Hoje, 1º de março é celebrado o Dia do Turismo Ecológico

No dia 1º de março é celebrado o Dia do Turismo Ecológico. Nesta data, no ano de 1988, este segmento foi introduzido oficialmente no Brasil. O Turismo Ecológico ou Ecoturismo pode ser definido como uma prática de lazer, esporte ou educação, em áreas naturais, que utiliza o patrimônio natural e cultural de forma sustentável, incentiva a sua conservação, promove a formação de consciência ambiental e garante o bem-estar das populações envolvidas e do meio ambiente local.

Dentre as atividades do Turismo Ecológico destacam-se banhos de cachoeiras, caminhadas por trilhas, passeios a cavalo, pesquisas científicas, acampamentos, dentre outros. O objetivo é aproveitar ao máximo a natureza e ao mesmo tempo se desconectar do estresse cotidiano. O desafio é buscar em cada cidade locais com potencial para o desenvolvimento de atividades de turismo ecológico e cair pra dentro da aventura ecológica.

Lembre-se: “Da natureza não se tira nada, a não ser fotos, não se deixa nada, a não ser pegadas, e não se leva nada, a não ser lembranças”. Quando visitar um ambiente natural, leve com você apenas fotos e recordações. Outras “lembrancinhas”, como conchas, pedras, flores, devem ser deixados no local em que estavam. Cada um desses elementos compõe uma parte do ecossistema e sua ausência pode gerar um impacto em cadeia. Por isso, não arranque flores, não mecha em ninhos e deixe os animais em paz. E quando for embora, recolha todo o seu lixo e não deixe nada que você levou no ambiente natural. Alguns animais podem confundir uma embalagem de salgadinho com alimento e acabar sufocado.Fórmula da Reconquista

O turismo ecológico se evidencia de qualquer outro tipo de turismo tradicional pela iniciativa dos viajantes se deslocarem do seu local de origem em busca de áreas relativamente pouco conhecidas, com objetivos específicos de estudo, admiração e prazer. Acredita-se que no Brasil existam mais de meio milhão de pessoas que praticam o ecoturismo, num total de 50 milhões no mundo. Deverá ser uma das principais modalidades do lazer e turismo nos próximos anos.

A base do Turismo Ecológico são as caminhadas, pois para se praticar qualquer modalidade é preciso chegar ao atrativo natural através de pelo menos uma pequena distância a pé. E para caminhar não são necessários grandes equipamentos, mas valem algumas dicas:

  • planeje o seu roteiro pesquisando em guias e mapas;
  • leve boné, protetor solar e labial, óculos de sol, binóculo, lanterna, bússola e canivete, capa de chuva, máquina fotográfica e cantil.
  • caminhe sempre de mãos livres e coloque os seus acessórios em mochila ou pochete.
  • use roupas leves no verão e escolha um bom calçado, bota ou tênis de caminhada com boa aderência para diversos tipos de terrenos.

Acompanhe também nossas dicas no instagram @EmbarquenaViagem e use a hashtag #EmbarquenaViagem para marcar suas fotos de viagem, dicas de lazer, hospedagem, entretenimento e cultura.

Embarque na Viagem, o melhor do Turismo, Hospedagem, Lazer, Entretenimento e cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *