Dicas & Destinos

5 dicas para quem vai viajar pela primeira vez para o exterior

A recente queda do dólar neste ano, com uma desvalorização de 20% em 2016 de acordo com o Banco Central, reaqueceu a venda de passagens aéreas internacionais. Com o preço mais em conta, os brasileiros resolveram realizar o sonho de conhecer outros países. Contudo, uma viagem ao exterior exige planejamento, cuidado e atenção do turista – afinal, um simples erro pode trazer grandes problemas. Confira cinco dicas que o pessoal da ViajaNet separou para quem deseja sair do Brasil pela primeira vez:

equipamento

Informe-se sobre os destinos

O primeiro passo é buscar informações sobre os países que pretende visitar. É preciso checar quais são as exigências, como visto, vacinas, seguro de viagem internacional e outros documentos, para resolver essas pendências antecipadamente. Depois, é essencial conhecer as condições climáticas esperadas para o período da viagem, o sistema de transporte, a moeda local e os principais hábitos culturais. Não esquecer também de verificar a situação econômica e política do país que pretende conhecer.

Antecipe tudo o que puder

Com a popularização das transações via Internet, é possível adquirir entradas para eventos e bilhetes de transporte (como metrô e trens) ainda no Brasil. Além da praticidade e do conforto, o turista consegue economizar com promoções e descontos e ainda foge das longas filas que os pontos turísticos mais famosos costumam ter.

Crie um roteiro de viagens

Mesmo quem pretende “fazer mochilão” (viajar mais descompromissadamente e com custos reduzidos em alimentação, hospedagem e transportes) deve preparar um pequeno roteiro com as cidades e os principais locais que deseja conhecer. Essa iniciativa permite ao viajante administrar melhor o tempo e visitar tudo o que desejar.

Utilize a tecnologia

A popularização dos smartphones trouxe diversos benefícios para os turistas, principalmente na busca por informações e planejamento das viagens. Existem muitos aplicativos que funcionam como agenda, outros permitem que você use o GPS para se locomover na cidade sem risco de se perder.

Defina um orçamento

Por fim, é preciso definir a natureza da viagem. O turista que deseja realizar compras precisa separar uma quantia a mais de dinheiro para não correr riscos no fim da estadia. O recomendado é listar e somar todos os gastos previstos, como alimentação, transporte e compras, e reservar um extra para gastos inesperados ou mesmo eventuais emergências.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *