Descubra Portugal

Guimarães, o Berço de Portugal

A cidade de Guimarães, classificada como Patrimônio Mundial pela UNESCO em 2001, é uma cidade com uma carga histórica incomparável, que continua atual, evoluindo e modernizando-se agilmente. Com seu imponente castelo, largos e ruas antigas, o caráter da cidade histórica alia-se à energia jovem que a invade e que cada vez mais contribui para sua identidade e marca. A apenas 50 km do Porto, é uma cidade a descobrir em Portugal.

Aqui Nasceu Portugal

Local onde em 1110 nasceu o primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques, o Castelo de Guimarães é um dos monumentos mais simbólicos e importantes da história nacional.

No século X, a Condessa Mumadona Dias mandou construir o Mosteiro de Santa Maria em Vimaranes (agora Guimarães). Devido aos ataques dos mouros, surgiu a necessidade de erguer uma fortaleza para defender os monges e as populações que ali viviam, conduzindo à existência do Castelo de Guimarães. O castelo sofreu obras de melhoramento ao longo dos séculos, servindo de residência a várias famílias reais.

Terminado seu papel defensivo em variados confrontos ao longo da história, como, por exemplo, a Batalha de São Mamede, o castelo caiu em desuso. No século XX foi declarado Monumento Nacional, época em que foram iniciadas as obras de restauração. Hoje, o Castelo de Guimarães tem elementos que facilitam a acessibilidade daqueles que o visitam — continuando a ser efetuadas melhorias estruturais.

Mais do que uma Residência: o Paço dos Duques de Bragança

A construção desta residência real foi encomendada por Afonso Henriques, Duque de Bragança, e construída entre 1401 e 1442. Em 1933, o Paço dos Duques sofreu uma grande renovação para passar a servir de residência oficial para o ditador Antônio de Oliveira Salazar, sendo ainda hoje usado como residência oficial do Presidente da República.

Descobrindo suas Ruas Mais Típicas, Largos e Praças

 A Praça de Santiago é um dos locais mais frequentados pelos habitantes locais, onde existem várias esplanadas e espaços de descontração, como restaurantes, cafés e bares. Nesta praça, existiu uma capela do século XVII que foi demolida no final do século XIX, existindo hoje ainda lajeados de granito que marcam seu local original.

Passear pelas ruas de Guimarães é uma das melhores formas de conhecer a cidade. O Largo da Oliveira no centro histórico é o local ideal para ver alguns dos monumentos mais emblemáticos da cidade, como a Igreja de Nossa Senhora da Oliveira e os Paços do Concelho (onde reside agora o Museu de Arte Primitiva Moderna). Podemos também ver o belo Padrão do Salado, alpendre Gótico erguido no reinado de D. Afonso IV para comemorar a Batalha do Salado, em 1340. A Rua de Santa Maria é uma das ruas mais antigas da cidade, que faz a ligação entre a zona do Castelo e o Convento de Santa Clara (atual Câmara Municipal de Guimarães).

Não Só de Dia Vive Guimarães

Se durante o dia a vida passa-se nas ruas históricas da cidade, também à noite não falta o que fazer. Desde esplanadas no centro histórico a discotecas para os que querem dançar noite adentro, Guimarães tem muito para se escolher.

Concentram-se maioritariamente no Largo da Oliveira, na Praça de Santiago e na Rua de Santa Maria os bares e esplanadas mais concorridos da cidade. Com suas áreas exteriores agradáveis e ambiente animado, estes espaços enchem-se de pessoas em movimento.

Capital Europeia da Cultura

A distinção de Capital Europeia da Cultura em 2012 trouxe à cidade a renovação de símbolos vimaranenses, dando nova vida e luz à cidade. A requalificação do Largo do Toural é um dos exemplos marcantes do impacto que a Capital Europeia da Cultura teve no rejuvenescimento da cidade. Também levou à construção da Plataforma das Artes e da Criatividade, que por sua vez levou à reabilitação do antigo Mercado de Guimarães, iniciativas que ajudaram a dinamizar ainda mais a cidade. Aliando a história à inovação, Guimarães tem assumido a renovação e modernização como pilares centrais de seu crescimento.

Uma Vista Aérea da Cidade

Fazendo a ligação entre a cidade e a Montanha da Penha, o teleférico é uma excelente opção para ver Guimarães do alto. A 400 metros de altura, permite percorrer uma distância de 1700 metros em apenas 8 minutos. Uma vez na montanha, existem várias atividades para descontrair, como por exemplo percursos terrestres, minigolfe, restaurantes e cafés. Se quiser fugir do lado urbano da cidade, pode-se dormir no camping da Penha e aproveitar a natureza. Um dos pontos mais importantes da Montanha da Penha é o Santuário da Penha, local de peregrinação visitado por muitos fiéis, principalmente durante o verão.

Provar um Pouco da Cultura

A gastronomia Minhota é rica e variada, contendo vários pratos de bastante substância! Além das muito conhecidas especialidades, como o cabrito assado, o arroz de cabidela, o bacalhau assado e os rojões, há também um vasto leque de doces de origem conventual — entre eles, destacam-se as tortas de Guimarães e o toucinho do céu, que certamente agradarão os mais gulosos!

Como chegar a Guimarães

Os trens saem do Porto em vários horários ao longo do dia, o que faz de Guimarães o bate volta perfeito desde a cidade do Porto. A viagem dura em média 1 hora.

Você pode ir de/para Braga de ônibus também. Essa viagem dura somente 25 minutos.

Se você estiver de carro, fica ainda mais fácil combinar com Porto e Braga (78,7 km trajeto Braga-Guimarães-Porto).

Acompanhe também nossas dicas no instagram @EmbarquenaViagem e use a hashtag #EmbarquenaViagem para marcar suas fotos de viagem, dicas de lazer, hospedagem, entretenimento e cultura.

Embarque na Viagem, o melhor do Turismo, Hospedagem, Lazer, Entretenimento e cultura

1 Comentário

  1. Pingback: Embarque na Viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTATO

ENTRE EM CONTATO
EMBARQUE NA VIAGEM

Telefone: +55 (21) 9.6746-9983 (whatsapp).

De 2ª a 6ª-feira, das 10 às 20h.

E-MAIL

RÁDIO

BOLETIM
EMBARQUE NA VIAGEM

De segunda a sexta, às 20h55.

Clique aqui e ouça