Variedades & Tecnologia

Festivais agitam o verão na República Tcheca

Sol, música, festivais: coquetel perfeito para um incrível verão na República Tcheca, com vários eventos musicais ansiosamente aguardados na Boêmia e na Morávia.

Os famosos festivais de música são uma grande diversão na República Tcheca. Atualmente acontece em Praga o famoso festival de música clássica Primavera de Praga, que se organiza anualmente (há mais de 70 anos) do qual participam os melhores músicos de todo o mundo. Fãs de rock e de outros gêneros musicais esperam impacientes pelos primeiros dias de julho para ir às cidades de Hradec Králové e Ostrava, esta última recomendação até do britânico jornal Guardian. Veja o que espera por quem quer música…

Colours of Ostrava entre os melhores

O jornal britânico Guardian recomendou o festival Colours of Ostrava (14. 7. – 17. 7. 2016) como um dos dez melhores acontecimentos musicais da Europa. Embora este festival não tenha uma longa tradição- a primeira edição foi em 2002 – já conseguiu firmar-se como um dos acontecimentos culturais musicais mais populares da República Tcheca. O motivo disso? Já estiveram visitando Ostrava astros como como Björk, Bobby McFerrin, Alanis Morissette, John Newman, Sigur Rós e a cantora francesa ZAZ. Este ano já confirmaram presença Underworld, M83, e também o escritor Robert Fulghum.

A Antiga metalúrgica, placo do festival Colors of Ostrava (Foto Lenka Jamnicka)

O festival Colours of Ostrava é organizado no local da antiga indústria Dolní Vítkovice, inscrito na Lista do Patrimônio da Humanidade Europeu. Constantemente melhora sua aparência e prova disso é a nova Bolt Tower, que leva o nome do atleta Usain Bolt, que participou da competição Zlatá tretra (Sapatiha de Ouro). A área da antiga metalúrgica de Dolní Vítkovice, o complexo industrial da mina de Hlubina e outros edifícios do lugar vêm se transformando num fértil terreno cultural de Ostrava e, no mês de julho, de toda a República Tcheca, quando acontece o festival.

Rock for People brilha entre as “estrelas fixas”

Os arredores do aeroporto de Hradec Králové se transformam num mar de barracas repletas de fãs de música de qualidade, que lá estão para o festival Rock for People (3. 7. – 5. 7. 2016). O nome do festival poderia gerar confusão, porém não se ouve apenas rock – embora este seja o principal protagonista. Nos primeiros dias de julho se apresentarão em Hradce Králové as bandas Massive Attack, The Offspring, Five Finger Death Punch e o rock electrônico do The Qemists. Edições anteriores tiveram Limp Bizkit, Motörhead, Manu Chao, Tom Odell , 30 Seconds to Mars. Hradec Králové, cidade da Boêmia Oriental, tem em Rock for People um evento à altura de sua fama.

O Centro de Hradec Kralové, a cidade de Rock for People  (Foto Ladislav Renner)

Festivais de Praga

No verão a música de todos os gêneros toca também em Praga. Já no final de junho começa o festival United Islands of Prague (23. 6. – 26. 6. 2016). Além da grande variedade de música, o público aprecia o fato de os concertos serem organizados nas belas ilhas Praga, dando ao público a impressão de passarem o verão no Mediterrâneo, mas com o cenário espetacular de Praga e da Europa Central.

Já o Metronom (25. 6. – 26. 6. 2016) tem nomes atraentes como o de Iggy Pop ou The Prostitutes, e será uma novidade no cenário dos festivais de Praga . Os concertos Metronom acontecem no parque do bosque Stromovka.

Quem estiver em Praga em meados de agosto e gostar de música electro swing, não pode perder Swing Me Prague (13. 8. 2016) onde se apresentará a estrela francesa do gênero, a banda Caravan Palace. O festival se realiza no hipódromo Velká Chuchle, que acaba de celebrar cem anos de existência.

Com o festival Prague Sounds Good (23. 8. – 24. 8. 2016), que se celebra no chamado forum Karlín, as férias em Praga terminarão. Mas antes se apresentarão lá as bandas Millencolin o NOFX.

A República Tcheca é um paraíso histórico e cultural sofisticado pra quem gosta de arquitetura, arte, história e folclores.

A cada ano, cresce o número de brasileiros que atravessam o Atlântico para desbravar ou mochilar no país. Após o fim do regime comunista em 1989, o lugar abriu as portas para o turismo e se revelou um dos destinos mais charmosos e desenvolvidos do Leste Europeu.

Praga

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *