Gastronomia etc.

‘Heranças Portuguesas’ resgata a cultura lusitana na Tasca do Filho d’Mãe

O Filho d’Mãe herdou a vocação culinária que faz a fama da Gruta Santo Antonio em Niterói. Técnicas e sabores permeiam na cozinha do restaurante, que fica no Vogue Square, onde o Chef Alexandre Henriques coloca em prática muito do que vivenciou em quase trinta anos à frente da casa niteroiense. Com o sotaque português que lhe é familiar, o restaurante não nega suas origens ao apresentar a típica cozinha portuguesa. Mas as raízes da terrinha ultrapassaram a fronteira gastronômica com o lançamento do projeto ‘Heranças Portuguesas’, uma série de eventos realizados no restaurante que resgata a cultura portuguesa e mescla atrações musicais, literárias e, claro, a boa mesa lusitana.

“Minha mãe é portuguesa e tenho uma relação afetiva com o país. Vou muito para Portugal e vejo muitos brasileiros apaixonados pela cultura e gastronomia de lá. Queremos trazer um pouco dessa tradição, não só da culinária, para nosso restaurante, para que os cariocas tenham uma experiência mais completa do que vivemos por lá.”, conta Alexandre.

O evento de estreia, no dia 03 de maio, terá como tema ‘O Banquete do Imperador’, com uma noite inspirada no livro ‘História da Gastronomia Brasileira’, de Ricardo Amaral e Robert Halfoun, que através de pequenos textos e receitas retrata a história da gastronomia brasileira desde a época do império.

Alguns dos causos de D. Pedro I descritos no livro serão o aperitivo para iniciar a noite contados pelo próprio Ricardo Amaral. Para o jantar, o chef Alexandre Henriques prepara um menu com cinco etapas (duas entradas, dois pratos principais e sobremesa) com releitura de pratos que D. Pedro I gostava de comer quando chegou no Brasil. Já a Banda Lusófona, formada por músicos profissionais e representa o Grupo Lusófona, dá o tom ao evento com apresentação de um repertório de Fado e o ator português Tony Correia é o convidado para recitar versos de Fernando Pessoa, um dos mais consagrados poetas português.

Heranças Portuguesas – Banquete do Imperador

  • Quando? Dia 03/05/2017 às 20 horas
  • Reservas pelo telefone (21) 3030-9080 (limitada a 90 pessoas)
  • Preço? R$ 220 por pessoa (bebidas à parte)
  • Onde? Tasca do Filho d’Mãe – www.tascafilhodamae.com.br
  • Endereço? Avenida das Américas 8585 – Barra da Tijuca – No Vogue Square

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *