Variedades & Tecnologia

Agenda de concertos do órgão da Matriz de Santo Antônio em Tiradentes

Exemplar do século XVIII, o órgão de tubos da Matriz de Santo Antônio em Tiradentes faz parte do patrimônio histórico brasileiro. Construído em Portugal no século XVIII, em estilo Rococó, ele foi encomendado em 1785 ao organeiro português Simão Fernandes Coutinho, na cidade do Porto. A Vila de São José do Rio das Mortes, hoje conhecida com Tiradentes, vivia a efervescência musical do período barroco e o órgão acompanharia a liturgia e as celebrações familiares. Restaurado agora de modo pleno, o órgão da Matriz de Santo Antônio emite hoje o mesmo som, dos 680 tubos, que se ouvia no século XVIII e foram resgatados os aspectos estéticos e funcionais originais.

Toda essa história continua viva por causa do trabalho da organista Elisa Freixo, responsável pela manutenção dos instrumentos

Assistir ao concerto no órgão da Matriz de Santo Antônio é como uma viagem no tempo que nós permite experimentar as sensações e interpretar os sentimentos humanos de outra época.

Matriz de Santo Antônio. Foto: Reprodução TV Globo

Atualmente, às sextas-feiras, são realizados concertos, executados pela organista oficial Elisa Freixo e convidados. Confira a agenda do mês de março:

  • 03/03 – 20h30 – Thiago Tavares
  • 10/03 – 20h30 – Elisa Freixo e convidados
  • 17/03 – 20h30 – Elisa Freixo e convidados
  • 24/03 – 20h30 – Elisa Freixo e convidados
  • 31/03 – 20h – Elisa Freixo e convidados

Os concertos na Matriz de Santo Antônio, em Tiradentes/MG podem ser acompanhados mediante compra de ingressos (no local). Informações pelo telefone (32) 98812-8512. Ingressos a partir de R$ 35,00.

A visita à Matriz de Santo Antônio reserva muitas surpresas, apresenta obras de arte em um espaço que é um dos símbolos de Tiradentes e fascina pela riqueza de detalhes. Aproveite e faça um tour virtual:

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *