Variedades & Tecnologia

No caminho tinha um Caranguejo

Pense em um Caranguejo metálico gigante saindo do mar e invadindo a cidade. Com 7,5 toneladas, 7 metros de altura e 3 metros de profundidade a escultura de 12 metros de largura intitulada de “Pé do Mangue – A Incerteza Certa” do artista plástico Guaraci Gabriel está exposta na Via Costeira de Natal, Rio Grande do Norte.

"Pé do Mangue - A Incerteza Certa" do artista plástico Guaraci Gabriel. Foto: Eduardo Madeira

“Pé do Mangue – A Incerteza Certa” do artista plástico Guaraci Gabriel. Foto: Eduardo Madeira

O projeto do guaiamu (um caranguejo da família dos gecarcinídeos) termo derivado do Tupi waia’mu ou guaiá-m-u, que significa “caranguejo escuro azulado” ficou exposto em frente a Pinacoteca de Natal por 15 dias, e após o período na Via Costeira o Caranguejo metálico que tem um fusca como base, ainda será exposto no pátio ao redor do viaduto de Ponta Negra, na área lateral da ponte Newton Navarro e por fim no Bairro Nordeste onde fixará residência.

Logo após começar a ser exposta em Natal, a obra foi alvo de pichadores. Em entrevista ao jornal Tribuna do Nordeste o artista potiguar contou que recebeu a imagem enviada pela Metal Aço (patrocinadora e quem faz a logística da obra) e confessou ter gostado do resultado. “Vejo a pichação como uma tatuagem feita em alguém sem permissão. Mas se a intenção do pichador era agredir, provocar revolta, ele errou”, ironizou. “Era o que faltava na obra para se tornar mais urbana. A pichação cabia ali. Mas eu não sou a favor de quem depreda o trabalho alheio”, declarou.

Escultor com experiência internacional e reconhecido mundialmente, Guaraci Gabriel usa sucata e restos de ferro para fazer as espalhar as suas obras. Usando a técnica de bricolagem o projeto utilizou metal e aço, e o acabamento foi feito em resina e tinta. “Pé de Mangue” é um animal que se apropria da carcaça de um fusca e sai do mangue sem saber para onde ir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *