Variedades & Tecnologia

Aeroportos do Brasil podem receber posto de imigração dos EUA

O Departamento de Segurança Nacional do Governo Norte-Americano selecionou 11 novos aeroportos em nove países para possível expansão do US Preclearance – programa que permite que os passageiros façam a imigração para os Estados Unidos antes mesmo de embarcar no voo, no aeroporto de origem. Entre eles os aeroportos do Galeão, no Rio, e de Guarulhos, em São Paulo. Trata-se de um programa de liberação prévia para viajantes que têm o país como destino. Se os governos brasileiro e americano fecharem um acordo, postos avançados de controle de imigração para os EUA poderão ser instalados nos dois aeroportos, o que garantiria o carimbo de entrada em terras americanas antes do embarque no Brasil. Os aeroportos selecionados junto com os brasileiros foram: Buenos Aires, Bogota, Cidade do México, Milão, Edimburgo, Islândia, Osaka, Roma e St. Maarten.

Imigração na chegada aos Estados Unidos (foto divulgação U.S. Customs and Border Protection)

Imigração na chegada aos Estados Unidos (foto divulgação U.S. Customs and Border Protection)

A proposta é ajudar a reduzir o atraso dos voos e facilitar a vida dos passageiros que têm conexão nos Estados Unidos, que muitas vezes enfrentam longas filas para a imigração no momento do desembarque, além de aumentar a segurança. Fazendo os procedimentos imigratórios no Brasil, os passageiros desembarcariam nos Estados Unidos como se estivessem em voos domésticos, sem precisar enfrentar filas e também teriam maior agilidade em conexões. A Concessionária RIOgaleão aposta nessa maior agilidade que o US Preclearance pode trazer como oportunidade de crescimento. A expectativa é atrair passageiros de outras cidades ou países para embarcar para os EUA a partir do Rio de Janeiro.

No entanto, não há um prazo definido para que a medida seja implantada. É necessário um acordo entre o governo dos dois países para que isso se torne realidade. O processo pode levar até três anos.

Com informações do site Melhores Destinos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *