Variedades & Tecnologia

Guia de frases para pedir direções em viagens

Hoje em dia, graças ao avanço prodigioso de tecnologia, é quase impossível de se perder em nossas viagens. Nos localizamos facilmente com um aplicativo instalado no celular, o Google Maps ou – para os mais tradicionais – um mapa normal fornecido pelo hotel ou centro de turismo local.

Por outro lado, melhores momentos da viagem geralmente acontecem quando estamos perdidos pelas ruas, avenidas e praças, sem qualquer orientação, apenas nos deixando levar. Nestas horas que surgem situações inusitadas e encontros imprevistos. Não seria este o melhor momento para aproveitar e empregar nosso Inglês falando com as pessoas locais?

A Engoo fez esse post ensinando algumas frases úteis para perguntar e encontrar o seu caminho em uma cidade desconhecida. Assim, você só vai se perder nas ruas quando for de propósito!

‘Excuse me, could you help me, please?’
Com licença. Você poderia me ajudar, por favor?

A primeira coisa a fazer é educadamente pedir ajuda para uma pessoa que passe por você. Principalmente para que ela não se assuste nem lhe olhe com estranheza … Depois da conversa, você pode terminar com um ‘Thank you! Have a nice day!’.

‘Can you tell me where I can find…?’
Você poderia me dizer onde eu encontro (o museu, a rua, a praça etc.)?

Se você estiver procurando por um lugar específico (como um monumento, um parque ou um restaurante) você pode usar essa pergunta. Normalmente, a pessoa vai lhe indicar o número de ruas ou “blocos” (duas quadras) que faltam até chegar ao seu destino. Por exemplo: “You are not far from this place, just keep going and you will find it in 2 blocks from here”.

‘Could you please tell me the directions to…?’
Você poderia me informar qual direção eu devo pegar para… (chegar ao museu, por exemplo)?

No caso de as indicações dadas anteriormente não terem sido claras, você pode pedir mais informações para outras pessoas. Talvez seja melhor pedir uma orientação mais precisa para chegar ao seu destino. Então, pergunte qual o caminho exato a tomar. Ele vai lhe dizer para pegar a esquerda ou direita (turn right, turn left) ou seguir reto (straight on).

Uma pergunta mais informal seria ‘How can we get to…?’ Esta forma é útil para pedir direções e também vai soar mais casual.

‘Can you tell me where exactly I am, please?’
Você pode me dizer onde eu estou exatamente, por favor?

Esta é uma daquelas perguntas para se usar em caso de emergência, quando você se encontra completamente perdido na cidade. Tenha cuidado para quem você for fazer essa pergunta para que ninguém tire vantagem de seu momento de desorientação. É melhor tentar entrar em uma loja ou restaurante para ficar mais tranquilo.

Se você tiver um mapa à mão, você também pode pedir ‘Can you please show it on the map?’ De modo que a pessoa pode indicar exatamente a sua localização e lhe ajudar a traçar um caminho até seu destino.

engoo

Agora o pessoal aqui do Embarque na Viagem vai ficar muito mais tranquilo, sabendo que você conhece essas perguntas e que nunca ficará perdido no exterior. Complemente esta lição com os materiais de viagem da Engoo onde você pode aprender mais expressões úteis – desde a chegada ao aeroporto, até sua volta para casa.

E se você ainda não decidiu para onde ir, confira o Instagram @embarquenaviagem para conhecer os destinos mais incríveis em todo o mundo ;)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *