Dicas & Destinos

Praga e sua vibrante cultura

Esbanjando charme medieval e riqueza cultural, Praga ganhou status de principal estrela turística da Europa. Pequena em tamanho, mas grande em espírito acolhedor, a cidade recepciona bem os milhares de visitantes estrangeiros. Tanto é que muitos dos moradores locais já falam bem o inglês. O cenário arquitetônico está repleto de obras e construções históricas. E também não faltam atrações culturais. O agito jovem está em toda parte: em bares, restaurantes, pubs, nas praças e ruas.

Qualquer turista fica extasiado pelas artes e arquitetura de Praga, que já foi eleita a capital cultural da Europa. As ruas e construções medievais da cidade reúnem uma coleção de prédios góticos, barrocos e renascentistas. São castelos, palácios, igrejas, monumentos, edifícios públicos, bibliotecas, museus e até pontes cheias de história.

Praga (e arredores) - República Tcheca -

Você poderá curtir ainda um amplo roteiro de cinemas, teatros, shows, concertos, festivais e outros eventos. A capital  da República Tcheca tem tradição em música clássica. A Filarmônica Tcheca é uma das mais famosas do mundo e se apresenta mensalmente no Rudolfinum, a Orquestra Sinfônica de Praga. Outro expressivo grupo de ópera é o Don Giovanni, de Mozart, em cartaz no secular Teatro Estatal.

Por falar em música, o compositor austríaco Amadeus Mozart era grande frequentador de Praga e ganhou até um museu em sua homenagem. Outra personalidade local a virar museu foi Franz Kafka, um dos principais escritores modernistas da Europa. Seu espaço tem até instalações em 3D.

A exemplo da música e da literatura, o teatro é igualmente forte na cidade. Destaque para os espetáculos de marionetes no Teatro Nacional. Com programação mais moderna, o Laterna Magika faz sucesso desde os anos 1980 com apresentações de artistas multimídia. Certamente, há programas culturais para todos os públicos!

Passeios

Centro histórico
Considerado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, o local é importante por sua história e pelos monumentos que abriga.

Castelo de Praga
Grande ícone arquitetônico da cidade, o lugar é um complexo de construções e pátios erguidos ao longo de um milênio.

Praga

Charles Bridge
Considerada a segunda ponte mais antiga da República Tcheca, foi construída no século XIV e tem mais de 500 metros de extensão.

Praça da Cidade Velha
Palco dos principais eventos e ponto de partida para explorar a cidade, é lá que acontece o famoso espetáculo do Relógio Astronômico.

Bairro de Josefov
O distrito abriga nada menos do que seis das mais antigas sinagogas da Europa e um megacemitério criado no século XV.

Cemitério Judeu em Praga

Gastronomia

O prato básico e predileto dos tchecos é nada menos que carne com cerveja. No cardápio, são bastante comuns as receitas à base de carne de porco (veprová), bife ou filé bovino (hovezi) e salsicha (klobosa), todos servidos com molhos fortes e acompanhados de batatas, saladas, vegetais ou pães. Já no inverno, um festival de sopas aquece o corpo em todo o lugar.

Alguns pratos até caem bem com vinho, mas nada é mais popular no país que a pino (cerveja). Não à toa os tchecos disputam com os alemães o título de maiores bebedores de cerveja do mundo. E não é preciso ir só aos charmosos pubs para tomar uma cerveja. Elas são vendidas a cada esquina.

Para uma refeição completa, a cidade conta com muitos restaurantes bons, baratos e de ambiente rústico. A região da Old Town Square concentra várias opções. Além de comida típica, Praga tem até restaurantes brasileiros e outras casas da cozinha internacional e de especialidades escandinavas.

Os lanches rápidos são outra atração. Há muitos cafés e mercados de rua abertos até tarde da noite. Para muitos locais, as tradicionais barraquinhas da avenida Václavské Námesti preparam os melhores sanduíches da cidade.

Transporte

Como diz o ditado popular: “pernas pra que te quero”. Andar a pé é o jeito mais gostoso de sentir o alto-astral da cidade e conhecer seu compacto centro histórico e pontos turísticos. Mas, dependendo das distâncias, não hesite em usar o bom e barato transporte público de Praga.

O metrô conta com três linhas e estações por toda a parte. A rede oferece também diversas rotas de bondes (tram), ônibus e funiculares, que funcionam o dia inteiro, inclusive de madrugada.

Os passes são integrados para todos os transportes. Há diferentes tipos de bilhetes, válidos por determinados períodos de tempo. É preciso sempre validar o cartão eletrônico antes do embarque. A fiscalização lá é frequente, e o espertinho que for pego sem bilhete pode tomar uma multa pesada.

Os táxis são considerados caros. Sem contar o trânsito meio congestionado e de ruas estreitas na cidade. Então, recorra aos taxistas só em último caso. Já quem quiser visitar as cidades vizinhas, tanto dentro quanto fora da República Tcheca, as estações locais de trem Hlavní Nádrazí e Nádraz Holesovice suprem a necessidade dos viajantes e mochileiros.

Informações úteis:

Clima
O verão é moderado, com temperatura máxima de 25º C, entre julho e agosto. Já o inverno é premiado com neve e mínima de -5°C, de janeiro a dezembro.

Fuso horário
4 horas à frente do horário de Brasília.

Idioma
Língua tcheca, mas os tchecos costumam falar alemão e inglês também.

Texto publicado originalmente em CI intercâmbio e viagem

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *