Dicas & Destinos

Camboja: uma terra secular e mística

Não está claro há quanto tempo as pessoas vivem no que é hoje o Camboja, uma vez que os estudos de sua pré-história ainda não foram aprofundados. A Datação por Carbono de uma antiga caverna no noroeste do Camboja sugere que pessoas utilizando ferramentas de pedra viveram na caverna há cerca de 4.000 a.C., e o arroz tem sido cultivado em solo cambojano desde muito antes do primeiro século. Os primeiros cambojanos provavelmente chegaram muito antes destas datas, provavelmente migrando do norte, embora nada se saiba sobre a sua língua ou a forma de vida que levavam.

O Camboja é um país do sudeste asiático, pertencente à antiga colônia francesa da Indochina, e que faz fronteira com Vietnã, Tailândia e Laos. Esta terra mágica e mística, construída com lendas de seculares, abriga templos antigos, história cativante, densas florestas e animais exóticos.

É um dos países de maior biodiversidade no sudeste da Ásia. Suas florestas servem como habitat de muitas espécies ameaçadas, algumas das quais já desapareceram em outros países vizinhos. O crocodilo-siamês, o elefante-asiático e o tigre sobrevivem em refúgios florestais exuberantes, espalhados por todo o país. Aves, incluindo faisões e patos-selvagens, além de mamíferos, bois-selvagens, panteras e ursos são abundantes em todo o país.

Os templos maravilham e causam espanto pela sua idade, arquitetura e, principalmente, pelo nível de detalhamento. A habilidade dos pedreiros e escultores é assombrosa. É no Camboja que se localiza a cidade de Angkor, um dos maiores atrativos do país, imperdível e inesquecível. Repleto de templos, serviu como sede do império Khmer, que governou a região até o século 13.

Uma visita ao Camboja é certeza de aguçar a espiritualidade, uma oportunidade para se aprender os ensinamentos milenares e conhecer as fundações religiosas que esculpiram a forma moderna de vida deste país.

Qual a melhor época para visitar o Camboja?

Apesar das altas temperaturas perdurarem durante o ano todo, os meses de novembro, dezembro e janeiro possuem um clima mais agradável e com menor incidência de chuvas.

O Camboja sofre a influência do clima tropical de monções e possui 3 épocas distintas: de novembro a fevereiro, quando a temperatura e as condições climáticas são mais agradáveis; de março a maio, quando as temperaturas são bastante elevadas, ficando na casa dos 35 ºC; de junho a outubro, a época de chuvas torrenciais.

Principais cidades e atrações para visitar no Camboja

Phnom Penh
Sob o barulho de riquexós e motos do Camboja reside a serenidade das envelhecidas mansões coloniais francesas e templos que amortecem a paisagem caótica de Phnom Penh. Situado no interior das muralhas do Palácio Real, fica a Pagoda de Prata, uma estrutura fascinante forrada com 5.000 blocos de prata pesando mais de 6 toneladas. Esta deslumbrante obra abriga um Buda do século 17, cortado em cristal Baccarat, e outro feito quase inteiramente de ouro com aproximadamente 10.000 diamantes.

Siem Reap
Incrustada na selva, a antiga cidade de Angkor Wat é a principal atração para os visitantes de Siem Reap. A proximidade da cidade ao lendário complexo de arenito a torna a porta de entrada ideal para passeios e itinerários mais longos. É o local perfeito para relaxar e se descontrair em um restaurante local, depois de um longo dia explorando o maior monumento religioso do mundo, ou para armazenar lanchinhos antes de enfrentar os 60 quilômetros quadrados de passagens e palácios.

O Parque Arqueológico de Angkor possui 41 templos. Por este motivo muitos pacotes incluem 2 ou 3 dias em Siem Reap para que se tenha tempo de explorar pelo menos os mais famosos, como Angkor Wat, Banteay Srey, Bantey Samre, Phrah Khan, Neak Pean, Bayon Temple – com suas mais de 200 faces esculpidas e 54 torres – e o Ta Prohm – Jungle Temple, que ficou conhecido mundialmente depois de servir como locação do filme “Lara Croft: Tomb Raider”.

Angkor Wat
Angkor Wat, com sua beleza e estado de conservação, não tem rival. É o maior e mais bem preservado templo do complexo de Angkor. Sua imponência é maior do que a das pirâmides, e sua distinção artística é tão fina como a do Taj Mahal. Foi construído na primeira metade do século 12 e estima-se que sua construção levou 30 anos, simbolizando o poderio e magnificência dessa época. É considerado uma das 7 maravilhas do mundo moderno.

Informações Úteis

  • Capital Phnom Penh.
  • Moeda Riel (KHR).
  • Língua oficial Khmer.
  • Governo Democracia parlamentarista unitária e monarquia constitucional.
  • Religião Budismo.
  • Fuso horário UTC +10:00.
  • Principais cidades Phnom Penh, Ta Khmao, Battambang e Siem Reap.

Acompanhe também nossas dicas no instagram @EmbarquenaViagem e use a hashtag #EmbarquenaViagem para marcar suas fotos de viagem, dicas de lazer, hospedagem, entretenimento e cultura.

Embarque na Viagem, o melhor do Turismo, Hospedagem, Lazer, Entretenimento e cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *