Dicas & Destinos

Noruega, dicas práticas para sua viagem

Planejar bem sua viagem permite que você encontre aquilo que procura e viva os momentos que deseja, sem correr riscos durante suas merecidas férias. E se você ainda não sabe exatamente o que quer, oferecemos algumas idéias valiosas.

Aqui você encontra algumas matérias que já publicamos sobre a Noruega, incluindo algumas opções de passeios bacanas. Logo abaixo estão algumas dicas práticas para organizar sua viagem, não deixe de conferir!

Se você pensa que a Noruega é um lugar distante e de difícil acesso, está enganado: Existem vôos diretos de muitos lugares ao redor do mundo e se você está em algum país vizinho, você pode viajar de barco, trem ou ônibus – ou até de carro.

norway

De avião

O principal aeroporto da Noruega é o Aeroporto de Oslo, com embarques para cerca de 140 destinos no exterior. No entanto, você deve estar preparado para uma troca de aeronaves, antes de chegar ao seu destino final na Noruega.

De trem

Uma longa rede de trens faz a ligação da Noruega a outros países da Escandinávia e do resto da Europa, enquanto os trens domésticos na Noruega são operados pela estatal Ferrovias Nacionais Norueguesas (NSB).

De Copenhague, existem conexões regulares para a cidade de Oslo várias vezes por semana.

A maioria das viagens ferroviárias do continente são noturnas e você encontra vagões-leito em todas as linhas. Uma variedade de passagens com descontos pode ser encontrada para viagens de trem na Europa e na Noruega. Nem todos os trens oferecem serviços de primeira-classe, porém a segunda-classe já conta com serviços de alto-nível.

De carro

Se você chega à Noruega pelas fronteiras sueca, finlandesa ou russa, você passará por postos de controle de alfândega. São realizados procedimentos de controle de passaporte na fronteira russo-norueguesa, no trecho entre Borisoglebsky e Storskog.

De ônibus

Você pode chegar à Noruega em linhas de ônibus com origem na Suécia, Dinamarca, Finlândia e Rússia.

Os serviços desde Gotemburgo na Suécia e Copenhague na Dinamarca acontecem quase a cada hora. O serviço até Estocolmo também é oferecido com maior frequência do que por trens. Vários operadores oferecem passagens de ônibus baratas entre as grandes cidades da Noruega, Dinamarca e Suécia.

Também existem serviços de micro-ônibus entre Kirkenes, no Norte da Noruega, e Murmansk, na Rússia.

Outras linhas de ônibus existem entre a Suécia e as cidades de Bodø e Mo i Rana, assim como entre a Dinamarca e Stavanger.

De barco

Conexões de balsa são oferecidas entre a Noruega, Dinamarca, Alemanha, Suécia e o Reino Unido. As companhias que operam balsas oferecem pacotes promocionais que incluem o transporte de automóveis e passageiros e muitas linhas garantem descontos para idosos, crianças e estudantes.

Em Oslo, Bergen, Kristiansand e Stavanger é possível encontrar portos com serviços de marina.

A Noruega é um destino popular para cruzeiros e várias companhias operam em portos noruegueses. Muitos cruzeiros tem os fiordes como destino, além de belíssimas cidades litorâneas como Bergen. Outros destinos que integram os itinerários de cruzeiros noruegueses incluem as Ilhas Svalbard, Honningsvåg, Tromsø, Hammerfest, Trondheim e Ålesund.

oslo2

Dicas de viagem

Ligando para a casa

Disque “00” seguido pelos dois ou três dígitos do código de país, código de área e número do telefone.

Na maioria dos telefones celulares, o uso de “+” ao invés de “00” também funciona.

Se você liga para a casa utilizando um telefone celular, comprar um cartão SIM local (chamado “kontantkort”) pode ser a opção mais barata.

Horário de Verão

O horário de verão começa no último domingo do mês de março e termina no último domingo de outubro.

Os relógios são adiantados em uma hora no verão, movendo uma hora de luz solar da manhã para a noite.

Água potável

A água de torneira é apropriada para o consumo humano em toda a Noruega. Não há necessidade de comprar água engarrafada. A maior parte das águas que correm nas florestas e montanhas da Noruega é limpa e potável. No entanto, recomenda-se não consumir água em áreas de pastagens ou degelo de geleiras, que podem conter microrganismos nocivos.

Electricidade

O padrão norueguês é de 220 volts AC (50 Hz).

A Noruega adota o padrão de tomada europeu continental.

Quase toda a energia utilizada na Noruega e gerada por hidroelétricas, portanto faça uso com a consciência tranquila.

view_from_hallgrimskirkja_reykjavik

Exigências de visto e passaportes

Visitantes oriundos de países integrantes da área Schengen não necessitam apresentar passaporte ou visto ao entrar na Noruega, mas devem apresentar um documento de identificação válido. O cartão de identidadade da união européia ou passaporte são recomendados.

O arquipélago de Svalbard não integra a área Schengen, portanto todos os visitantes estrangeiros devem trazer seus passaportes. O cartão de seguro-saúde europeu não tem validade nas Ilhas Svalbard. Por esta razão, recomenda-se a compra de um seguro de saúde antes de viajar a Svalbard.

Cidadãos de alguns países fora da União Européia necessitam solicitar um visto de visitante. Você poderá conferir se a regra se aplica ao seu caso no site udi.no.

Acesso à internet

O acesso à internet é bom na maioria das cidades e vilarejos, seja pelo uso do plano de dados do telefone ou conexão wifi nos cafés e outras áreas públicas. A cobertura de dados no telefone pode ser instável em áreas mais remotas.

Muitos hotéis oferecem acesso gratuito à internet nos quartos. No entanto, se a conexão é imprescindível para você, recomendamos que você consulte o hotel antes de confirmar a reserva.

Muitos ônibus expressos e trens oferecem conexão wifi a bordo, mas normalmente exigem registro e tem capacidade limitada.

Moeda

A moeda norueguesa chama-se “kroner”, com abreviação NOK. Com isso em mente, qual o valor normal das gorjetas, dos preços e das contas?

Fuso horário

Em toda a Noruega vigora o Horário da Europa Central (CET), que corresponde a uma hora a mais que o Tempo Universal Coordenado (UTC+1).

tromvik-noruega

Línguas estrangeiras

A maioria dos noruegueses falam bem o inglês, sobretudo os mais jovens.
Muitos também aprenderam alemão, francês ou espanhol na escola, mas o nível de fluência varia.

O que vestir

O clima norueguês pode sofrer mudanças drásticas de um dia para o outro. Com isso em mente, traga uma seleção de várias camadas de roupa. Desta maneira é possível remover ou adicionar camadas de roupa dependendo da temperatura. Além disso, traga ao menos um suéter grosso, um casaco impermeável e/ou guarda-chuva, além de calçados confortáveis, botas ou tênis.

Se você viaja durante o inverno, irá precisar de um sobretudo, cachecol, luvas e sapatos aquecidos ou botas.

Durante o outono e primavera, você poderá precaver-se trazendo calças impermeáveis e botas.

Para o verão, vista trajes mais leves mas lembre-se de que as noites de verão podem ser mais frias, sobretudo nas montanhas.

Telefones de emergência

110 – Bombeiros
112 – Polícia
113 – Ambulância
120 – Emergência no mar
22 59 13 00 – Centro de Informações sobre Envenenamento
1412 TDD (textphone para deficientes auditivos)

Acompanhe também nossas dicas no instagram @EmbarquenaViagem e use a hashtag #EmbarquenaViagem para marcar suas fotos de viagem, dicas de lazer, hospedagem, entretenimento e cultura.

Embarque na Viagem, o melhor do Turismo, Hospedagem, Lazer, Entretenimento e cultura

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *