Dicas & Destinos

10 razões para fazer um intercâmbio cultural

Fluência em um novo idioma, habilidades de relacionamento com outras pessoas, experiência internacional e a vontade inesgotável de conhecer novas culturas são alguns dos resultados apontados pela Experimento Intercâmbio Cultural, maior rede especializada do Brasil, como impactos de um intercâmbio cultural.

Pensando nos efeitos de um programa de intercâmbio no desenvolvimento pessoal e profissional dos participantes, a Experimento elencou as dez principais razões pelas quais vale a pena investir em um intercâmbio cultural no exterior:

1) Entrar em contato com uma nova cultura

Entrar em contato com uma cultura desconhecida pode ser desafiador, mas os resultados são valiosos e envolvem aprimoramento da capacidade de se relacionar com outras pessoas e de se adaptar a diferentes cenários e costumes. Adquirir habilidades como essas é um passo definitivo e tem impactos profundos na vida dos participantes.

Um estudo feito pela Federação Experimento, rede internacional com representação em 23 países, da qual a Experimento faz parte, mostrou que 66,25% dos ex-intercambistas participantes avaliaram que a experiência impactou de maneira positiva seu desenvolvimento pessoal e profissional.

estudar

2) Escolher entre uma grande variedade de modalidades que se adaptam ao seu perfil

Intercâmbio cultural não é sinônimo de participar de aulas de um idioma no exterior. É possível aproveitar a estadia em outro país para aprimorar uma área de interesse, seja um hobby ou uma competência profissional, e com isso explorar o máximo da experiência. As modalidades podem se adequar a diferentes perfis e faixas etárias, e incluem também cursos profissionalizantes, universitários, programas de férias, ensino médio no exterior, entre outros.

3) Conhecer um novo país além do turismo

Visitar um país como turista é estar na superfície da cultura do local. Um intercâmbio cultural, por outro lado, significa mergulhar em uma nova realidade e experimentar viver como um nativo. “Além do contato com um novo idioma, aprender a lidar com diferentes comportamentos, que vão desde os hábitos alimentares até a maneira de se expressar, é um dos resultados mais valiosos de uma experiência de intercâmbio cultural”, afirma Emilia Miguel, gerente comercial da Experimento.

4) Adquirir desenvolvimento profissional

Uma experiência no exterior, por si só, é um grande diferencial no currículo. Em geral, isso aponta um profissional resiliente, com grande facilidade de adaptação e equilíbrio emocional. E, se o conhecimento em outros idiomas já é pré-requisito nas empresas, as possibilidades de intercâmbio no exterior permitem também obter um título acadêmico, trabalhar e participar de um curso profissionalizante. Com a aplicação prática do idioma, a proficiência é aprimorada, assim como as habilidades em diversas áreas de atuação, como negócios, publicidade, turismo, cinema, artes, moda e design.

5) Desenvolver independência e maturidade

Quase metade dos brasileiros que participaram da pesquisa feita pela Federação Experimento afirmou ter desenvolvido confiança e autoestima como resultado do intercâmbio cultural. “Os jovens, principalmente, amadurecem muito depois dessa vivência. Além de estarem longe dos pais, eles cuidam das tarefas domésticas e precisam administrar o tempo para não prejudicar os estudos. É uma carga grande de responsabilidade dependendo da idade, mas com consequências extremamente positivas para toda a vida adulta”, afirma Emilia.

voo

6) Aprender a valorizar sua família e seu país de origem

Às vezes é preciso tomar distância de uma situação para valorizar o que está bem diante de nós. Viver um período longe do país de origem, da família e dos amigos, em um país completamente diferente, significa criar um novo olhar sobre o que já estamos habituados. Em geral, as pessoas que participam de um intercâmbio voltam com outra visão sobre aspectos socioeconômicos e políticos do país de origem, e com outro nível de cumplicidade com a família e os amigos.

7) Aprender um novo idioma da melhor maneira

Por mais dedicado que seja um estudante de idiomas no país de origem, o aprendizado jamais será tão valioso quanto o contato diário e constante com falantes da língua. “Quando o estudante ainda não domina o idioma, atividades simples como fazer um pedido em um restaurante, marcar uma consulta pelo telefone ou pagar uma conta no banco são um grande desafio. Se não há outra maneira a não ser colocar o idioma em prática, o aprendizado se torna muito mais rápido e efetivo”, comenta Emilia.

8) Aprimorar sua capacidade de se relacionar com outras pessoas

Estar em um ambiente pouco familiar requer a habilidade de construir novos laços e de se abrir para diferentes maneiras de pensar e agir. O intercâmbio é uma ótima ferramenta para aprimorar as habilidades de comunicação e desenvolver jogo de cintura para lidar com pessoas e situações difíceis. Isso terá impactos em todas as relações dos participantes ao longo da vida.

9) Aprender a ver o mundo sob um novo olhar

Visitar outros países e entrar em contato com outras culturas é uma maneira eficaz de perceber que há muito mais a ser descoberto do que a realidade que conhecemos em nosso país de origem. Como consequência, aprendemos a interpretar o mundo como se utilizássemos novas lentes, com uma visão de mundo expandida.

intercambio

10) Sair da zona de conforto

Este é o maior passo para qualquer pessoa que pensa em realizar um intercâmbio cultural. Independente do perfil, da faixa etária e dos objetivos do participante, para que a experiência seja valiosa em todos os aspectos, é inevitável abandonar a zona de conforto e experimentar sensações novas e desconhecidas.

Acompanhe também nossas dicas no instagram @EmbarquenaViagem e use a hashtag #EmbarquenaViagem para marcar suas fotos de viagem, dicas de lazer, hospedagem, entretenimento e cultura.

Embarque na Viagem, o melhor do Turismo, Hospedagem, Lazer, Entretenimento e cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *