Dicas & Destinos

6 opções para curtir seu carnaval no México

Se você pensa que a festa de carnaval só é grande no Brasil, está muito enganado. Além do tradicional baile de máscaras em Veneza, na Itália, vários países da América Latina e Caribe comemoram o festejo sendo o México um dos grandes entusiastas da data. Então, prepare o passaporte, escolha uma região e descubra o que o carnaval mexicano tem de melhor.

1-Mazatlán (Sinaloa) – de 23 a 28 de fevereiro
Um dos mais antigos do México, é bastante tradicional com bailes de salão, coroação da rainha, desfile dos reis e apresentações de bandas.

2-Veracruz (Veracruz) – de 21 de fevereiro a 01 de março
Bem parecido com o carnaval do Rio de Janeiro, o de Veracruz reúne desfile de carros alegóricos, rituais de queima do mau humor, festas na rua e coroação dos reis do carnaval.

3-Campeche (Campeche) – de 16 a 28 de fevereiro
Também um dos mais antigos do México, é bastante tradicional no país e um tanto quanto diferente dos do Brasil. Começa com a queima do mau humor em uma fogueira, que é representado por um boneco gigante vestido de pirata feito de trapos. Boneco queimado, dá-se início ao festival das flores com bailes populares e desfiles de carros alegóricos. A festa termina com a queima do boneco Juan Carnaval.

4-Estado de Morelos – Janeiro e Fevereiro
O carnaval no estado de Morelos é bastante tradicional e acontece em diversas cidades durantes os meses de janeiro e fevereiro, sendo Jiutepec, Tepoztlán, Tlayacapan, Tlaltizapan, Yautepec, Axochiapan e Atlatlahucan as principais. Bastante animado, o carnaval de rua é marcado pelo bloco dos chinelos, foliões mascarados que percorrem as ruas das cidades chamando as pessoas para bailarem ao som de tambores e instrumentos de sopro.

Compare aqui as melhores taxas de câmbio e faça sua compra ou venda de moedas

5-Mérida (Yucatán) – 22 de fevereiro a 01 de março
Um dos melhores carnavais do país e bastante familiar, começa os festejos com a queima do mau humor, que na região se dá por uma incrível queima de fogos seguida de um concerto musical. A festa se segue com a batalha das flores na qual as pessoas “guerream” atirando flores umas nas outras. A diversão continua com o desfile dos barcos. Bastante criativo, os barcos são ornamentados das mais diferentes formas… Entre uma atividade e outra ritmos latinos povoam as ruas da cidade e não deixam ninguém ficar parado. A festa também se encerra com uma grande queima em praça pública de Juan Carnaval.

6-Puebla (Puebla) – fevereiro
Bastante diferente das outras localidades, o carnaval de Puebla é único e presta homenagem General Zaragoza, que com apoio dos indígenas zacapoaxtlas venceu os franceses na famosa batalha de 5 de maio de 1862. Nele, os foliões se organizam em quadrilhas com personagens predeterminados, como índios, conquistadores etc. Também há diabos e mortos que entretêm os participantes com coreografias especiais ao longo da apresentação.

Acompanhe também nossas dicas no instagram @EmbarquenaViagem e use a hashtag #EmbarquenaViagem para marcar suas fotos de viagem, dicas de lazer, hospedagem, entretenimento e cultura.

Embarque na Viagem, o melhor do Turismo, Hospedagem, Lazer, Entretenimento e cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *