Hospedagem

Hotel Le Canton: um pouco da Suíça na serra fluminense

Recentemente o Embarque na Viagem foi convidado para conhecer o Hotel Le Canton que está localizado ao pé da Serra dos Órgãos, apenas a duas horas da capital carioca.

Cercado pelas belezas naturais da Serra dos Órgãos, o hotel é inspirado nos charmosos campos suíços em sua construção e decoração e é o lugar ideal para quem quer fazer uma viagem em família, com curtição e, ao mesmo tempo, aproveitar para descansar.

Com uma história superior a 30 anos, o hotel que já é muito conhecido na região, foi remodelado nos últimos anos e em 2016 inaugurou o Le Canton SPA by L’Occitane, em um espaço amplo e muito aconchegante que oferece um diferenciado menu de tratamentos, entre corporais e faciais, voltados para homens e mulheres. Na ocasião de minha visita, tive a oportunidade de experimentar um dos tratamentos e fiquei muito feliz com o resultado da minha massagem revitalizante, perfeita para quem se encontra demasiadamente cansado, sem muita disposição. Aqui eu falo um pouco mais sobre minha experiência no Le Canton SPA by L’Occitane.

Com mais de dois milhões de m² de área construída, o hotel se divide em área de hospedagem, área de lazer e área de entretenimento.

Na área de hospedagem encontramos a ala Village, a nova ala Magique, que foi inaugurada em março, e a Fazenda Suíça, aberta somente sob demanda, para eventos corporativos, de lazer e casamentos.

Fiquei hospedada na ala Village, que fica bem próxima a área de lazer do hotel. Destaque para os prédios que possuem relação direta com os cantões da Suiça (confira aqui o que são cantões suiços), aos brasões na entrada de cada prédio e obviamente a arquitetura e decoração. Meu quarto era bem amplo, iluminado, com uma decoração super simples, possuía um closet bem espaçoso, uma cama de casal, uma cama de solteiro, uma mesa com duas cadeiras e um banheiro bem dividido. Vale ressaltar que apesar do hotel possuir um SPA by L’Occitane, os amenities das acomodações são de marca própria do hotel.

A área de lazer do hotel, que é gigantesca, é comum a todas as alas de hospedagem. Possui três piscinas climatizadas na área externa e mais de 20 opções de lazer. A piscina principal possui uma hidromassagem aquecida (perfeita para dias frios), duas raias semiolímpicas e toboágua (festa garantida das crianças).

Para entreter a galerinha e alguns marmanjos inquietos, o Castelo Medieval faz o maior sucesso. Essa réplica de um castelo fica no alto da montanha e de lá podemos ter uma linda vista da região. Dentro encontramos uma pista de patinação, boliche e jogos eletrônicos, todos cobrados à parte.  Outro destaque para dar uma sacudida é o Parc Magique, um parque de diversões coberto, com cerca de 15 brinquedos que atendem a várias faixas etárias das crianças. Tem desde carrossel, passando por trem fantasma, carrinho bate-bate até chegar nas duas salas de realidade virtual, uma cama elástica gigante e um simulador de montanha russa.

Se você ou alguém da sua turma curte atividades mais radicais, então vai gostar de saber que o hotel também conta com atividades como arvorismo, arco e flecha, montain board, mountain bike, e tirolesa. Lá encontramos também uma pista de boias canadenses, sim, aquelas que você tem vontade de ficar infinitamente descendo a pista de cima daquele boião, mas não espere nada de proporções muito grandes, é uma brincadeira divertida pra garotada, mas bem longe das pistas que encontramos em grandes parques. Se você curte um programa mais light, pode aproveitar e fazer calmamente um passeio pela  fazendinha e pela queijaria. O centro hípico também oferece passeios de cavalos e pôneis, fica a dica.

Para alegria dos pais viajantes, o hotel possui uma equipe de recreadores para dar conta da criançada enquanto você aproveita pra descansar um pouco também, claro. As crianças a partir de 5 anos podem participar sem a companhia dos pais. Para quem gosta de esportes, o hotel oferece um complexo esportivo, com campo de futebol society, vôlei de areia, basquete de rua e três quadras de tênis (duas de saibro e uma de piso sintético, coberta).

Ufa, tá bom né?

Agora vamos falar de gastronomia que no Le Canton se divide da seguinte forma:

O restaurante principal é o Lugano, nome de uma cidade suíça. Em frente à piscina central, o Lugano é local onde são realizadas todas as refeições inclusas nas estadas dos hóspedes em pensão completa: café da manhã, almoço e jantar. O serviço é em sistema de buffet. As bebidas são pagas à parte.

O Cave du Valais é especializado na típica culinária suíça que inspira a temática do hotel, com um cardápio que inclui fondues e raclettes. O restaurante também tem uma extensa carta de vinhos. Na Pizzaria Luzern, as redondas salgadas ou doces são preparadas com ingredientes selecionados.

O local mais boêmio do Le Canton é o Cabaret Voltaire, espaço descontraído com piano-bar, sinuca e mesas de carteado. No menu, petiscos, sanduíches e drinks especiais.

O Bar Saint Moritz atende ao parque aquático. Entradinhas quentes e frias, sanduíches, sobremesas, cervejas, drinks e café são servidos à beira da piscina principal. Já o Bar Léman tem a proposta de criar um ambiente propício aos adultos, com música lounge, aquecedores elétricos para as noites frias, e cardápio mais elaborado. O nome do bar é uma homenagem ao lago Léman, que fica entre a França e a Suíça.

Na Queijaria Fazenda Suíca são produzidos os queijos artesanais consumidos no hotel. Lá, também é possível saborear pratos leves, sanduíches, entradinhas, cafés e drinks, além de levar os queijos para casa.

No Le Canton o sistema de hospedagem é o de pensão completa, com café da manhã, almoço e jantar inclusos na diária, que são feitas no restaurante Lugano. Ressaltando que as bebidas são pagas à parte. A diária dá o direito de hospedar uma criança até 12 anos ou duas até 6 anos no apartamento dos pais, dependendo da categoria escolhida.

O hotel possui também um espaço destinado às mamães que viajam com seus bebês: um ponto de apoio, com funcionamento 24h, onde podem ser preparadas mamadeiras e alimentação infantil, com fogão elétrico, microondas, frigobar e todos utensílios necessários. O hotel tem ainda um kids Club, com brinquedário. Aos sábados, o Le Canton tem uma recreação específica para crianças até 5 anos com recreadores.

Atenção para o horário de check-in no Le Canton que, na minha opinião, é um ponto negativo para as pessoas que estão indo se hospedar e um lugar com proposta tão grande de lazer. Ter o quarto liberado apenas as 16h é  bem diferente do que encontramos habitualmente em grandes resorts.

Avaliação final

Quarto: Amplo, limpo e confortável

Internet: Boa e gratuita

Atendimento: Bom

Gastronomia: No restaurante Lugano, onde tive a experiência gastronômica, o serviço de buffet contava com pratos básicos. Os demais restaurantes, não pude avaliar durante a hospedagem.

Ponto positivo: Ampla variedade de lazer e entretenimento

Ponto negativo: Check-in muito tarde

Serviço

Hotel Le Canton

Estrada Teresópolis – Friburgo, km 12

Telefone: 40001150 (capitais e regiões metropolitanas)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *