Descubra Portugal

Visite Coimbra e região

Coimbra é uma das cidades mais antigas de Portugal e é o lar de uma das primeiras universidades do mundo. A cidade foi a capital do país entre 1139 e 1256 e a sua universidade foi fundada em 1290.

Ao sul de Coimbra fica a cidade de Condeixa-a-Nova com seus palácios dos séculos 17, 18 e 19. Mais ao sul, você encontrará as ruínas romanas de Conimbriga, que é o maior achado arqueológico do seu tipo em Portugal. Esta área tem muitos aspectos interessantes, incluindo as Grutas da Lapinha.

ruínas romanas de Conimbriga

Como muitos sítios arqueológicos, Conimbriga foi construída em camadas. Algumas das primeiras camadas remontam a primeira Idade do Ferro. Os romanos chegaram ao local no século 2 d.C., conquistaram os habitantes celtas e estabeleceram uma cidade que cresceu, floresceu, e em seguida, foi vítima das invasões bárbaras.

A oeste de Coimbra fica a cidade fortificada de Montemor-o-Velho. Esta atraente e histórica vila ergue-se sobre campos de arroz e milho, e abriga um castelo do século 14, que anteriormente era uma fortaleza moura, sendo um dos maiores de Portugal.

Na região nordeste de Coimbra fica a pequena cidade de Santa Comba Dão, que data do século 10. Ela é mais conhecida por ser o lugar de nascimento de Alves Mateus e Oliveira Salazar, sendo o primeiro um pregador de renome e o segundo, um governante do século 20 de Portugal. A área é predominantemente residencial e abriga uma linda arquitetura, além de uma igreja do século 15.

A vila de Góis, com mais de oito séculos de existência, encontra-se em um vale estreito e profundo, entre as serras do Carvalhal e do Rabadão, a cerca de 40 quilômetros de Coimbra. Além da Igreja Matriz renascentista de Santa Maria Maior, vale a pena conhecer a Ponte Manuelina com os seus três arcos, o castelo e os painéis no teto do Paços do Concelho, que representam figuras bíblicas.

Ao norte, você encontrará a cidade de Penacova, que data de 1105, e em seguida, há o Parque do Buçaco, um centro monástico do século 6. Este era um retiro residencial encomendado por Dom Carlos, em 1889, e agora é um hotel de luxo.

Penacova

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *