia tem o mar um pouco mais agitado, mas é de uma beleza única. Agora, se você está vindo com família, Camboinhas é a sua praia, já que as crianças podem ficar bem mais a vontade brincando na areia e no mar.

Niterói possui lindas construções históricas, Igrejas e museus como o Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC), cartão postal da cidade e famosa obra de Oscar Niemeyer. A Fortaleza de Santa Cruz, que fica dentro do Complexo dos Fortes, também é um dos cartões postais da cidade, além de sua rica história, a Fortaleza tem uma vista para a Baía de Guanabara lindíssima. Reaberta recentemente após vinte anos fechada, a Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem é outro ponto turístico lindo de visitar. Atualmente ela recebe visitas nos fins de semana com guias explicando um pouco da história do local e da cidade. Viram, Niterói tem muito mais que uma bela vista para o Rio de Janeiro.

Pedal Botafogo-Fortaleza Sta Cruz (Niterói)081

Petrópolis

Uma cidade histórica encravada no meio da Serra Fluminense que encanta todos os visitantes, essa é a bela Cidade Imperial de Petrópolis.

Fundada por Dom Pedro II, em Petrópolis você encontra lindos casarões históricos, casas de ilustres moradores que viraram Museu como o lar do próprio Dom Pedro II, o Museu Imperial e outros, como o Museu Casa de Santos Dumont.

A belíssima Catedral de São Pedro de Alcântara é outra atração imperdível. O Mausoléu Imperial, uma capela localizada à direita da entrada, é um dos grandes atrativos históricos da catedral. No centro há um sarcófago duplo com os restos do imperador D. Pedro IIe da imperatriz D. Teresa Cristina e os túmulos da princesa Isabel e seu marido, o príncipe Gastão, Conde D’Eu.

Por lá você também vai encontar o Castelo de Itaipava e o Palácio Quitandinha.

museu

Teresópolis

Teresópolis era outra cidade muito querida da família real brasileira na época do império. Isso é preservado até os dias de hoje com seu ar colonial.

Se você gosta de história e arquitetura não pode deixar de visitar o Palácio Teresa Cristina, a Igreja Santa Tereza, o Sobrado Histórico José Francisco Lippi e a Casa da Memória Arthur Dalmasso.

Agora, se seu lance é curtir a natureza vai adorar o Museu do Futuro, que fica mais afastado da cidade. O espaço fica em meio à mata atlântica, junto à Cachoeira dos Frades. Na sede do museu, que possui arquitetura ecológica, são realizados cursos, pesquisas e atividades culturais. O Museu promove também terapias ecológicas para integrar o homem à natureza.

Ali também fica a Granja Comary, famoso centro de treinamento da seleção brasileira.

Uma boa dica é tirar um fim de semana na serra, se tiver tempo para isso obviamente, e aproveitar para conhecer melhor Petrópolis e Teresópolis.

dedo-de-deus

Búzios

Búzios é uma cidade repleta de belas praias. Como ela fica na Região dos Lagos, o ideal é sair bem cedinho do Rio de Janeiro e passar um belo dia conhecendo Búzios – embora, eu acredite que você ficará com vontade de ficar por lá mais tempo e aproveitar as praias com mais calma.

Ao todo são 23 praias que você pode conhecer por terra firme ou pelo mar, nos tradicionais passeios de barco. Difícil mesmo é indicar as mais bonitas: Geribá, Ferradura, Azeda, Tartaruga… São muitas e acredite, cada uma com sua beleza única e que merecem ser visitadas. No quesito vistão inesquecível você deve subir até os mirantes do Forno e de João Fernandes para entender as belezas de Búzios.

A famosa Rua das Pedras é passagem obrigatória. Por lá você encontra lojinhas, bares, cafés e restaurantes descolados. Já na Orla Bardot – que tem esse nome por ter recebido e encantado a atriz francesa Brigitte Bardot nos anos 1960 – você encontra mais opções de restaurantes e barzinhos bacanas para curtir um fim de tarde.

Búzios-31

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *