Dicas & Destinos

Ushuaia além da neve : O que fazer na cidade mais Austral do mundo

Ushuaia é um conhecido destino de inverno dos brasileiros que lotam a pequena estação de Cerro Castor durante a temporada de neve.

Poucos sabem, mas a cidade mais austral do mundo, é um destino de ano inteiro e durante as 4 estações Ushuaia respira aventura.

Tivemos sorte e dias antes de chegar na cidade aconteceu uma nevasca fora de época que deixou o cenário dos bosques de lengas mais parecidos com um filme. Falando em filme, O Regresso, estrelado por Leonardo Di Caprio, teve partes de suas cenas filmadas na região patagônica e nós passamos por lá para conferir de pertinho.

ushuaia_05

Pinguinera

 

No verão uma das grandes atrações são os pinguins. Diversas agências vendem navegações até a pinguineira para o turista interagir com estas criaturinhas simpáticas, mas infelizmente nas demais estações eles dão adeus ao canal de beagle e nos restam outros programas, com destaque para o trekking.

Faça a opção por um roteiro onde você consiga ter contato terrestre com os pinguins. Este passeios são mais caros, mas valem a pena.

Trekking 

 

São diversas trilhas de todos os níveis ao redor da cidade, nós fizemos o trekking para a laguna esmeralda. A trilha com 9 km ao total é fácil e bem sinalizada, hora você caminha dentro dos bosques de lengas, árvore nativa da patagônia, hora em planícies alagadas. Atravessa pequenos rios e de repente se depara com a fenda de uma vale cercado da cordilheira dos andes , glaciares e no centro, linda e magnífica a laguna esmeralda. O visual é lindíssimo e se o frio não for tão grande vale sentar e passar horas apreciando a paisagem. Detalhe que no inverno a laguna congela mudando completamente o visual e sendo possível caminhar sobre ela.

Outros trekkings disponíveis são Glaciar Martial (nível fácil e bem sinalizado) e o Glaciar Vinciguerra (16km) de média a alta dificuldade e pouco sinalizada. (aconselhamos ir com um guia)

Parque do Fim do Mundo

 

No parque do Fim do Mundo também encontramos algumas opções de trilha, são 40 km que podem ser desbravados em 3 dias com paisagens belíssimas e durante o verão é possível acampar.

ushuaia_23

Ushuaia é uma cidade recente e com uma história interessante. A povoação da área começou a ganhar força quando foi implantada na região uma colônia penal de criminosos reincidentes. Levar presos a Ushuaia permitia ao governo povoar uma área remota que carecia de presença argentina e, ao mesmo tempo, abrir mais vagas nas prisões da capital, que já estavam cheias.  Como os presos eram obrigados a trabalhar eles foram responsáveis pela construção das primeiras edificações, entre 1906 e 1920, a linha férrea mais austral do planeta foi construída por eles com o intuito de levar madeira da floresta para a cidade.

O presídio funcionou até 1947 e hoje em dia abriga o Museu Marítimo que conta um pouco sobre os navios e expedições que passaram por Ushuaia.

O trem do fim do mundo funciona atualmente como atração turística, a curta viagem é interessante e cara, 500 pesos por pessoa. O passeio é agradável, mas não é imperdível. O interessante mesmo e voltar no tempo e imaginar as dificuldades vividas pelos presos.

ushuaia_21

O parque reserva paisagens lindíssimas, vale a visita.

ushuaia_27

Outras Atividades

Ao norte da cidade está o lago Fagnano e Passo Garibaldi, onde tem um mirante que é parada obrigatória para apreciar a vista panorâmica do vale. Nessa região acontece os passeios de 4×4, trenó puxado pelos cachorros e dia de estância.

ushuaia_06

A 170 km nesta direção está Cabo San Pablo, um destino pouco explorado e remoto, mas com paisagem de tirar o fôlego. Decidimos ir conhecê-lo acompanhado do maior navegador brasileiro Amyr Klink. O lugar é querido por ele, pois no meio da paisagem deserta existe um navio naufragado há mais de 30 de anos e com a maré seca é possível chegar até a embarcação.

A navegação no canal de Beagle também é outro programa interessante. Nós tivemos sorte e conseguimos cruzar com algumas baleias, leões, focas marinhas e muitas aves. Além é claro de avistar o famoso Farol do Fim do Mundo.

ushuaia_01

Helicóptero

Voar de helicóptero traz uma sensação incrível! Imagine então, a sensação de sobrevoar a cordilheira dos andes. A empresa Heli Ushuaia oferece diversas opções. No programa que selecionamos fizemos um vôo de 30 minutos com direito a aterrissagem na montanha e espumante para brindar. Durante o trajeto voamos próximos a montanhas imponentes, passando por dentro de seus vales e observando as maravilhosas lagunas formada pela degelo dos glaciares.

Gastronomia

A parte gastronômica da cidade fica por conta das centollas, merluza negra e cordeiro patagônico. Pratos típicos da região eles podem ser encontrado em diversos restaurantes da cidade.

 

Informações úteis

Onde ficar

  • Arakur Ushuaia Resort & Spa

O Arakur Ushuaia Resort & Spa é membro do seleto grupo The Leading Hotels of the World, VIRTUOSO e Traveller Made

Tarifas na alta temporada (Jul-Out / Dec-Jan) a partir de US$ 400 para o casal e criança (até 3 anos), com café da manhã e shuttle ao centro de Ushuaia (8:00-22:00, de hora em hora).

Reservas: +54 (2901) 44 2901

reservas@arakur.com

www.arakur.com

ushuaia_25

  • Las Hayas

Tarifas a partir de R$700

www.lashayas.com.ar/pt/

ushuaia_15

Operadora de Turismo e Aventura

  • Brasileiros em Ushuaia 

Formada por queridos brasileiros estabelecidos em Ushuaia a equipe da agência está sempre disposta a tornar sua viagem uma experiência inesquecível.

www.brasileirosemushuaia.com.br

 

Onde comer

  • Restaurante Kaupe

www.kaupe.com.ar?

  • Ramos Generales

ramosgeneralesush.com.ar

  • Christopher

www.christopherushuaia.com.ar

Quando ir

  • Verão

A cidade respira os pinguins, se você quer encontro-los é nessa época que deve ir.

  • Outono

A região recebe os tons alaranjados e vermelho da estação ficando com o visual lindíssimo. Bom para fazer trekking.

  • Inverno

Se você quer esquiar, esta é sua estação.

  • Primavera

As temperaturas voltam a ficar amenas e vegetação começa a ganhar o tom de verde novamente.

 

Acompanhe também nossas dicas no instagram @insta.pelomundo. Aproveite e use a hashtag #instapelomundo e #EmbarquenaViagem para marcar suas fotos de viagem, dicas de lazer, hospedagem, entretenimento e cultura.

 

2 Comentários

  1. Pingback: Embarque na Viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *