Variedades & Tecnologia

Rua Aberta: 10 atividades para aproveitar a Avenida Paulista aos domingos

No dia 25 de junho de 2016 foi decretado a permanência da abertura de vias do Programa Rua Aberta para pedestres. Desde outubro de 2015, vias como a Avenida Paulista, são fechadas para carros e abertas para ciclistas e pedestres todos os domingos e feriados.

Uma das regiões mais importantes de São Paulo, a Avenida Paulista, é também um grande eixo viário, mas que agora, aos domingos e feriados, é aberta ao público para lazer, das 10h às 18h. É comum a presença de manifestações artísticas, culturais e esportivas por toda parte, o que deixa qualquer domingo mais divertido.

A medida da abertura da Av. até então só era realizada três vezes ao ano, no Réveillon, na corrida de São Silvestre e na Parada Gay.

Milhares de pessoas se reúnem para passeios, a pé ou de bike, em uma das regiões mais bonitas e aconchegantes da metrópole. Os carros, motos e trânsito presentes na avenida durante a semana são substituídos por pessoas, bicicletas e muita tranquilidade, criando uma sensação de liberdade por quem passa por ali.

Crianças, jovens, adultos e idosos, não importa a idade – visitar a Avenida Paulista aos domingos tornou-se um costume prazeroso e extremamente empolgante, proporcionando a cada semana uma experiência diferente.

Para quem ainda não foi fazer o passeio ou para quem procura novas atrações, listamos 10 itens de lugares e atividades para aproveitar a Paulista aos domingos. Confira!

1. Andar de bike

Para começar o passeio, que tal dar uma volta de bicicleta? Utilizando a ciclofaixa – que é estendida aos domingos e feriados – você pode aproveitar o clima e exercitar-se. Além disso, explorar as peculiaridades da avenida, como os flashmobs, conforme cada pedalada entre a Praça Osvaldo Cruz e a Rua da Consolação.

Mas lembre-se: uma garrafinha de água, protetor solar e um óculos de sol são itens essenciais para aproveitar o passeio.

Movimento de ciclistas e pedestres na avenida Paulista, na tarde de domingo. Foto: André Tambucci/Fotos Públicas

Movimento de ciclistas e pedestres na avenida Paulista, na tarde de domingo. Foto: André Tambucci/Fotos Públicas

2. Leve seu pet!

Cachorros, gatos e qualquer outro pet é bem-vindo no passeio. Aproveite para caminhar – ou correr – com o seu bichinho de estimação no Parque Tenente Siqueira Campos, ou simplesmente parque Trianon, para os mais íntimos.

Cansaram? Um passeio mais tranquilo pode ser feito por alguns dos shoppings da Avenida que permitem a entrada animais de estimação, como o Center 3 e Pátio Paulista. O Center 3, por sua vez, possui até mesmo um pet shop – possibilitando ainda aquela comprinha para o seu pet.

3. Trianon

O Parque Tenente Siqueira Campos, ou Trianon, é a opção perfeita para relaxar. Observar a linda paisagem entre as árvores do parque é a garantia do sossego que você procurava. Parada para a foto: não deixe de tirar uma bela fotografia na ponte sobre a Alameda Santos, que divide o parque.

Além disso, o Trianon está cheio de Pokemons raros, para os fanáticos do jogo. Você relaxa, tira uma foto pro seu Instagram e Facebook e ainda joga seu jogo favorito com outros diversos jogadores.

Na frente do parque, há também a Feira de Artes e Artesanato, que quase faz parte do Trianon pela proximidade – que tal renovar a decoração da sua casa?

4. Vão do MASP – Feira de Antiguidades

Aproveitando a passagem pelo Trianon, você pode visitar também a Feira de Antiguidades no vão do MASP. Todos os domingos, os expositores vendem antiguidades belíssimas para as mais diferentes decorações.

Pratarias, livros, esculturas, câmeras fotográficas de época, joias e até moedas são comercializadas. Colecionadores e olhos curiosos ficam deslumbrados com tanta arte linda reunida em uma só feira.

5. Casa das Rosas

Um programa para turistas, casais apaixonados ou simplesmente os apaixonados por arte: a Casa das Rosas, que foi construída em 1935, reúne o melhor da poesia, literatura e outras manifestações artísticas.

Exposições, peças de teatro, saraus e recitais enriquecem ainda mais a presença da arte no local. Além disso, o casarão é, por si só, um belo cartão postal da Avenida.

6. Bateu a fome? 5 Opções de shopping e mais

O que não falta na Avenida Paulista é lugar para comer. São 5 praças de alimentação dos Shoppings Center 3, Cidade São Paulo, Top Center e Pátio Paulista, que servem desde fast-foods até pratos mais requintados.

Além dessas opções, existem também outros restaurantes espalhados por toda a avenida. Se preferir um cafézinho e um croissant, os Starbucks da Paulista são uma das melhores opções.

7. Assista e participe de um flashmob!

Sabe aquela aglomeração de pessoas que começam a dançar e cantar da forma mais inusitada possível? Isso é um Flashmob! Essa galera se junta para animar seu domingo – e você pode participar também.

Não precisa necessariamente saber a coreografia, basta apenas enturmar-se com os dançarinos e deixar que seu corpo fale por você.

Artistas de rua também se apresentam na Avenida Paulista. Foto: André Tambucci/Fotos Públicas

Artistas de rua também se apresentam na Avenida Paulista. Foto: André Tambucci/Fotos Públicas

8. Livraria Cultura

Se você prefere um passeio mais calmo, a Livraria Cultura é o melhor lugar. Localizada no Conjunto Nacional, em frente ao Shopping Center 3, a livraria tem 4,5 mil metros quadrados e recebe diariamente mais de 10 mil pessoas.

Nela você encontra de tudo: além dos milhares de livros, CDs, DVDs e outros artigos, a livraria conta com um espaço infantil, café e conexão Wi-Fi.

9. No final da tarde, que tal um cinema?

Para quem gosta de um cinema, seja com a família, namorado, namorada ou simplesmente curtir um filme sozinho, a Avenida Paulista está cheia de cinemas.

Você pode escolher entre os cinemas localizados nos Shoppings (Center 3, Cidade São Paulo e Pátio Paulista), no Edifício Gazeta (Reserva Cultural) ou o CineArte, dentro do Conjunto Nacional.

10. Itaú Cultural

O Itaú Cultural abriga diversas exposições, peças de teatro, shows, seminários e outras atrações – e o melhor: a entrada é gratuita. O espaço funciona, aos domingos e feriados, das 11h às 20hrs.

Para quem adora apreciar o melhor da arte em São Paulo sem gastar dinheiro essa é a opção perfeita. Fique atento à agenda de exposições, musicais e outros eventos.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *