Descubra Portugal

Vai começar o Festival Islâmico de Mértola, no Alentejo

Entre os dias 18 e 21 de maio, o Festival Islâmico de Mértola transforma a pequena vila da região do Alentejo, em Portugal, em um verdadeiro “souk”. Celebrando o encontro das culturas, a comemoração se espalha por diferentes pontos e exibe aos visitantes muitas roupas típicas (as jelabas), incensos, sândalo, chá de menta, especiarias e música.

Durante o evento, os presentes podem conhecer ainda mais as características muçulmanas nas bancadas do mercado de rua, que ficam repletas dos mais variados produtos, desde artesanato até doces, passando por tecidos, música e arte provenientes do Marrocos, Tunísia, Egito, Espanha e Alentejo. Além disso, dançarinos, poetas e cantores animam os visitantes, já que a presença da música é muito forte: no cais, no castelo, na praça ou outros recantos da vila, as noites são repletas de apresentações de artistas de todo o Mediterrâneo.

Realizado a cada dois anos, o festival é o mais importante de Mértola, destino turístico muito conhecido por possuir vestígios da ocupação árabe. A própria Igreja de Nossa Senhora da Anunciação, por exemplo, é uma antiga mesquita cristianizada, em que ainda restam quatro portas de arco ultrapassado (arco em “ferradura”) e o mihrab, nicho de oração muçulmana. Além disso, nota-se que é uma construção diferente pois sua entrada fica na lateral do edifício em relação à nave.

Para mais informações, acesse: www.festivalislamicodemertola.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *