Dicas & Destinos

Roteiro pet friendly: Serra Gaúcha

O destino da vez é a Serra Gaúcha. Mais precisamente as cidades de Gramado e Canela. Pode-se dizer que, ir à Gramado e não conhecer a sua vizinha, Canela, seria como ir ao Rio de Janeiro e não ver o Cristo Redentor… afinal, as duas cidades são igualmente charmosas e estão a aproximadamente 8 quilômetros de distância uma da outra.

Dizem que o inverno é a melhor época do ano para se visitar a região e curtir o típico friozinho de montanha. Mas, quando o foco da nossa viagem é curtir o momento com nossos mascotes, vale qualquer estação.

CLÉO_2007 (1283)

A Serra Gaúcha é considerada um dos lugares turísticos mais charmosos do Brasil e é composta por várias cidades de beleza inigualável, com vales, vinhedos, cânions, montanhas, cachoeiras e paisagens indiscutivelmente exuberantes. A colonização foi feita, na grande maioria, por italianos e alemães, por isso os destinos ainda guardam a cultura e as tradições destes povos, facilmente reconhecidos na arquitetura, na fisionomia do povo, na culinária e em muitos outros aspectos. Parece, de fato, um pedaço da Europa dentro do Brasil.

Apenas um fim-de-semana pode não ser suficiente para se deliciar com todas as ofertas que a região nos apresenta. Mas, se tiver pouco tempo, fique com Gramado e Canela. E não se arrependerá.

No site da Turismo 4 Patas, você encontra diversas opções de hospedagem pet friendly. A nossa escolha foi o Hotel Pousada Colina de Pedra, um hotel muito charmoso, localizado na zona rural a 8km de distância do centro de Gramado. E, antes que se pense que percorrer esta distância toda vez que quiser ir ao centro da cidade possa ser um incômodo, já adianto que aí está o grande diferencial. Estar um pouco afastado do centro urbano nos permite fugir da agitação e relaxar em contato com a natureza. Sem falar que os pets enlouquecem com tanto espaço para explorar livremente.

CLÉO_2007 (1292)

O hotel não somente é apropriado para receber “hóspedes de 4 patas” como os recebe com prazer, permitindo que corram a vontade por suas trilhas e dividam o conforto dos chalés com seus tutores.

Na programação de passeios por Gramado, uma das principais atrações é o Lago Negro, assim chamado devido aos pinheiros importados da Floresta Negra da Alemanha e plantados às suas margens. A entrada é liberada para cães desde que conduzidos na guia. Pode-se fazer uma caminhada revigorante pela trilha à volta do lago, em meio às azaléias e também aproveitar um passeio de pedalinho.

Depois, uma caminhada pelas ruas da cidade, perdendo-se entre as inúmeras opções de lojas de chocolates. Para quem é chocólatra, um verdadeiro paraíso! (Mas lembre-se de que CHOCOLATE É TERMINANTEMENTE PROIBIDO PARA PETS)

Na continuação, uma paradinha para conhecer a Igreja de São Pedro. Construída originalmente em madeira, como capela, em 1917 e depois em pedras, em 1943, é uma das maiores demonstrações de religiosidade dos gramadenses. Com uma torre de 46 metros, a estrutura montada em pedra basáltica abriga vitrais sacros que causam belos efeitos luminosos e reproduzem a vida de São Pedro (Padroeiro da cidade).

Ali mesmo, à frente da igreja, encontra-se a famosa “Rua Coberta”, um dos pontos mais charmosos de Gramado. Com um ar bem cosmopolita é cenário de eventos e apresentações o ano inteiro. O lugar está sempre movimentado com turistas e muita gente circulando. Tem lojas de chocolates, couro, confecções, malhas, artigos esportivos e uma livraria. Um bistrô e vários cafés completam o espaço.

Do outro lado, está o “Palácio dos Festivais”, que é a sede de exibição dos filmes participantes do “Festival de Cinema de Gramado” – Cinema Brasileiro e Latino, que acontece no mês de agosto.

No dia seguinte, hora de descobrir os encantos de Canela. Localizada a 7km de distância de sua vizinha Gramado e situada a 830 metros acima do nível do mar, a cidade é um oásis de lindas paisagens e clima agradável.

Cléo em Gramado e Canela_Pousada Colina de Pedra 2007 (54)

O fato de estar localizada em uma área de serra, rodeada de pinheiros, matas e parques, que sobreviveram ao desmatamento, tornou o turismo a tendência natural de Canela. Soma-se, ainda, a esse cenário o espetáculo da neve, que atrai pessoas dos mais diversos lugares desse Brasil tropical durante os meses de inverno. E também, por tabela, pega carona nos visitantes que são atraídos pela sua vizinha, Gramado, e acabam por aproveitar e esticar a visita. Como foi o nosso caso.

No centro da cidade, a atração é a Catedral de Nossa Senhora de Lourdes, mais conhecida como a “Catedral de Pedra”. Situada na praça da Matriz, é o segundo ponto turístico mais fotografado da Região Sul do país. Construída em estilo gótico inglês, sua torre de 65 metros de altura é imponente e abriga um carrilhão de 12 sinos de bronze, fabricados pela fundição Giácomo Crespi, na Itália, e instalados em 1972. Em seu interior destacam-se três painéis que são telas pintadas pelo artista gaúcho Marciano Schmitz, retratando a Aparição de Nossa Senhora, a Alegoria dos Anjos e a Anunciação. Seus lindos vitrais representam a ladainha de Nossa Senhora.

Mas são os parques naturais, a tranqüilidade e o espírito aventureiro que fazem da cidade um diferencial que merece ser visitado. E foi exatamente isso que fizemos. Avançamos rumo a dois dos principais parques naturais de Canela: o “Parque do Caracol” e o “Parque da Ferradura”.

CLÉO_2007 (1356)

O “Parque do Caracol” – situado a 7 km do centro– é o parque de maior visitação no Rio Grande do Sul. Conta com moderna infra-estrutura, restaurante, área de lazer, feira de artesanato e trilhas ecológicas auto-interpretativas e um mirante. Em apenas uma hora pode-se percorrer os atrativos centrais do parque.

Dentro do Parque do Caracol você ainda encontra um divertido passeio de Maria Fumaça, um vilarejo estilo velho oeste, labirinto, trilhas ecológicas, represas, etc. Mas a principal atração é a Cascata do Caracol. Formada pelo arroio de mesmo nome, despenca em queda livre de 131 metros, por rochas de formação basáltica, formando um conjunto paisagístico de rara beleza. Para os que quiserem se exercitar, uma escada de 927 degraus conduz à base da cascata. Quem não quiser encarar os degraus, pode contemplá-la desde o mirante ou pelo teleférico.

No embalo, seguimos para o “Parque da ferradura”, que fica a 6 km do “Parque do Caracol” e 13 km do centro de Canela. O parque leva este nome em virtude da curvatura que o rio Caí faz neste local. Sua paisagem serviu de cenário para a gravação de cenas da novela Chocolate com Pimenta e a infra-estrutura conta com lanchonete, playground, churrasqueiras e sanitários. Na entrada do Parque apenas reforçaram que cães devem ser conduzidos na guia. E haviam razões consideráveis. Primeiro por conta da possibilidade de nos depararmos com pequenos animais selvagens que ali vivem. E depois, o mais relevante, porque as trilhas são feitas à beira das paredes do canyon e não parecia recomendável arriscar um acidente que com certeza seria fatal. Portanto, não arrisque caminhar com o seu pet solto!

CLÉO_2007 (1339)

O Parque da Ferradura é o lugar certo para quem vem para Canela em busca de integração com a natureza. Nele, pode-se visitar a cascata do Arroio Caçador pelas trilhas do parque. São três trilhas de variados níveis de dificuldade: a Trilha das Cutias (8 minutos), a Trilha das Pinguelas (35 minutos) e a Trilha do Rio Caí (60 minutos de descida que leva até a base da Cascata do Arroio Caçador).

Os mirantes oferecem uma bela paisagem de Canela e as vistas das paredes do canyon são de cortar a respiração.

E é, provavelmente, assim que você e o seu mascote irão finalizar este roteiro… Praticamente sem ar, extasiados com o clima e as belezas que acabaram de conhecer juntos.

LarissaLarissa Rios, fundadora da empresa e portal Turismo 4 Patas, é Turismóloga, especialista em Hospitalidade animal e roteiros de viagem e eventos pet friendly

 

Embarque na Viagem, o melhor do Turismo, Hospedagem, Lazer, Entretenimento e cultura

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *