Dicas & Destinos

Entre vinhos e pedaladas

Sabe quando um lugar supera suas expectativas? Foi bem assim com Bento Gonçalves, a cidade e seus arredores ganharam um espaço especial no meu coração em um recente tour que fiz pelas serras gaúchas. Fundada por imigrantes italianos a região é conhecida por sua excelência na produção de vinhos e espumantes, portanto, as vinícolas são paradas obrigatórias para quem visita Bento. Até aqui nenhuma novidade certo? Mas e se o tour pelas vinícolas for em cima de uma bike?

Que tal de bike

Amantes do ciclismo, seja você amador ou profissional, é com grande satisfação que vos apresento o Que tal de bike? (www.dallonder.com.br/quetaldebikecicloturismo). O projeto desenvolvido pelo Hotel Dall’Onder proporciona aos visitantes a experiência de conhecer diversos roteiros turísticos de Bento Gonçalves por meio de visitas guiadas de bicicleta. O Que tal de bike? deu ao Hotel Dall’Onder o status de primeiro Bike Hotel do Brasil.

Os tours oferecidos pelo projeto têm duração e grau de dificuldades diferentes, mas todos são guiados por ciclocondutores devidamente treinados e experientes.  Além disso, o grupo de ciclistas é sempre seguido por um carro de apoio que acompanha os participantes ao longo de todo o trajeto. São quatro roteiros disponíveis: Caminhos de Pedra, Estrada do Sabor, Rio das Antas e o Vale dos Vinhedos. Depois de escolher o roteiro, o visitante opta ainda pela duração do passeio que pode ser de 4h, 6h ou 8h, conhecidos respectivamente como “pegando leve”, “esquentando o pedal” e “suando a camisa”.

Ciclistas nos Caminhos de Pedra

Ciclistas nos Caminhos de Pedra

Na data que eu estava em Bento havia um grupo programado para o roteiro Caminhos de Pedra ao melhor estilo “suando a camisa”, então lá fui eu! Caros leitores, se eu que não andava de bicicleta há pelo menos uns quatro anos completei às 8 horas do percurso viva, você também é capaz! Tudo bem que contei com uma ajudinha camarada de uma bike elétrica, mas lembrando que mesmo de bike elétrica é preciso pedalar, ela não anda sozinha! Preciso ser sincera, para encarar um trajeto de 8 horas é necessário ter um certo preparo físico e saber andar de bicicleta, já que os terrenos são muitas vezes acidentados. Se você não tem tanta intimidade assim com a bike, opte por um trajeto menor, comece pelo “pegando leve”. Aqui vale o velho ditado, quem avisa amigo é!

Casa da Erva Mate

Casa da Erva Mate

Casa Righesso

Casa Righesso

O clima estava ameno e o dia ensolarado quando deixamos o Hotel Dall’Onder rumo aos Caminhos de Pedra. Ao longo do trajeto tivemos a chance de visitar lugares incríveis como a Casa Righesso, a Casa da Ovelha, os Vinhedos Strapazzon (locação do filme O Quatrilho) e a Casa da Erva Mate com direito a degustar as especialidades produzidas em cada uma das paradas. Foi uma experiência muito interessante onde tivemos a chance de interagir com os produtores locais e conhecer negócios que vem passando de geração a geração dentro da mesma família.  Ao longo de todo o trajeto fomos surpreendidos por paisagens belíssimas repletas de plantações de uvas, maçãs, caquis e kiwis.

Vinhedos Strapazzon

Vinhedos Strapazzon

Plantação de kiwi

Plantação de kiwi

O passeio terminou com uma visita a Vinícola Don Giovanni e um delicioso lanche preparado por nossos guias Fernando e Ribamar. Aproveito aqui para agradecer toda a equipe do Que tal de bike? pela receptividade e criatividade em desenvolver um projeto tão bacana. Obrigada também a minha amiga carioca, Tati, que me indicou o passeio ao saber que eu estava pelas bandas de Bento Gonçalves.

Espero que tenham gostado da dica e se souberem de passeios interessantes como esse compartilhem conosco, eu com certeza vou ter o maior prazer em experimentar e compartilhar a experiência aqui.

 

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *