Gay Travel & Fun

Buenos Aires inaugura estação de Metrô em homenagem a ativista LGBT

Uma das cidades mais gay friendly da América Latina, Buenos Aires deu um passo importante para se posicionar ainda mais como destino gay para turistas do mundo inteiro. Na última segunda (20/03) a estação de metrô Santa Fé, na esquina da Avenida Santa Fé e Pueyrredón, que faz parte da linha H foi reaberta com o nome de Estação Carlos Jaúregui. A inauguração contou com a presença com a presença do prefeito de Buenos Aires, Horacio Rodríguez Larreta.

Pode parecer algo simples, mas trata-se de um marco mundial já que é a primeira vez que uma estação de metrô no mundo recebe o nome de um ativista LGBT. Advogado, Carlos foi um importante defensor dos direitos humanos LGBT e foi o primeiro presidente da Comunidade Homossexual Argentina. Em 1992 ele liderou a primeira Marcha do Orgulho Gay Lésbico em Buenos Aires, o que ajudou a impulsionar o primeiro projeto de união civil e a inclusão da orientação sexual na cláusula anti-discriminatória da Constituição da Cidade de Buenos Aires. Após sua morte, em agosto de 1996, uma procissão fúnebre reuniu dezenas de pessoas desde a Plaza de Mayo até o Cemitério de La Chacarita. Sua importância foi tão grande que desde 2012 o dia 20 de agosto, data de sua morte, passou a ser o Dia do Ativismo pela Diversidade Sexual em Buenos Aires.

A estação na região da Recoleta, uma das mais famosas da capital da Argentina, tem como destaques um painel com uma imagem do ativista e uma escada colorida nos tons do arco-íris, em referência a rainbown flag usada pelo ativismo gay. Certamente passará a integrar o roteiro de qualquer turista gay que visitar Buenos Aires e poderá significar o início de um ciclo de homenagens a ativistas gays em diversas cidades do mundo que se intitulam gay-friendly.

Fotos: Divulgação e reprodução twitter do prefeito de Buenos Aires

O Primeiro Shopping de Containers da Zona Sul Carioca

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *