Entenda as vantagens e escolha a melhor opção de seguro viagem

Viagem de férias definitivamente não combina com imprevistos. Por esse motivo, contratar um seguro viagem é a maneira mais prática e garantida de evitar gastos excessivos e estresses com problemas como extravio de bagagem ou documentos, acidentes ou indisposição repentina de saúde.

É um erro considerar o seguro viagem um luxo e logo cortá-lo do orçamento. Existem vários tipos de coberturas e diferentes serviços em cada plano. Além do internacional, também é possível contratar para destinos nacionais, viagens de cruzeiros e intercâmbios. Se o seu destino é Europa, fique atento! Em lugares como França, Itália, Alemanha e Portugal só é possível entrar com esta documentação.

Stethoscope

Separamos um guia rápido para você entender como este serviço funciona e como escolher a melhor opção para sua viagem. Confira!

O que é o seguro viagem?

O seguro viagem é uma proteção para imprevistos. Este serviço é pago, cobrado por dia ou diárias, e te ajuda a não se preocupar com gastos em dólares ou euros para ser atendido por um médico em outro país, por exemplo. Nesse caso você não precisa pagar a conta do hospital na hora, pois as despesas serão cobertas pelo seguro. Se precisar localizar uma bagagem, este auxílio também pode estar incluso na cobertura. Há vários tipos de planos e preços, e na Europa é obrigatório comprovar que há um seguro contratado para entrar em mais de 20 países.

Para que serve o seguro viagem?

Você só deve acionar o serviço se precisar de atendimento médico ou auxílio em casos de acidentes, extravio de bagagens, perda de documentos pessoais ou ajuda para se reorganizar se houver alterações em horários e datas de voos. Tudo depende do destino e do que você incluir na cobertura. Com o seguro viagem você não estará sozinho para lidar com qualquer dificuldade que possa impactar negativamente o seu roteiro.

Quais os tipos de seguro viagem?

As coberturas mais comuns incluem despesas médicas, situação de morte e reembolsos por extravio das malas ou bagagem danificada. Você pode se planejar para obter planos mais completos, com facilidades para cancelamento de viagem, cobertura para doenças preexistentes, passagens aéreas para familiares, assistência jurídica ou até prorrogação de estadia. A principal mudança em cada tipo de plano é o valor do reembolso.

Como funciona?

Em grande parte dos casos você precisa apenas assinar documentos referentes ao seu seguro viagem no dia em que for atendido. Nos casos de problemas de saúde, você pode acionar o seguro para ser encaminhado para o hospital mais próximo ou receber o médico no hotel, por exemplo. Se precisar comprar medicamentos ou tiver problemas com bagagens você pode preencher a solicitação de reembolso após a viagem para não ficar no prejuízo.

Onde o seguro viagem é obrigatório?

Além dos cuidados com passaporte e visto nas viagens internacionais, a entrada em 27 países europeus exige um seguro viagem com cobertura mínima de 30 mil euros. Para saber se é obrigatório na sua viagem, consulte se você vai passar pelos países integrantes do acordo Schengen, que são: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Itália, Islândia, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polônia, Portugal, República Tcheca, Romênia, Suécia e Suíça. No caso de intercâmbio, a Austrália exige um seguro-saúde, que garante acesso ao sistema de saúde público australiano.

Seguro viagem internacional

Para ter certeza se determinada cobertura é eficiente, pesquise os custos de um atendimento médico na moeda local no país de destino. Os Estados Unidos, por exemplo, costuma ter custos mais altos em saúde, se comparado ao mesmo serviço no Brasil. Entre os seguros disponíveis no mercado, os custos com saúde podem ter cobertura de 40 mil a 1 milhão de dólares. Na hora de comparar preços, muitas vezes a diferença de valor mais alta pode compensar, principalmente em casos específicos, como acidentes durante a prática de esportes radicais.

Dicas de viagem CVC

Acompanhe também nossas dicas no instagram @EmbarquenaViagem e use a hashtag #EmbarquenaViagem para marcar suas fotos de viagem, dicas de lazer, hospedagem, entretenimento e cultura.

Embarque na Viagem, o melhor do Turismo, Hospedagem, Lazer, Entretenimento e cultura

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *