Dicas & Destinos

Mulheres: confiram algumas dicas essenciais para curtir sua viagem sozinha

Meninas, hoje as dicas vão especialmente para vocês, claro que os rapazes também poderão se orientar com esse ‘pequeno manual para mulheres viajarem sozinhas’ e assim evitar alguns inconvenientes naquela trip tão desejada. Eu, que sou uma viajante solo de carteirinha e amo descobrir novos lugares na minha própria companhia, resolvi dividir com vocês algumas dicas para dar aquele empurrãozinho que talvez você preciso para descobrir esta nova prática. Acredito que será bastante útil.

Viajar sozinho é uma prática que vem crescendo muito atualmente. Embora algumas pessoas ainda se assustem com a ideia, o número de viajantes solo vai aumentando cada vez mais. E nós, mulheres, não estamos ficando para trás nesses índices. Obviamente que as chamadas viagens low-cost tiveram grande participação nesta escolha de viagem e cá entre nós, quando voltamos de uma aventura solo logo queremos planejar a próxima e acabamos nos viciando.

Se você é uma dessas pessoas que vai se jogar no mundo pela primeira vez, eu sugiro que siga algumas dicas bem básicas para que tudo transcorra direitinho, sem “atropelos e perdidos”. Sei que algumas delas irão parecer muito obvias ou esquisitonas, mas acredite: todas merecem ser consideradas.

1. Vamos sair da zona de conforto?

Viajar sozinho vai te dar a grande e deliciosa oportunidade de fazer o que você quiser, quando você quiser e do seu jeito. Mas obviamente você não vai ficar presa ao obvio e fazer apenas coisas sem tempero, por medo de estar sozinha. Conheça melhor os seus limites, siga no seu próprio ritmo, mas se desafie. Converse com estranhos, experimente não ficar tão preso ao GPS e ouse um pouco a descobrir algo que te surpreenda.

2. Experimente sabores locais

A gastronomia é parte fundamental de toda viagem. Desde as pequenas barraquinhas de rua até os grandes mercados gastronômicos, experimente os sabores locais e prove aquilo que os moradores comem. Embora algumas coisas não sejam tão convidativas e até mesmo assustadoras quando estiver viajando vale a pena se arriscar e comer algo que você simplesmente não conhece. Mas vá com calma, sem exageros, ok.

3. Hospedagem diferenciada

Eu sei que não são todos que curtem esta opção de hospedagem, mas sempre tem alguém que está precisando economizar uma graninha e isso pode agregar coisas bem legais para sua viagem, como conhecer moradores locais, por exemplo. Então se você não quer gastar mais com hotel, considere o CouchSurfing . O crescimento da prática de emprestar o sofá vem mostrando que é bem mais seguro do que pode parecer. Você pode optar por essa experiência em apenas um trecho curto da viagem, se preferir. Pode ser interessante.

Compare aqui as melhores taxas de câmbio e faça sua compra ou venda de moedas

4. Aprenda expressões básicas do idioma

Não é preciso aprender frases complicadas, mas algumas frases e expressões básicas já vão ajudar bastante e evitar alguns momentos de sufoco. Lembre-se sempre de ter um belo sorriso acompanhando suas palavras. Elas podem até parecer um pouco incompreensíveis em algum momento, mas nada como um sorriso para abrir portas.

5. Ative sua rede de contatos

Sabe aquele amigo do amigo do amigo? Então, aproveite e faça contato com ele. Nunca é demais ter pessoas conhecidas quando você vai para um lugar estranho e está sozinha, principalmente se for um país bem diferente de sua cultura. Com dicas bem simples dos habitantes locais você vai conhecer as ruazinhas e cantinhos secretos, que poucos turistas conhecem, e ainda vai voltar de viagem com muitas histórias especiais.

6. Siga sua intuição

Sua intuição sempre será sua melhor companhia nesta viagem. Se você acha que aquela rua deserta, que pretende passar está parecendo um pouco suspeita, não vá por ela, mesmo que isso signifique dar uma volta maior. Se uma pessoa que parece meio estranha está vindo na sua direção, invente alguma coisa e saia fora, busque algum lugar com mais pessoas e se misture a elas.

7. Mentirinhas inocentes não fazem mal algum

Sim, você está viajando sozinha, mas nem todo mundo precisa saber disso. Em alguns casos é mais conveniente dizer para as pessoas que você vai encontrar com amigos/marido/esposa. Você pode até mesmo usar uma aliança de mentirinha em alguns países mais delicados, com histórico de insegurança para mulheres em viagem.

8. Já experimentou se sentar no bar?

Essa história que mulher respeitável não se senta no balcão do bar para tomar um drink ou comer alguma coisa rápida já deu né? Além de ser um belo motivo para observar melhor o ambiente, ainda pode render uma bela conversa com o vizinho de balcão e com o barman. Se você não fizer nenhum amigo, pelo menos vai conseguir algumas boas dicas locais.

9. Muita atenção com a mala

Não importa se você vai ficar no mesmo hotel por semanas, ou se vai mudar de tempo em tempo. Mala boa é mala prática. Daquelas que você tira poucas coisas e reorganiza rapidamente. Então, já sabe: aqui não há lugar para exageros. Afinal, a última coisa que você vai querer na sua viagem é arrastar uma mala gigante pra todo canto.

10. Faça um city tour

Não há nada de errado em fazer um city tour no início de sua viagem ou em alguns lugares específicos. Isso não te torna uma pessoa menos interessante e mais entojada. Eu costumo sempre fazer isso para poupar tempo e conhecer melhor os meu pontos de interesse com um expert no assunto. Depois posso voltar com calma para ver melhor aquilo que ficou merecendo mais atenção. Além disso, os tours te dão a chance de conhecer outros viajantes, se informar de coisas que você nunca ouviria falar.

11. Compre um chip local

Viagem conectada é essencial. Então, providencie um chip de telefone local. Principalmente se você for viajar por um longo período. Aproveite e divulgue seu número para seus familiares e amigos. Confira também o plano de internet incluso no pacote, ok. Esse detalhe vai ser muito útil para fazer aquelas postagens maravilhosas nas suas redes sociais.

12. Baixe aplicativos interessantes

Tem tanto aplicativo de viagem super útil hoje em dia que fica difícil escolher os mais indicados para baixar. Tradutores, mapas, guias de passeios na cidade, guias de restaurantes e mais um monte de “ajudinhas básicas” estão disponíveis para você baixar. Escolha aqueles que se identificam mais com o perfil de sua viagem e vá os conhecendo melhor antes de viajar.

13. Não tenha medo das pessoas

Converse com todo mundo. Saia falando com o funcionário do supermercado, do hotel, do restaurante, da loja, bata papo com o taxista e trate de socializar. No início vai parecer estranho, mas a sensação gostosa vai te surpreender.

14. Faça cópia de seus documentos

Esse é um detalhe muito importante e que merece total atenção na sua viagem. Tire uma foto ou escaneie todos os seus documentos e envie por email para você e uma pessoa de sua confiança. Se algo sumir, ao menos você terá um backup. Aproveite e deixe também com algum familiar ao menos uma cópia de cada documento.

15. Mantenha todos informados

É muito importante, por uma questão obvia de segurança e também pela paz de espírito daqueles que se importam com você, sempre fazer contato. Seja por e-mail, sms ou ligando mesmo, tenha certeza que todos ficarão mais tranquilos durante sua viagem. Uma boa dica é sempre que você for para algum lugar mais curioso, estranho, delicado… (entedeu né?) dar um toque para alguém ficar ciente de que você está seguindo para aquele local. Se possível, deixe seu itinerário completo. O mesmo vale se você for esquiar próximo ao local de sua hospedagem, escalar, praticar algum esporte radical ou fazer algo sozinha por mais tempo. Nestes casos, informe também para alguém de seu hotel/hostel.

16. Faça um seguro viagem

Essa é uma dica essencial. NUNCA viaje sem seguro. Além de ser um investimento barato é a certeza de ter paz de espírito e garantia de atendimento médico rápido e sem grandes custos. Afinal, nunca sabemos o que pode acontecer, desde problemas com a companhia aérea até acidentes inesperados que não temos como prever.

17. Compre ou leve seu próprio GPS

Se você for alugar um carro, confira o custo do GPS junto à empresa de aluguel – e depois cheque quanto custa comprar um. Se você está planejando ficar com o carro por mais de uma semana, acaba saindo mais barato comprar o seu próprio GPS e alugar um carro simples. E o melhor, na próxima viagem, basta levar o seu. Isso é economia progressiva.

18. Atualize a leitura

Aproveite as pausas, os intervalos, o voo, aquele momento essencial de ócio de viagem para colocar a leitura em dia. Pode ser uma ótima estratégia para te ajudar a relaxar e dar aquela desacelerada também.

19. Não fique limitado apenas aos caminhos turísticos

Não siga somente as multidões. Se você já fez seu city-tour, já conheceu aqueles pontos mais famosos do lugar, agora é hora de se perder e descobrir coisas novas. Sempre que puder, escolha aquele caminho menos convencional para conhecer entre um lugar e outro.

20. Seja respeitoso e atencioso

Não importa qual seja o seu destino no mundo, preste sempre atenção detalhes primordiais da cultura local. Ainda que alguns tropeços estrangeiros sejam facilmente perdoados, existem coisas que não se pode fazer de forma alguma. Antes de viajar, estude um pouco a cultura local para minimizar situações constrangedoras. Acredite, não vai demorar muito para você descobrir quais são as furadas e se ligar que seguir as “regras” e mostrar toda a sua educação é uma bela demonstração de repeito aos seus anfitriões.

Agora é com você, pé na estrada e depois que voltar de sua viagem, conta pra mim como foi. Se tiver mais dicas, deixe aqui em nossos comentários para compartilhar com novas viajantes solo.

Acompanhe também nossas dicas no instagram @EmbarquenaViagem e use a hashtag #EmbarquenaViagem para marcar suas fotos de viagem, dicas de lazer, hospedagem, entretenimento e cultura.

Embarque na Viagem, o melhor do Turismo, Hospedagem, Lazer, Entretenimento e cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *