Dicas & Destinos

Reino Unido celebra o 50º aniversário da descriminalização da homossexualidade

No próximo mês de julho o Reino Unido comemora os 50 anos da descriminalização da homossexualidade na Inglaterra e País de Gales. Apesar da lei só ter mudado anos depois na Escócia (1980) e Irlanda no Norte (1982), esse ano as paradas gays e diversos eventos pelo Reino Unido irão celebrar esse marco importante na história.

Algumas exposições já estão em cartaz, como a “Queer British Art 1861-1967”, que fica até 01/10 no Tate Britain e traz um retrato de corpo inteiro de Oscar Wilde, verdadeiro tesouro nacional que foi preso por causa de sua sexualidade. O The Red House recebe até 28/10 a exposição “Queer Talk: Homosexuality in Britten’s Britain”, que celebra o relacionamento pessoal e profissional de 39 anos entre o compositor britânico Benjamin Britten e o cantor Peter Pears.

Em maio o British Museum, principal museu do Reino Unido, irá receber a exposição “Same-sex desire and gender identity”. Entre os objetos exibidos estará, por exemplo, uma vasilha de prata romana com duas cenas sexo entre gays, uma entre dois rapazes adolescentes e outra com um jovem abaixado diante de seu amante mais velho e barbudo. No mesmo mês acontece a primeira das principais paradas gays do Reino Unido. A Birmingham Pride Big Weekender, nos dias 27 e 28/05, celebra seus 21 anos com o tema “Love and Pride”. A parada em si acontece no dia 27, a partir da Victoria Square até Birmingham Gay Village. Na celebração shows, área de dança, parque de diversão e muita festa ao ar livre.

Julho começa com o maior evento gay de Londres, capital da Inglaterra. Centenas de grupos de comunidades, associações de estudantes, entidades e baladeiros em geral se juntam para esse enorme desfile, que passa pelas principais atrações de Londres na Pride in London, no dia 08/07. A parada é o ápice do Pride in London Festival, com duração de duas semanas (24/06 a 09/07), que celebra a cultura LGBT com peças, dança, arte, cinema, festas e diversas outras atividades. No mesmo dia 08 há também uma grande festa ao ar livre com palcos pelas ruas do Soho, além de apresentações na Trafalgar Square.

Nesse mesmo dia (08/07), também acontece o Bristol Pride Day, principal evento dos dez dias (30/06 a 09/07) que a cidade inglesa dedica a comemorar o orgulho gay. Tudo começa com a Pride Parade e continua com um grande festival ao ar livre com vários palcos. A Pride Night continua em Bristol com eventos no Old Market e na Frogmore Street. A after party oficial no Bristol O2 Academy, com três salas com DJs locais e estrangeiros arrecada fundos para ajudar a manter o Bristol Pride Day como evento gratuito.

O verão continua e agosto é um mês agitado. De 18/07 a 06/08 acontece o Belfast Pride, tendo como destaque a Pride Parade no dia 05/08, que percorre desde o bairro gay próximo da Union Street e da Donegall Street, seguindo por todo o caminho até o City Hall. Porém o destaque desse mês fica mesmo para o maior evento do Reino Unido. De 04 a 06 de agosto o Brighton Pride celebra o amor gay tendo como tema esse ano o “Verão do Amor”. Os destaques são a Pride Community Parade no sábado, 5 de agosto, reunindo mais de 200 mil pessoas. A festa continua com The Pride Festival no Preston Park, que terá esse ano o duo Pet Shop Boys como a atração principal. Enquanto isso, a Pride Village Party leva a festa para a St James Street e para a icônica esplanada da cidade, a Marine Parade.

Na Escócia, os dias 19 e 20 de agosto são de festa em Glasgow. No primeiro dia, além da parada tradicional, a feira de orgulho da Glasgow Green tem área para famílias e até um show de cães e a Pride Glasgow Arena é o palco principal e recebe grandes nomes do pop. Fechando o mês, a Manchester Pride organiza o Birmingham Pride Big Weekend, ente os dias 25 e 28/08. O ponto alto do final de semana é a parada Manchester Pride no sábado, 26 de agosto, e esse ano a principal atração do fim de semana será a ex-Spice Girl Melanie C.

Acompanhe também nossas dicas no instagram @EmbarquenaViagem e use a hashtag #EmbarquenaViagem para marcar suas fotos de viagem, dicas de lazer, hospedagem, entretenimento e cultura.

Embarque na Viagem, o melhor do Turismo, Hospedagem, Lazer, Entretenimento e cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *