Dicas & Destinos

Roma respira história e esbanja charme

Não é exagero chamar Roma de ‘museu a céu aberto’. Obras erguidas em pleno Império Romano, como o Coliseu e o Templo de Saturno, sobrevivem até hoje e dão verdadeiro banho de história em todos que se aventuram pelas ruínas e escavações comuns na cidade. Além de conhecer praças e galerias, visite o Vaticano – menor estado independente do mundo –, conheça de perto os afrescos de Michelangelo pintados na Capela Sistina e visite a Basílica de São Pedro, onde as missas são celebradas pelo papa. Entre um passeio e outro, reserve tempo para provar a legítima massa italiana, fazer compras e curtir a vida noturna do agitado bairro Trastevere.

rome_the-vatican_shutterstock_110843582

Quando ir

Com estações bem definidas, o verão de Roma costuma ser bem quente e no inverno pode nevar. Sendo assim, opte pela primavera (de março a junho) ou pelo outono (de setembro a dezembro) para aproveitar melhor a Cidade Eterna.

Curiosidades

Além de receber as famosas lutas de gladiadores, o Coliseu também recebia simulações de batalhas navais. Túneis acumulavam águas das chuvas e um dispositivo enchia parte de sua estrutura em minutos.

Pontos turísticos

O que não falta em Roma são atrações para sua viagem se tornar inesquecível. Além do famoso Coliseu, descubra o imponente Fórum Romano, o Pantheon e a vista incrível do alto do Palácio Vitoriano. Faça um roteiro especial e conheça de perto a Piazza Navona, a Fontana di Trevi e Piazza Di Spagna, além de passear pelo Vaticano, menor estado independente do mundo.

Coliseu

Também conhecido como Anfiteatro Flaviano, é o cartão-postal mais famoso da Itália e um dos pontos turísticos mais visitados em toda a Europa. Construído entre 72 d.C. e 80 d.C., este símbolo do Império Romano foi palco de inúmeros espetáculos de gladiadores, onde homens lutavam pela vida contra feras. Apesar de estar parcialmente destruído, você pode ver de perto a grandiosidade da arena, que comportava 70 mil pessoas.

Coliseo

ENDEREÇO: Piazza del Colosseo

Fórum Romano

Localizado no centro da cidade, ao lado do Coliseu, o Fórum Romano era o principal centro comercial, político e judiciário da Roma Imperial. As principais ruínas que ainda estão de pé no local são o Arco de Tito (datado de 81 d.C.), a Basílica Giulia (54 a.C.) e o imponente Templo de Saturno (5 a.C.).

roma-forum-romano-creditos-thinkstock-139606212

ENDEREÇO: Piazza Santa Maria Nova

Museus do Vaticano e Capela Sistina

Passeie pelas galerias e conheça de perto valiosas coleções de artes e antiguidades. Entre as atrações estão peças egípcias, tapeçarias dos séculos 15, 16 e 17, a pintura ‘Escola de Atenas’, de Rafael, o teto dourado da Galeria dos Mapas e a Escadaria em espiral, de Giuseppe Momo. A grande atração, porém, fica por conta da Capela Sistina e os afrescos pintados por Michelangelo, Botticelli e Ghirlandaio. É nesta grande sala que os conclaves se reúnem quando é necessário escolher um novo papa. Se quiser ter tempo para admirar todas as obras nos Museus do Vaticano, chegue cedo para evitar as longas filas.

roma-vaticano-thinkstock-464528801

ENDEREÇO: Piazza San Giovanni in Laterano

Basílica de São Pedro

Na visita à Basílica de São Pedro, importante símbolo do catolicismo e considerada a maior igreja do mundo, você aprecia a escultura Pietà, esculpida em mármore por Michelangelo. O local também abriga o túmulo de São Pedro e o altar papal, adornado pelo imponente Baldacchino. Aproveite a oportunidade e caminhe pela Praça de São Pedro, adornada por estátuas de santos e colunas projetadas por Bernini.

roma-pieta-thinkstock-504341295

ENDEREÇO: Piazza di San Pietro | Vaticano

Palácio Vitoriano

A imponente construção está localizada na Piazza Venezia e abriga o Museu da História Militar da Itália. Além da tradicional foto em frente ao palácio, conheça a parte interior e, principalmente, faça o passeio Roma dal Cielo. Nele, um elevador te leva ao topo do prédio, de onde verá toda a cidade do alto, incluindo o Coliseu, o Fórum Romano e o Vaticano.

ENDEREÇO: Piazza Venezia.

Pantheon

Também conhecido como Panteão de Agripa, é um dos edifícios mais preservados da Roma Antiga. Foi construído há mais de dois mil anos como templo politeísta (dedicado a diversos deuses), mas no século 7 se tornou cristão. Neste local estão os túmulos do rei Vitório Emanuel II e de Rafael. Destaque para a cúpula que permite a entrada da luz natural.

ENDEREÇO: Piazza della Rotonda

Castelo Sant’Angelo

Localizado nas margem do rio Tibre, próximo ao Vaticano, o castelo foi construído pelo imperador Adriano, na Roma Antiga, para ser um mausoléu pessoal e familiar. Depois disso, funcionou como edifício militar e, na Idade Média, fortaleza papal. Hoje o Castelo Sant’Angelo abriga um museu. Do alto da muralha é possível ter vista panorâmica da Cidade Eterna.

ENDEREÇO: Lungotevere Castello, 50

Piazza Navona, Fontana di Trevi e Piazza Di Spagna

Construída em cima de um antigo estádio romano, a Piazza Navona é uma das praças mais famosas de Roma, com fontes e muitos cafés ao seu redor. A poucos minutos de caminhada dali está a Fontana di Trevi, com estátua do deus Netuno sobre um carro em forma de concha, puxado por dois cavalos-marinhos. Já a Piazza Di Spagna tem como marca a escadaria e a igreja Trinità dei Monti no topo.

roma-piazza-spagna-thinkstock-477866125

Galleria Borghese

Apesar de pequeno, é considerado um dos museus mais importantes do mundo. O acervo da Galleria Borghese contém pinturas clássicas, renascentistas e neoclássicas, incluindo obras de Bernini e Caravaggio. A galeria está localizada no parque Vila Borghese, que ainda abriga outros museus, um zoológico e um lago artificial. Por lá, é possível andar de bicicleta, fazer piquenique e passear de barco.

ENDEREÇO: Via Tevere, 15

Acompanhe também nossas dicas no instagram @EmbarquenaViagem e use a hashtag #EmbarquenaViagem para marcar suas fotos de viagem, dicas de lazer, hospedagem, entretenimento e cultura.

Embarque na Viagem, o melhor do Turismo, Hospedagem, Lazer, Entretenimento e cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *