Dicas & Destinos

A natureza e o mar de Arraial do Cabo

Conhecida por suas belas praias, a pequena Arraial do cabo encanta os visitantes e turistas pelo jeito despojado, gastronomia farta em frutos do mar e geografia exuberante. Arraial do Cabo vem se destacando entre os destinos turísticos fluminenses nestes últimos anos, melhorando sua estrutura, aumentando o número de meios de hospedagem e o comércio local.

Estando em Arraial não deixe de fazer um mergulho em uma das melhores regiões para esta prática no Brasil. Um belo passeio de barco por praias e ilhas desertas também é imperdível. Se tiver um pouco mais de tempo, invista em fazer uma visita a alguma fazenda de cultivo de mexilhões e ostras, fazer observação da pesca artesanal de arrastão, além de fazer trilhas, conferir o artesanato local, fazer um city tour histórico e curtir a lagoa com esportes de aventura.

arraial 1

Você sabia que  Arraial do Cabo conta com os três melhores pontos para a prática de mergulho no Brasil?

A Praia da Ilha do Farol, a mais perfeita do país segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), é o principal ponto de parada dos passeios de barco pela região.

A formação de Arraial do Cabo é fruto da ação dos ventos e correntes marítimas. Os morros do Mirante, do Forno e Pontal do Atalaia eram três antigas ilhas, que foram incorporadas ao continente. O município está assentado sobre sítios arqueológicos de extrema valia para o estudo da história da região, tendo fornecido diversas peças para o Museu Nacional da Quinta da Boa Vista (Rio de Janeiro).

Turismo Ecológico

Dunas, trilhas, costões e muita vegetação. Arraial do Cabo vai além da beleza das águas do mar e oferece opções de sobra para quem deseja aventura e adrenalina. Cercada por morros e restinga, as trilhas levam a lugares surpreendentes.

Passeios e atrativos

Mergulho em Arraial

Arraial do Cabo possui uma imensa biodiversidade marinha e é uma das mais ricas do país, graças ao raro Fenômeno da Ressurgência. Por lá você vai encontrar mais de 200 pontos de mergulho e dezenas de naufrágios catalogados, ou seja, mergulhar em qualquer época do ano, é uma experiência inesquecível.

A ressurgência é um fenômeno que consiste no afloramento à superfície de águas profundas e frias que por estarem em uma região onde a luz do sol não alcança são ricas em nutrientes, em maior quantidade que as das camadas superficiais.

Passeio de barco

Fazer um passeio de barco em Arraial é mais que necessário. Se você não curte mergulho pode aproveitar toda aquela imensidão azul e se deparar com lindas paisagens, se banhar nas praias mais belas da região e curtir um dia perfeito no mar de Arraial. No passeio que fiz com o pessoal da Saveiro Don Juan eu pude aproveitar realmente o melhor de Arraial, uma vez que eles oferecem passeios diferenciados das demais agências da região. Para aproveitar as praias bem calminhas e praticamente desertas, eles optaram por realizar os passeios bem cedinho, assim, quando chega aquela “onda” de barcos turísticos com o volume de música ensurdecedor e contra qualquer clima de paz de espírito, está na hora de deixar a praia e seguir para a próxima ainda tranquila. Vale ressaltar que o número de turistas é controlado em cada lugar visitado, então agende seu passeio marítimo o quanto antes.

Arraial do Cabo 1

Fenda de Nossa Senhora

A Fenda de Nossa Senhora é uma formação rochosa originária de processos de erosão. Quando estiver passeando de barco você irá passar por esta atração que é uma das muitas lendas da cidade, que fica bem na entrada do Boqueirão. Contavam os antigos pescadores que durante uma grande tempestade um raio caiu sobre a grande rocha. Um pescador, ao passar pelo local no dia seguinte, se espantou com tamanha rachadura e parou para olhar. Chegando lá teria se deparado com a imagem de Ns. Sra. dos Remédios. Não deixe de se atentar para a réplica da imagem original enquanto estiver fazendo seu passeio.

Gruta Azul

Ainda no passeio de barco pelas praias de Arraial você poderá avistar uma pequena gruta e se admirar ainda mais com as belezas de Arraial. Se tiver sorte e a maré estiver baixa saiba que é possível entrar de barco na gruta, que apresenta aproximadamente 8 metros de largura, 30 de extensão e 15 de altura. Nas paredes e no mar, as cores vão mudando de acordo com a entrada do sol.

Lagoa Azul

Área de preservação permanente do município, a Lagoa Azul fica às margens de uma estrada de terra, no distrito de Monte Alto. A salinidade é muito alta, já que faz parte de uma das lagoas mais salgadas do mundo, a de Araruama. O ecossistema possui margens preservadas com vegetação de restinga e o cenário é extremamente bucólico. Lagoa rasa e, em alguns pontos, como o conhecido Arubinha, perfeitos para prática do Windsurf.

Arraial do Cabo

Restinga de Massambaba

Mata fechada e virgem que fica entre o Oceano Atlântico e a Lagoa de Araruama, a Restinga de Massambaba é protegida pela Área de Preservação Ambiental (APA) da Massambaba, uma unidade estadual criada para proteger um dos ecossistemas com maior diversidade da Mata Atlântica brasileira. Preserva plantas raras e endêmicas, diversos animais silvestres e paisagens de tirar o fôlego. Seu ambiente de dunas, brejos e lagoas também é perfeito para a prática do ecoturismo.

Centro Histórico

A região classificada como Centro Histórico é o ponto de chegada de navegadores portugueses em 1503. Lá você também encontra a encantadora Igreja de Nossa Senhora dos Remédios que foi a primeira igreja que celebrou uma missa no Brasil e algumas das construções mais antigas da cidade.

O cenário histórico remete aos idos de 1500, quando navegadores portugueses aportaram na antiga Praia da Rama, marcando o início da história da então vila de pescadores.

Descoberta por Américo Vespúcio em 1503, a Praia da Rama (hoje Praia dos Anjos) foi o local da primeira feitoria do Brasil: uma casa de barro e pedra, coberta de palha, com a finalidade de proteger o litoral contra invasores. Atualmente é a Casa de Piedra que ocupa o local.

Agora é com você, deixe suas dicas de viagem para Arraial do Cabo e compartilhe conosco sua  experiência.

Embarque na Viagem, o melhor do Turismo, Hospedagem, Lazer, Entretenimento e cultura 


Publicidade Ⓘ

Seguro viagem com até 15% de desconto!!! Se está planejando uma viagem não esqueça de contratar um seguro!? Clique neste link para encontrar os melhores preços.  ✔ Use o cupom EMBARQUEVIAGEM10 e ganhe 10% de desconto, e para chegar a 15%, faça o pagamento por BOLETO e garanta mais 5%.

 
Booking.com

4 Comentários

  1. 1 de setembro de 2016 ás 09:38 Responder
    Mariana

    Sou apaixonada por Arraial do Cabo! Acho que a cidadezinha tem algumas das praias mais bonitas do Brasil… Ô saudade!

  2. 30 de agosto de 2016 ás 22:40 Responder
    Carmem Bishop

    Eu sou carioca . Ja morei nos Estados unidos e atualmente estou morando em Sao Paulo. Compramos uma casa de praia em Sao Pedro da Aldeia e sempre que podiamos iamos explorar as praias. Meu marido gostava muitio de mergulhar. A nossa casa de praia era o ponto de partida para varios passeios e mergulhos. Alugavamos um barco com outras pessoas que nos levava para o ponto de mergulho escolhido. Amo todas as praias que voces falaram. Para alugar o barco iamos a Praia dos Anjos e pudemos conhecer a gruta azul e um restaurante flutuante e uma praia isolada onde ate ficamos pertinho de uma tartaruga marinha nadando e um pinguim tomando folego na areia. Cada vez tinhamos experiencias gratificantes para ser lembradas o resto de nossas vidas. Amo e sinto falta de minha cidade natal

  3. 10 de agosto de 2016 ás 22:45 Responder
    António Carlos

    Sou carioca, e tenho o prazer e a certeza de dizer com toda convicção que Arraial do Cabo é uma cidade magnifica, com praias maravilhosas. É e, será sempre meu lugar preferido nos meus dias de folga. Evidente que Búzios, Angra dos Reis, Cabo frio, entre tantas também tem suas belezas, mas continuo apontando Arraial em primeiro lugar.

  4. 9 de agosto de 2016 ás 13:29 Responder
    Fernanda

    Amo Arraial do Cabo. Já estive nesta linda cidade em diferentes épocas do ano. Desta vez vou no inverno. Espero que o tempo esteja agradável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *