Gastronomia etc.

5 restaurantes que revelam o estilo carioca

A Cidade maravilhosa está de braços abertos para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio e para os milhares  de visitantes que irá receber neste período. Pensando nisso, resolvi reunir algumas dicas de restaurantes para você que está chegando na cidade para curtir as competições, ou apenas para turistar mesmo. O importante é que todos eles transmitem o estilo de ser um legítimo carioca. E no final, tem dica bônus, confira!

Bar e Restaurante Urca

Com vista da Baía de Guanabara emoldurada por belas amendoeiras, o endereço na esquina da Rua Cândido Gaffrée com a João Luiz Alves, consolidou-se ao passar dos anos como sinônimo de tradição gastronômica carioca. Dois ambientes de propostas distintas, mas igualmente respeitados, entre outros atributos, pela cerveja sempre gelada, pelo atendimento de primeira e pela qualidade de petiscos como as empadas e os pasteis de camarão, os bolinhos de bacalhau e as casquinhas de siri.

O turista não curte o espírito carioca por completo se não sentar na mureta com sua cerveja gelada acompanhada de um pastel de camarão ou bolinho de bacalhau. Se for no fim da tarde então, melhor ainda.

As comidinhas são fantásticas, a cerveja está sempre super gelada, mas a vista… ahhh, a vista… só estando lá para entender.

Bar Urca

Feijoada no Othon Palace

Sábado é tradicionalmente dia de feijoada e a do Rio Othon Palace já é famosa na cidade. Servida no restaurante Bossa Café, no 3º andar do hotel, o Chef Jean Yves Poirey, que comanda a cozinha do restaurante, prepara tudo com muito carinho, fazendo a alegria dos turistas e cariocas.

A Feijoada do Othon é preparada com nove variedades de carnes como paio, lombo, costelinha de porco e carne seca. Um diferencial importante é a forma como a feijoada é servida: cada caldeirão tem um único ingrediente da receita original, possibilitando que os clientes optem somente pelo que desejam realmente consumir.

Entre as opções de entradas estão linguiça, torradas com alho e salsa, torresmo e caldinho de feijão. Entre os acompanhamentos estão banana à milanesa, batata doce, couve mineira, farofa de ovos, aipim frito, arroz branco e laranja. Para acompanhar, caipirinha e batidas de frutas como maracujá, abacaxi, limão e caju.

feijoada (2)

Churrascaria Palace

A Churrascaria Palace que figura na cena carioca desde 1951 nasceu juntinho com a bossa nova e é uma das mais queridas casas do Rio de Janeiro.

Se você está procurando um lugar bacana e super bem localizado pra curtir um churrasco de primeira, esse é o lugar.

No coração de Copacabana, na rua ao ladinho do famoso Hotel Copacabana Palace (entendeu o motivo desse nome?) turistas e clientes cativos dividem o salão por onde circulam cortes tradicionais e outras delícias, como a paleta de cordeiro, o bife ancho, bife de chorizo e a picanha borboleta que é uma criação da casa. Por lá tudo é muito gostoso, mas você não pode deixar de experimentar a variedade de sabores de uma única peça de costela bovina. O “mestre Índio” consegue extrair sabores distintos a cada corte da peça que chega macia, suculenta e inteira num carrinho.

A casa também possui diversos festivais temáticos que acontecem ao longo do ano.  Vale sempre ficar de olho para não deixar de experimentar sabores ainda mais especiais.

Paleta_de_Cordeiro

Cantinho da Tia Penha

Se a sua ideia é comer um peixe super fresquinho e bem temperado com os melhores acompanhamentos não pode deixar de conhecer o Cantinho da Tia Penha, em Barra de Guaratiba.

Já tradicional, a casa da Tia Penha hoje é um dos restaurantes mais badalados da região, mas não se engane achando que vai chegar lá e encontrar um ambiente todo chique ou moderninho. Muito pelo contrário, o lugar respira simplicidade e o ambiente é totalmente familiar.  Especializado em frutos do mar, o Cantinho da Tia Penha é considerado o melhor da região.

Quando começou sua trajetória 30 anos atrás, Tia Penha servia apenas os amigos em sua própria casa, mas aí, o famoso boca a boca espalhou aos quatro cantos que ela tinha um tempero especial, fora do comum. Desde então o crescimento foi inevitável e com o passar do tempo o espaço ficou pequeno e hoje o restaurante recebe cerca de 300 pessoas.

O cardápio é recheado de opções com frutos do mar, com moquecas, caldinho de peixe, camarão ao alho e óleo, lulas à doré, entre outros. Nos fins de semana, se você não chegar cedo e garantir seu lugar, certamente vai enfrentar uma fila bem grande.

16MOQUECA-superJumbo

Aconchego carioca

Kátia Barbosa comanda o afamado restaurante na Praça da Bandeira que oferece um dos petiscos mais tradicionais da cidade: o fabuloso bolinho de feijoada. Por lá você também vai encontrar outras opções tão divinas quanto o bolinho, como por exemplo, o camarão na moranga e a moquequinha de camarão com coco verde e purê de batata-baroa.

Tipicamente carioca, esse lugar é super aconchegante e vibrante. Tem gente chegando de todo canto para se encantar com os pratos de Kátia Barbosa. A casa possui uma carta de cervejas muito boa e o atendimento é super atencioso. Só uma dica: os pratos são bem servidos e realmente matam a fome.

Aconchego-Carioca_bolinho-de-feijoada_crédito-Berg-Silva

Esses restaurantes que destaquei aqui são apenas cinco dos muitos admiráveis que a Cidade Maravilhosa oferece para seus visitantes. Na Revista Gastronomia etc. eu fiz um roteiro destacando diversos restaurantes que visitei e aprovei pela cidade, todos separados por bairros em função das Olimpíadas do Rio. Quer dar uma conferida? Então clique aqui e aproveite as muitas dicas.

Embarque na Viagem, o melhor do Turismo, Hospedagem, Lazer, Entretenimento e cultura
Rio 2016, Cidade Olímpica, Olimpíadas, Jogos Olímpicos, Olimpíadas Rio 2016, Olympic Games

1 Comentário

  1. Pingback: Embarque na Viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *