Variedades & Tecnologia

Viajando pelas estradas com seu companheiro de 4 patas

Hora de pegar a estrada com o seu amigão! É importante transportar o seu pet com saúde, segurança e conforto. Se ele já está acostumado com os passeios motorizados, o primeiro passo é escolher: ônibus ou automóvel?

No Brasil, qualquer que seja o meio de transporte escolhido, é necessário portar o Certificado de Vacinação e um atestado emitido por um médico veterinário comprovando o estado de saúde do animal. Escolher um horário mais tranqüilo, fora dos picos de trânsito ou calor. Para evitar enjoos, uma refeição leve 2 ou 3 horas antes da partida é o mais indicado. Não o alimente durante a viagem e, sempre que possível, mantenha-o hidratado.

shutterstock_220845211

Se a opção é o ônibus, saiba que boa parte das empresas rodoviárias já aceita transportar cães e gatos de pequeno porte, desde que sejam atendidos procedimentos básicos como: apresentação da documentação de saúde, acomodação do animal em caixa de transporte apropriada e manutenção das boas condições de higiene, segurança e conforto. O pet deve ficar confinado durante a viagem e poderá ser transportado próximo ao assento do dono ou no bagageiro (esta opção, escolha somente se o veículo possuir compartimento adequado para o transporte de animais, com ventilação e separadamente das bagagens). A cobrança de taxas pode variar de acordo com a empresa e a linha escolhida. A sedação não é exigida e, se for feita, deve ser orientada por um médico veterinário! Fêmeas grávidas ou no cio não são aceitas. Ah, não deixe de confirmar se a empresa aceita transportar animais.

Mas, se vão de carro, além da caixa de transporte, grades de proteção e cintos de segurança apropriados para animais são alternativas de acessórios que, além de proteger o animal durante eventuais colisões, freadas ou curvas bruscas, garantem que vocês estejam dentro da lei. O Código Brasileiro de Trânsito prevê multas e pontuação na carteira de habilitação se o pet estiver sendo transportado de outra forma que não as recomendadas. Portanto, nada de transportar o seu amigão solto dentro do veículo!! A contenção dos animais durante o transporte é essencial para a segurança de todos os passageiros – humanos ou não.

pet

Para terminar, nunca deixe o seu pet desatendido dentro de um veículo!! Ele pode passar mal, ser roubado ou mesmo morrer por hipertermia (calor excessivo).

Ah, não esqueça também de fazer algumas paradas para ele fazer xixi, esticar as patinhas, beber água e relaxar um pouco. Com consciência e responsabilidade, aproveite as estradas com o seu “companheiro de 4 patas”.

Larissa Rios, fundadora da empresa e portal Turismo 4 Patas, é Turismóloga, especialista em Hospitalidade animal e roteiros de viagem e eventos pet friendly

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *