Dicas & Destinos

Escócia oferece rota do uísque como programação neste verão

A Escócia é um lugar repleto de lagos e montanhas que compõem um cenário natural impressionante. A paisagem da região é marcada por cidades medievais, rios, castelos e ilhas, com diversas apresentações culturais e fatos históricos interessantes. O país, que faz parte do Reino Unido, também abriga o lendário Lago Ness, o segundo maior escocês e onde se acredita viver o monstro Nessie.

Um dos principais produtos comercializados e produzidos pela Escócia são os uísques. Eles estão presentes em toda parte: bares, restaurantes e até museu. A bebida exerce uma grande influência sobre os escoceses. Uma dose de uísque pode celebrar desde nascimentos até reuniões sociais. Antigamente, ela também possuía um uso medicinal – enfermidades como gripes e resfriados eram tratadas com a bebida. É uma das exportações mais importantes para o país.

Se você se interessa pelo assunto, é possível conhecer o complexo processo de produção do Scotch Whisky, visitando as diversas destilarias presentes no país. A qualidade do uísque depende de muitos fatores, como a localização da destilaria, a fonte de água utilizada e a cevada. Para ter um conhecimento maior sobre a bebida e o desenvolvimento dela na Escócia, faça o tour da The Scotch Whisky Experience. O lugar foi fundado em 1987 por 19 fabricantes escoceses, e oferece um passeio com um guia interativo e atividades que estimulam todos os sentidos. Também é possível ver a maior coleção de uísque escocês, com quase 3.500 garrafas. Depois de fazer o passeio, você terá mais informações para escolher entre as várias destilarias espalhadas pela Escócia.

O país possui cinco grandes regiões produtoras: Lowland, Campbeltown, Islay, Highland e Speyside. A última é a mais famosa pela presença de grandes marcas e por ter a metade das fábricas produtoras do destilado. O passeio é marcado pela paisagem rural e pode ser feito de carro, utilizando a linha ferroviária ou um ônibus turístico. De Edimburgo são cerca de 320 quilômetros. Algumas das destilarias que podem ser visitadas são Cardhu, Glenfiddich e The Glenlivet. Cardhu possui um tour que passa por todas as etapas de produção do uísque e é uma das únicas fábricas administradas por mulheres na região. Já a famosa destilaria Glenfiddich produz um dos uísques mais vendidos no mundo, foi fundada em 1886 pela família William Grant e uma das primeiras a ter um centro de visitas. Por fim, a The Glenlivet existe desde o século 19, e há possibilidade de engarrafar o uísque que levará para casa.

Melhor época para visitar

As temperaturas na Escócia são mais amenas na primavera e no verão. De acordo com a agência online de viagens ViajaNet, é possível encontrar passagens aéreas para o destino a partir de R$ 3.094 no início do mês de setembro, com saída de São Paulo.

Acompanhe também nossas dicas no instagram @EmbarquenaViagem e use a hashtag #EmbarquenaViagem para marcar suas fotos de viagem, dicas de lazer, hospedagem, entretenimento e cultura.

Embarque na Viagem, o melhor do Turismo, Hospedagem, Lazer, Entretenimento e cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *