Por um Mundo Melhor

Museu do Amanhã exibe documentário sobre mudanças climáticas

O Museu do Amanhã promoverá evento sobre as mudanças climáticas e seus impactos no funcionamento dos ecossistemas. Na próxima terça-feira, dia 14/02, será exibido no Observatório do Amanhã, o documentário “Para onde foram as andorinhas?”, de Mari Corrêa e roteiro de Paulo Junqueira. A obra, exibida e aclamada durante a Conferência do Clima da ONU (COP) 21, em Paris, mostra a realidade vivida por índios do Parque Nacional do Xingu e como as transformações climáticas vêm alterando a base alimentar, sistemas de orientação do tempo, e até seus rituais.

O documentário trata de assuntos muito importantes: As grandes monoculturas de soja e milho e áreas de pasto desmatadas para a pecuária que tomaram conta de todo entorno do Parque Indígena do Xingu. Elas estão causando grandes mudanças climáticas, e afetando diretamente a segurança alimentar, entre outros aspectos, dos 16 povos indígenas que ali habitam.


Continua depois da publicidade Ⓘ

✔ PAUSA PARA O MERCHAN: Acompanhe também as principais notícias de Portugal num único lugar: www.portaldeportugal.com - dicas, curiosidades e muita informação.


De acordo com relatos dos anciãos de diferentes grupos étnicos que vivem no Parque, as andorinhas que costumavam voar em bandos para anunciar o início da estação chuvosa já não podem ser vistas. As borboletas, que visitaram as aldeias, sinalizando a secagem do rio, desapareceram. Era diferente no passado, dizem eles. Mas o aumento do calor, a falta de chuva, o desmatamento em torno do Parque, e até mesmo a construção de barragens, são apontados como causas dessas mudanças.

Em seguida, o físico Paulo Artaxo, um dos maiores especialistas em alterações climáticas do mundo, conversará com o público sobre a nova época geológica, chamada de Antropoceno, e seus impactos no funcionamento dos ecossistemas.


Publicidade Ⓘ

Seguro viagem com até 15% de desconto!!! Se está planejando uma viagem não esqueça de contratar um seguro!? Clique neste link para encontrar os melhores preços.  ✔ Use o cupom EMBARQUEVIAGEM10 e ganhe 10% de desconto, e para chegar a 15%, faça o pagamento por BOLETO e garanta mais 5%.


O evento é gratuito e as inscrições podem ser feitas pelo site. Confira mais informações aqui.

Apresentação do documentário “Para onde foram as andorinhas?” no Museu do Amanhã

  • Data: 14 de fevereiro (terça-feira)
  • Horário: das 15h às 16:30h
  • Local: Observatório do Amanhã
  • Endereço: Praça Mauá, nº 1, Centro – Rio de Janeiro

RESOLVA TUDO PARA A SUA VIAGEM AQUI 


  Seguros Promo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *