Negócios & Serviços

Um raio X sobre a inspeção mais rigorosa em aeroporto

A partir desta segunda-feira (18), os passageiros terão de passar por procedimentos de inspeção mais rigorosos nos aeroportos brasileiros, e a ação não tem prazo para acabar. A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) afirma que a medida não tem ligação com os jogos olímpicos ou com outro fator externo e que a mudança vale para voos nacionais e internacionais em todos os aeroportos brasileiros.

ANAC

Os procedimentos a que os passageiros estão sujeitos são os seguintes: passagem pelo pórtico; revista física (ou passagem pelo escâner corporal); retirada de notebook da bagagem de mão; revista de bagagem de mão pelo equipamento de Raios X e a abertura de bagagem de mão para inspeção.

Confira os procedimentos que devem ser intensificados, segundo a Anac:

– Revista física
Todos os passageiros estão sujeitos a passar por uma revista física, feita por um agente do mesmo sexo. Isso pode ser feito de forma aleatória, ou seja, mesmo que não tenha sido disparado o alarme do equipamento de raios X. De acordo com a Anac, a revista poderá ocorrer em local público ou reservado, a critério do passageiro e do agentes, e com presença de testemunha.

As revistas físicas serão feitas por agente de proteção do mesmo sexo do passageiro? Sim, todas as revistas físicas serão feitas por agentes do mesmo sexo do passageiro.

Crianças também podem ser revistadas? Crianças também podem ser submetidas à revista física. A Anac não informou a idade mínima por “questões de segurança”.

O que pode acontecer com quem se negar a passar pela revista? Se o passageiro se negar a passar por revista física, caso seja solicitado, ele não poderá acessar a área de embarque do aeroporto.

– Dispositivos eletrônicos
Os passageiros terão que tirar computadores portáteis de dentro de bolsas, malas e mochilas. Antes, segundo a Anac, a medida só era obrigatória para os voos internacionais. A princípio, será exigida somente a retirada de notebooks (computadores portáteis). No entanto, caso o agente de proteção tenha dúvida quanto ao conteúdo da bagagem, poderá solicitar a retirada de qualquer outro item transportado para inspeção.

  • De acordo com a agência reguladora, a presença do notebook, tablet e outros dispositivos eletrônicos dificulta a visualização dos demais itens no interior da bagagem durante a inspeção pelo equipamento de raios X.

– Abertura de bagagem
Os passageiros também podem ter de abrir as bagagens de mão para que os agentes façam a inspeção dos objetos. Isso pode ser solicitado no momento da passagem pelo equipamento de raios X.

  • Se o passageiro se recusar a abrir a bagagem de mão, ele ficará proibido de entrar na área de embarque do aeroporto.

Que horas o passageiros deve chegar ao aeroporto?
As empresas aéreas orientam os passageiros dos voos nacionais a se apresentarem para o check-in com antecedência de pelo menos 1h30 antes do horário de saída do voo.

  • A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), que representa Avianca, Azul, Gol e Latam, informou que os operadores aeroportuários preveem que a mudança aumentará o tempo de chegada às salas de embarque. A Anac informou que serão tomadas medidas para evitar possíveis filas, mas não detalhou os procedimentos previstos.

– Perguntas e respostas sobre os novos procedimentos de inspeção

– Veja aqui os itens proibídos

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *