Negócios & Serviços

Sustentabilidade – guia é lançado pelo Ministério do Turismo

O Ministério do Turismo lança nesta segunda-feira, dia 06 de junho, o Guia Turismo e Sustentabilidade, com objetivo de estimular o trade turístico a adotar práticas sustentáveis e implementar iniciativas simples que ajudam a reduzir custos ou minimizar o impacto social e ambiental dos empreendimentos.

A publicação aborda a definição de conceitos como Turismo Sustentável, além de dar dicas sobre o tema a todos os envolvidos no setor e demais interessados. O documento inclui orientações sobre acessibilidade e enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes, bem como informações sobre a atuação do Ministério do Turismo nestes temas.

O conteúdo do guia segue critério do Ministério do Turismo que trabalha as relações entre turismo e sustentabilidade com base em quatro princípios do desenvolvimento sustentável, essenciais para o Programa de Regionalização do Turismo:

1) Sustentabilidade ambiental – envolve processos relacionados aos recursos naturais;

2) Sustentabilidade sociocultural – considera a cultura local e os valores morais da comunidade;

3) Sustentabilidade econômica – visa assegurar a distribuição da renda gerada pelo turismo para a população local);

4) Sustentabilidade político-institucional – que visa garantir os compromissos entre os setores público privado e demais atores da sociedade civil.

O guia pode ser acessado no link: Guia – turismo/sustentabilidade.

pousada

1 Comentário

  1. Pingback: Embarque na Viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *