Dicas & Destinos

Dicas da França: o que você precisa saber antes de ir

A França é um destino de desejo para muita gente. E não é por acaso! Imagine só caminhar entre os pontos turísticos e históricos de Paris, se perder em meio aos encantos do Vale do Loire ou do charme da Provence ou ainda aproveitar o Mar Mediterrâneo visto a partir das belas praias de Côte-d’Azur. Não é um sonho? Sabendo disso, a Air France resolveu juntar as principais dicas para quem vai fazer a primeira viagem ao país ou para os que já têm a França como um velho amigo e quer matar a saudade.

PLANEJANDO A VIAGEM

Para ajudar seus passageiros, a companhia aérea francesa preparou um guia de viagem em seu site, o Travel by Air France, com dicas essenciais e informações práticas sobre vários destinos no mundo. Na França, por exemplo, você pode encontrar os guias de Paris, Nice, Bordeaux e Toulouse, entre outras cidades.

PASSAPORTE, DOCUMENTOS E VISTOS

Brasileiros precisam de visto para entrar na França? É obrigatório ter seguro saúde? Quais outros documentos são necessários? Essas são algumas perguntas recorrentes que a Air France vai ajudar a responder.

Os brasileiros não precisam de visto para entrar na França e em toda a Europa, se tiverem permanência de até 90 dias, mas passam normalmente pela imigração ao desembarcar no continente.

Por isso, é importante que todos os documentos estejam em ordem e prontos para entregar aos oficiais. O passaporte deve ter validade mínima de seis meses a contar da data do embarque. Entregue-o aberto na página que tem sua foto, junto com o comprovante da passagem de volta.

É possível que o viajante seja questionado se tem como se manter durante o período que vai ficar no país e onde vai se hospedar, por isso, é importante ter à mão comprovantes financeiros, como extratos bancários, e comprovante de reserva de hospedagem, seja em hotel ou locação de apartamentos. Caso vá ficar hospedado na casa de alguém, seu anfitrião deve enviar para o Brasil, por serviço postal, uma carta-convite física e assinada, contendo todas as informações sobre sua estadia.

Outro item importante é o seguro saúde no valor mínimo de 30 mil euros, para eventuais despesas médicas, que deve ser feito de forma a ter validade em todo o Schengen. Esse foi um acordo feito entre vários países europeus que permite a livre circulação. Fazem parte dele 25 países: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Países Baixos, Polônia, Portugal, República Tcheca, Suécia e Suíça.

Na imigração, nem sempre são solicitados todos os documentos, mas não arrisque. Entregue somente o que for solicitado, mas mantenha todos com fácil acesso. Ninguém quer voltar para casa sem visitar o Louvre ou Torre Eiffel, certo?

Se bater aquele receio em relação ao idioma, já no aeroporto de Paris, onde fica o hub da Air France e de onde partem os voos para outros destinos franceses e europeus, a companhia oferece um serviço de acompanhamento, com funcionários que falam diversos idiomas, incluindo o português. Então, não tem tanto problema assim não dominar o francês ou o inglês. Esse serviço está disponível nos aeroportos Paris-Charles de Gaulle, Paris-Orly, Bordeaux e Nice.

Se você pretende ficar mais que 90 dias no país, além de todos esses documentos é necessário solicitar antecipadamente o visto long séjour (longa permanência). Dependendo do tipo de viagem que for fazer, varia o tipo de visto: estudante, pesquisador científico, au pair, entre outros. Para mais detalhes, acesse o Consulado Geral da França no Brasil.

TEMPERATURA E CLIMA NA FRANÇA

Para não cometer gafes na hora de arrumar suas malas, a Air France compilou as principais informações sobre o clima da França por período e região.

A primavera vai de meados de março até a metade de junho e é a melhor época para visitar regiões como a Provence, por exemplo, já que as flores tomam conta da paisagem e o clima está mais ameno. Mas em abril costuma chover bastante, então vá preparado. O outono, que vai do meio de setembro até um pouco antes do Natal, em dezembro, também oferece um clima mais convidativo. Andar em Paris, por exemplo, fica ainda mais encantador pelas cores da estação mesclada à arquitetura da cidade.

Como na maioria dos destinos europeus, o verão, que vai de junho a setembro, traz disposição e alegria para turistas e locais, que aproveitam os parques como em nenhuma outra estação. Mesmo sendo menos intenso do que no Brasil, o sol pode queimar, então, leve protetor solar, principalmente em julho, que é o mês mais quente.

Outra estação de temperaturas um pouco mais extremas é o inverno, que começa no meio de dezembro e se estende até março. Apesar de, nesse período, seus melhores amigos serem os casacos quentes, gorros, cachecóis e luvas, para aguentar temperaturas que podem ficar abaixo de zero, é mágico para os brasileiros verem a neve de perto e vivenciar, por exemplo, o Natal bem branquinho, como é mostrado nos filmes.

Por conta da variedade dos cenários naturais franceses, há algumas subdivisões do clima temperado do país que, em geral, é ameno. No Sul, principalmente próximo à costa do Mediterrâneo, há mais sol no céu em todas as estações e o verão é quente e seco. Já na costa Oeste, o clima é mais diversificado e conta com mais chuvas. A região montanhosa, principalmente na região dos Alpes Franceses, frio, neve e chuva devem ser considerados na montagem da mala. Descendo as montanhas, mas se mantendo na parte continental, o frio ainda é intenso.

Seja quando e onde for, a França é sempre um destino mágico para se visitar.

Acompanhe também nossas dicas no instagram @EmbarquenaViagem e use a hashtag #EmbarquenaViagem para marcar suas fotos de viagem, dicas de lazer, hospedagem, entretenimento e cultura.

Embarque na Viagem, o melhor do Turismo, Hospedagem, Lazer, Entretenimento e cultura

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *