Consumo consciente em prol da natureza

O brasileiro está mais consciente na hora de consumir, segundo uma pesquisa realizada no final de 2015 pela Empresa Brasileira de Comunicação – EBC. Os dados apontam que 85% da população entende que o progresso não está em consumir mais, mas em consumir melhor (a média mundial é de 78%), enquanto 75% das pessoas acreditam que um consumo exagerado pode impor riscos ao planeta e à sociedade, também superando a média mundial, que é de 70%.

No que diz respeito ao consumo de alimentos, que representam mais de 40% da cesta de compras de uma família, 34% optam pela praticidade e conveniência na hora de adquirir o alimento, 23% pela qualidade, 23% pelo prazer e apenas 21% pela saúde, mostrando que, apesar de conscientes, estamos longe de priorizar a sustentabilidade na hora da compra.

A poluição e o esgoto não tratados prejudicam a qualidade das águas interiores, é o que mostra uma pesquisa realizada pelo IBGE no ano de 2015, onde foram avaliados os aos de 2001 a 2003, onde mostra que o percentual de esgoto tratado no Brasil era inferior a 60,0%. Em 2009, essa taxa chega a 68,4%. A partir de 2010, houve um declínio, possivelmente associado ao maior número de municípios amostrados, que eram 1.739 em 2009 e passaram a 1.948 em 2010. Em 2011, a taxa recuou para 67,9%. Assim, de 2001 a 2011, houve um incremento de aproximadamente 1,6 bilhão de m³ (ou 15,4%) no volume de esgoto tratado.

Mesmo com estes números, a população está ficando cada vez mais exigente e as empresas estão mais antenadas em cuidar do meio ambiente e do produto que entregam para os clientes. O Santa clara Eco Resort é uma destas empresas que desde de sua criação se preocupa com o que proporciona para seus hóspedes e visitantes.

A utilização da água no Santa Clara é tratada de forma consciente, não havendo nenhum tipo de desperdício. “Toda água de reúso é aplicada para irrigar o pomar, sendo que essa água provém de nascente, e toda a área da nascente é de preservação, assim aumentamos a área entorno com plantio de arvores nativas, declara Taiza Krueder, diretora do local.

Com uma distância de 270 km de São Paulo, o Eco Resort apresenta uma estrutura em harmonia com a natureza, oferecendo conforto para todos os hóspedes, provindos de recursos naturais de maneira consciente, sem agredir o meio ambiente, assim colocando em prática diversas ações em prol da preservação da natureza. Um exemplo disso é a plantação que também é um ponto forte para o Resort. O plantio e cultivação de  hortaliças orgânicas como frutas, verduras e temperos sem o uso de agrotóxicos e a contaminação da água e do solo, abastecem a cozinha do Santa Clara, e ainda, todo domingo, é montado uma espécie de feira orgânica para os clientes, onde são vendidos produtos como: alface lisa e crespa, couve manteiga, agrião seco, berinjela, mandioca, rabanete, cebolinha, salsinha, sálvia, capim-limão e outros.

A área dispõe de seis piscinas (duas cobertas e aquecidas; uma climatizada; uma climatizada com praia artificial e rio; uma climatizada com toboágua; e outra com água mineral corrente), todas são tratadas com ozônio, além de serem abastecidas por fonte de água mineral, localizada dentro do próprio resort.

cassio-tavares-piscina-coberta-noite

Fazendo uso de energias limpas, evitando lançamento de poluentes na atmosfera, todo aquecimento de água, dentro do Santa Clara Eco Resort, é feito via placas solares, abastecendo assim tanto os 93 apartamentos, quanto as piscinas.

“Temos uma atividade bem enriquecedora para as crianças, levamos os pequenos para fazerem a ordenha das vacas, e esse leite é utilizado para servir nossos próprios clientes”, ressalta Taiza.

Por fim, Taiza ainda destaca que são apoiadores do Grupo Ecociente e que os caminhos das trilhas são guiados com informações sobre a natureza do local e o mesmo acontece na atividade de plantio com as crianças na horta.

Sustentabilidade não é abrir mão do conforto e dos mimos que estamos acostumados quando viajamos. Sustentabilidade é tomar um banho quente e agradável, mas usando luz solar para aquecer a água, é passar o dia inteiro dentro de uma piscina aquecida, mas aquecida por energia solar, é comer bem, mas comer uma comida sem agrotóxico e da cultura local, é poder comprar produtos feitos por pessoas da comunidade local, produtos únicos!

1 Comentário

  1. Pingback: Embarque na Viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *