Descubra Portugal

Fátima um dos maiores centros de peregrinação mariana do mundo

A cidade de Fátima fica a uma hora e meia ao norte de Lisboa, cerca de 130 km e, pouco mais de duas horas ao sul da cidade do Porto, aproximadamente 200 km.

A cidade possui boa estrutura para receber os fiéis, seja visitando por apenas um dia ou para aqueles que fazem peregrinações e ficam mais um tempo por lá. Nos arredores do santuário você vai encontrar facilmente restaurantes, lojas e também muitos meios de hospedagem.

Um dos destinos mais famosos de Portugal é um dos maiores centros de peregrinação mariana do mundo. Para chegar lá, a melhor opção é alugar um carro e seguir pelas estradas muito bem conservadas do país, ou, contratar o passeio com uma agência ou guia privativo. É possível chegar de ônibus e trem também, porém a estação de trem que leva o nome da cidade fica bem mais afastada do santuário e por isso, menos recomendada.

No dia 13 de maio de 1917, ano da revolução soviética, a pastorinha Lúcia Santos, então com 10 anos de idade, e seus dois primos mais novos, Jacinta e Francisco, caminhavam pelo local conhecido como “Cova da Iria”, em Fátima, quando viram uma luz brilhante sobre um pequeno azinheiro e foram agraciados com uma aparição de Nossa Senhora. Ela lhes pediu que voltassem ao mesmo lugar no mesmo dia de cada mês pelos seis meses seguintes. A notícia se espalhou e finalmente em 13 de outubro daquele ano uma multidão de mais de 50.000 peregrinos esperava ansiosa a última aparição.

N.S de Fátima

A cidade de Fátima é um dos destinos mais procurados em Portugal, atrai centenas de milhares de peregrinos e visitantes todos os anos.

Numa das aparições, Nossa Senhora disse aos três que naquele lugar deveria ser construída uma capela. Nesse exato lugar, foi construída a Capela das Aparições, parte central do Santuário e onde está exposta uma imagem de Nossa Senhora.

Capelinha das Aparições

Neste mesmo local onde Nossa Senhora falou aos pastorinhos também aconteceram cinco, das seis aparições da Virgem Maria – maio, junho, julho, setembro e outubro – onde, por indicação da Senhora, haveria de ser construída uma capela em sua honra. Erigida entre 28 de abril e 15 de junho de 1919, foi posteriormente benzida, tendo-se aí celebrado missa pela primeira vez em 13 de outubro de 1921. Dinamitada na madrugada de 6 de março de 1922, foi restaurada e reinaugurada em 13 de janeiro de 1923.

Em atendimento ao pedido de Nossa Senhora, em 1919, foi construída uma modesta capela no local exato das aparições, a qual tornou-se a atual Capela da Aparição de Fátima.

O lugar onde está o pedestal que apoia a imagem de Nossa Senhora é o local exato onde havia uma pequena azinheira – um tipo de árvore – acima da qual Nossa Senhora apareceu, pairou e fez revelações aos Três Pastorinhos.

A Basílica mede 70 metros de comprimento por 40 de largura e foi construído totalmente com pedra da região. Os túmulos dos Pastorinhos estão no interior da Basílica.

Santuário Fátima

As Colunatas formam o conjunto arquitetônico que liga a Basílica aos edifícios construídos de cada lado do Recinto. São 200 colunas e 14 altares, os quais representam as 14 estações da Via-Sacra.

Casa do pastorinhos

APastorinhos apenas dois quilômetros do santuário é possível visitar as casas onde viviam as crianças Lúcia, Jacinta e Francisco. Por lá, tudo permanece intacto. Você poderá ver de perto móveis, lençóis, toalhas e objetos pessoais que pertenciam aos pastorinhos.

A dica aqui é bem simples, chegue cedo. Faça o contrário do que muitos visitantes e fiéis costumam fazer. Siga direto para Aljustrel e depois se desloque para o Santuário. Geralmente a casa dos pastorinhos fica mais cheia no final da manhã e a tarde.

Casa-Museu de Aljustrel

A Casa-Museu de Aljustrel localiza-se junto à casa natal da Lúcia, naquele povoado de Aljustrel, a cerca de 2 quilômetros do Santuário de Fátima. Primeiro núcleo museológico permanente do Santuário, foi inaugurada em 19 de agosto de 1992 e está instalada na antiga residência de Maria Rosa, madrinha de batismo da Lúcia. Aí se podem observar quatro núcleos que ajudam a entender a vida quotidiana à época das aparições.

Casa da Lúcia

A casa em que nasceu e viveu Lúcia de Jesus, a mais nova de seis irmãos, localiza-se em Aljustrel, a cerca de 2 quilômetros do Santuário de Fátima. Lá ocorreram os primeiros interrogatórios aos videntes e no seu quintal existem ainda as figueiras à sombra das quais os três pequenos pastores brincavam e se escondiam quando procurados por curiosos ou peregrinos.

Em 1981, a Irmã Lúcia ofereceu a casa ao Santuário, que dela tomou posse apenas em 1986. O espaço envolvente da casa foi arranjado e no seu quintal construiu-se um novo Posto de Acolhimento e Informações, inaugurado em agosto de 1994.

Quarto de Jacinta

Casa de Francisco e Jacinta

A casa em que nasceram os irmãos e Beatos Francisco e Jacinta Marto, os dois filhos mais novos da família Marto, fica a cerca de 200 metros da casa de Lúcia e também foi adquirida pelo Santuário em novembro de 1996, sendo posteriormente reconstruída.

Aparições centrais de Fátima

1ª aparição a treze de Maio de 1917. É Domingo. Um clarão branco faz parar as crianças junto a uma azinheira. No meio da luz branca surge a figura de uma jovem que os chama. Das suas mãos pende um terço. Exorta à oração e reza do terço.

2ª aparição é a 13 de Junho de 1917: o tema da aparição é a devoção ao Imaculado Coração de Maria.

3ª aparição acontece em 13 de Julho de 1917. Maria revela o segredo, fala do Inferno e pede a conversão. Anuncia o fim da guerra.

4ª aparição: é a 19 de Agosto de 1917 porque no dia 13 os três pequenos são levados à Câmara de Vila Nova de Ourém onde ficam retidos até ao dia 15 e são proibidos de falar sobre o que diziam ter visto. Novo apelo nesta aparição à oração e sacrifício pela conversão.

5ª aparição: 13 de Setembro de 1917. Maria lamenta os ultrajes de que são vítimas as crianças videntes. Repete o essencial das mensagens anteriores e promete voltar no mês seguinte.

Última aparição: 13 de Outubro de 1917. A notícia de que a Virgem faria um grande milagre leva à Cova da Iria cerca de 50.000 pessoas. A Mulher de branco revela-se como “Senhora do Rosário”. Exorta a oração do terço. Pede que seja construída uma capela naquele local. Seguem-se fenômenos extraordinários no Céu, que ficaram conhecidos como o “milagre do Sol”.

Nossa-Senhora-de-Fátima-2

Acompanhe também nossas dicas no instagram @EmbarquenaViagem e use a hashtag #EmbarquenaViagem para marcar suas fotos de viagem, dicas de lazer, hospedagem, entretenimento e cultura.

Embarque na Viagem, o melhor do Turismo, Hospedagem, Lazer, Entretenimento e cultura

PLANEJE A SUA VIAGEM COMPLETA AQUI


♦ HOSPEDAGEM: Booking | Hoteis.com | Trivago | Hostelsclub | Airbnb - Ganhe R$100

♦ PASSAGEM AÉREA: Tam | Avianca | Azul | Decolar | Voopter | Maxmilhas

  ♦ TICKETS DE TREM: Rail Europe

♦ PASSAGEM DE ÔNIBUS: ClickBus

♦ ALUGUEL DE CARRO: Rentcars | CarroAluguel


♦ SEGUROS DE VIAGEMSeguros Promo  | Sulamérica Seguros

♦ CHIP INTERNACIONAL: My Simtravel


♦ CASAS DE CÂMBIOCâmbio Store

♦ CARTÃO DE CRÉDITO INTERNACIONAL: ZenCard (pré-pago)


♦ PACOTES DE VIAGEM: Hotel Urbano | CVC | Submarino Viagens

TOURS, PASSEIOS E EXCURSÕES: Viator | Ticketbar

♦ INGRESSOS INTERNACIONAIS PARA ESPORTES E SHOWSSports Events 365

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *