Dicas & Destinos

Riviera Nayarit: paraíso subaquático para praticantes de mergulho

Riviera Nayarit é encantadora até embaixo d’água. O destino é também muito procurado pelos praticantes de mergulho, que encontram uma ampla oferta de turismo subaquático tanto para amadores como profissionais. Com águas claras e calmas, os mergulhadores deslumbram-se com a rica biodiversidade marinha da região.

Uma dos destinos mais procurados é o de Islas Marietas, na Baía de Banderas, considerada Reserva de Biosfera pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) desde 2008. Cenário de pesquisas do oceanógrafo Jacques Cousteau na década de 1970, a visibilidade média é de 39 pés (12 m) e profundidade de 25 a 75 pés (7,5 a 23 m). É possível a observação de corais, tartarugas marinhas, arraias, lagostas e peixes multicoloridos.

Riviera Nayarit - Islas Marietas

Um passeio realmente imperdível é a visita às Islas Marietas, esse é sem dúvida meu cantinho preferido de Nayarit. Para chegar lá é bem simples, basta contratar o passeio de uma agência local e pegar uma embarcação para se deparar com um lugar de beleza única. Além de um mar azul profundo, a ilha abriga espécies de aves ameaçadas de extinção e recifes de corais que atraem mergulhadores do mundo todo. – Naira Amorelli

Localizada a aproximadamente dez quilômetros das Islas Marietas, na costa da Baía de Banderas, El Morro, com visibilidade média de 40 a 120 pés (12 a 36,5 m) e profundidade de 30 a 80 pés (9 a 39,6 m), é indicada para profissionais que possuem certificado de mergulho. Formada por uma série de montículos rochosos que chegam a 150 pés (46 m) de profundidade, reserva em suas profundezas cavernas e túneis de aproximadamente 50 pés (15 m) de extensão. A essa profundidade podem ser observados cavalos-marinhos, polvos, tubarões, arraias, golfinhos, tartarugas e moreias gigantes.

riviera-nayarit-islas-marietas-4

Entre as Islas Marietas e El Morro, encontra-se Los Negados – com visibilidade média de 30 a 90 pés (9 a 28 m) e profundidade de 30 a 80 pés (9 a 25 m). Composto por cavernas e bancos de rochas, a imersão é menos profunda. A grande atração são os tubarões-lixa, que descansam nas profundezas durante todo o dia. Além disso, é possível avistar, arraias, enguias, atuns e carapaus.

1 Comentário

  1. Pingback: Embarque na Viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *