Descubra Portugal

Destino: Ilha da Madeira – natureza, história e gastronomia únicas

Partindo de Lisboa, pegue um voo e em apenas 1h40 você chegará a ilha da Madeira, a principal do arquipélago de mesmo nome que fica no oceano Atlântico a sudoeste de Portugal. Lá você encontrará atividades para todas as idades e gostos. Desde as mais pacatas até as mais aventureiras, sempre acompanhada de deslumbrantes paisagens ao redor.

funchal1

Uma das principais atrações é a parede de rochas mais alta da Europa, o Cabo Girão, na cidade de Câmara de Lobos – do seu topo, a 580 metros, observa-se uma pequena praia de areia escura. Outro destaque é o Pico do Areeiro, a 1.810 metros de altitude, que impressiona pela proximidade que você vai ter com as nuvens – isso mesmo, nuvens! Já os visitantes das Grutas de São Vicente conhecerão caminhos subterrâneos antiquíssimos, traçados por uma erupção vulcânica há centenas de milhares de anos, além de museu multimídia e filme em 3D sobre as origens do planeta Terra.

Madeira-Cabo-Girao

Outro cartão-postal da Madeira é a Floresta Laurissilva, vegetação típica que cobre a maior parte da região e foi declarada Patrimônio Natural Mundial pela UNESCO. Você pode conhecê-la caminhando pelas chamadas levadas, canais de irrigação erguidos desde a descoberta da ilha, que acabaram por se transformar em trilhas também.

Aliás, não faltam opções de lazer na região, como a escalada no Caniçal, trilhas de mountain bike no Poiso, saltos de asa delta e parapente, praias perfeitas para o surfe como a de Ponta do Sol, mergulho, safáris de jipe, piscinas naturais em Porto Moniz, entre outras. A ilha tem aventura e diversão pra ninguém colocar defeito! Mas quem quiser um programa mais leve deve conhecer a parte histórica e cultural da Madeira, que também não deixa a desejar.

Uma das atrações mais tradicionais nesse sentido é o famoso carro de cesto, um tipo de trenó feito de vime e estofado por dentro, que desliza no asfalto sobre patins de madeira. O veículo, que era transporte utilitário no século 19, hoje carrega duas pessoas por passeio e se tornou uma experiência imperdível! Ele é conduzido ladeira abaixo pelos seus pilotos, conhecidos como carreiros, em um trajeto de dois quilômetros na capital Funchal. Já a vizinha ao sul, Santana, é conhecida por suas casinhas típicas, antigas construções triangulares feitas de madeira e cobertura de colmo – sua miniatura é um dos principais suvenires da ilha.

madeira

Agora, visitar a Madeira e não experimentar seu tipo único de vinho, um dos cinco grandes do mundo, é imperdoável. Com processo todo especial e original de preparação, ele harmoniza com aperitivos, frutos, bolos, queijos e peixes, de acordo com a categoria da bebida. O mais curioso é que o vinho pode chegar a quase 300 anos armazenado! Outra iguaria local que você precisa experimentar é o bolo do caco, pão de trigo assado tradicionalmente em uma pedra de basalto quente. Ele costuma ser servido como entrada, acompanhado com manteiga de alho.

iStock_000068432693_Small

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *