Variedades & Tecnologia

Eden Rock Gallery, no Caribe, apresenta exposição com obras de Salvador Dalí

Salvador Dalí não era apenas um pintor, era um artista multifacetado em todos os sentidos da palavra. Ele foi amplamente reconhecido como escultor, escritor, ilustrador, cineasta, designer de jóias e muito mais. E inspirado em suas pinturas mais famosas criou esculturas de bronze, que representam um aspecto significativo do surrealismo tridimensional e testemunham a força expressiva de suas imagens iconográficas surrealistas.

As esculturas de bronze fazem parte da mostra “Salvador Dalí – Sculpture Collection” e estão expostas até o dia 30 de abril na Eden Rock Gallery, galeria de arte do icônico hotel Eden Rock em St Barth, no Caribe. Ao longo dos últimos vinte e cinco anos, estas esculturas têm visitado mais de oitenta museus e locais de prestígio e já foram vistas por mais de dez milhões de pessoas.

Nobility of Time – Salvador Dalí

Um aspecto importante da vida artística de Dalí é a criação de uma coleção de esculturas em bronze.  A paixão e o desejo irresistível de se expressar esculturalmente permaneceram por toda a vida do artista, datando de 1934 até 1987. Dalí era fascinado por esta forma de transformação e criou maquetes e desenhos originais para serem transformados em esculturas e objetos surreais. Desta forma, o gênio criativo de Dalí se manifestou  em tridimensionalidade, trazendo forma em esculturas que estão entre as imagens iconográficas mais famosas e amadas criadas por Dalí durante sua vida.

Vision of The Angel – Salvador Dalí

Dalí usou certos itens e eventos de sua infância que aparecem de forma recorrente  em seu trabalho como ícones, ricos em significado emocional. Estes itens incorporam algumas das crenças mais fortes de Dalí; a obsessão com o tempo, como retratado em sua notória pintura de 1931 “The Persistence of Memory”, que também está presente em suas esculturas “Profile of Time” e “Nobility of Time”;  seu fascínio pela beleza e pela forma feminina podem ser vistas nas esculturas “ Space Venus”  e “The Woman Aflame”;  a muleta, outro motivo familiar na obra de Dalí que simboliza apoio e estabilidade estão caracterizadas em “Alice in Wonderland” e “ Snail and the Angel.”

Ao longo dos últimos vinte e cinco anos, estas esculturas têm visitado mais de oitenta museus e locais de prestígio e foram vistas por mais de dez milhões de pessoas. Esta coleção extraordinária traz à tona um aspecto até então desconhecido da obra de Dalí, permitindo à escultura assumir um papel mais importante.

Eden Rock – www.edenrockhotel.com.

Alice in Wonderland | Dalinian Dancer – Salvador Dalí

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *