Cultura & Entretenimento

Festa dos Santos Populares Portugueses acontece neste final de semana no Rio

O Rio de Janeiro é conhecido por suas praias, belezas naturais e boemia, mas, desde a realização dos jogos Olímpicos, o Porto revitalizado – com atrações como o Museu do Amanhã e o maior mural grafitado a céu aberto do mundo, do artista Cobra – tem atraído centenas de turistas. Os próprios cariocas vivem “turistando” no Porto Maravilha. Esse é mais um dos motivos para conhecer a Festa dos Santos Populares Portugueses que tem a segunda edição já marcada para os dias 9, 10 e 11 de junho na cidade maravilhosa. A programação musical, gastronômica, cultural e literária mistura a tradição e o contemporâneo português com toda a receptividade carioca. Alceu Valença abre e a musa pop lisboeta, Ana Moura, encerra a programação musical.

O festival vai ocupar uma área de 5 mil m2 no cais do Porto, o Armazém da Utopia. O navio-escola Sagres, principal embarcação de preparação e treinamento de cadetes da Marinha Portuguesa, aportará atrás do Armazém e estará aberto à visitação nos dias do evento. O veleiro vem ao Brasil, especialmente, para participar da festa. A cenografia da também promete surpreender. Quem assina é a dupla Felipe Tassara e Daniela Thomas, que dirigiu junto com Fernando Meirelles e Andrucha Waddington a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de 2016.

Um dos ícones da cultura nordestina, Alceu Valença abrirá a parte musical, na sexta-feira, dia 9. O encerramento, no domingo,11, será com Ana Moura, a cantora portuguesa que é considerada um dos maiores fenômenos da música portuguesa, com 1 milhão de discos vendidos. Ana já cantou no Brasil com Gilberto Gil e Crioulo e um dos seus maiores sucessos é o “Meu Amor Foi Para o Brasil”, do álbum de 2015. A cantora vem se destacando no cenário mundial por ter renovado o fado.

O festival começa com uma noite dedicada ao cancioneiro nordestino, com composições de Dominguinhos e Luiz Gonzaga executadas pelo violinista Nicolas Krassik, em parceria com o sanfoneiro Marcelo Caldi. A programação musical terá, ainda, Bruno Nogueira e Manuela Azevedo com a reprodução do espetáculo “Deixem o Pimba em Paz”, uma releitura da música brejeira lusitana, conhecida como “pimba”. São canções de artistas populares como Quim Barreiros, Ágata, José Malhoa e Marco Paulo, que ganharam um toque de jazz, pop e rock em novos arranjos de Filipe Melo, Nuno Rafael e Nelson Cascais. A agenda conta também com jovens revelações da música popular brasileira como Letícia Persiles, Geraldo Junior, Felipe Cordeiro, Natasha Llerena, Tulipa Ruiz e Marcelo Jeneci.

Outra atração no evento este ano será o debate sobre o humor luso-brasileiro, que vai reunir dois grandes talentos: o ator, cantor, humorista e apresentador de TV português Bruno Nogueira (o mesmo do show do “Deixa o Pimba em Paz”) e o ator, escritor, humorista e roteirista o brasileiro Gregório Duvivier.

A programação do festival inclui, ainda, desfiles de vestimentas tradicionais portuguesa da Casa do Minho, marcações de quadrilha, workshop de culinária e venda de artesanato típico de Portugal, como bordados e louças, além de peças do nordeste brasileiro.

Gastronomia

O riquíssimo universo gastronômico português não poderia ficar de fora. Do renomado restaurante Madureiras, sediado na cidade o Porto, três chefes de cozinha trarão iguarias pouco conhecidas no Brasil, como tripas à moda do Porto e francesinhas (duas fatias grossas de pão de forma, ligeiramente torrado, com bife de vaca, linguiça, mortadela, salsicha fresca, queijo, molho quente, ligeiramente espesso e picante). A delicadeza dos doces artesanais portugueses estarão representados pela Arte Conventual, Confeitaria e Padaria. A doçaria conventual portuguesa tem sua origem nos conventos e mosteiros. Portugal tem a tradição de ter criado receitas cuja fama se perpetua além-mar. Outras comidas típicas da culinária portuguesa, como sardinhas assadas na brasa, bolinho de bacalhau, punheta (salada de bacalhau desfiado), bifanas (sanduíche de carne de porco), pastéis de nata e ovos moles, estarão à venda nas barracas e restaurantes montados no Armazém da Utopia. Haverá, ainda, uma grande variedade de rótulos dos famosos vinhos portugueses e cervejas, cafés, vinho do Porto e ginjinha.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Sexta-feira, 09 de junho – 17h às 01h

Show
Maria Alcina
Nicolas Krassik e Marcelo Caldi
Alceu Valença
DJ Ruben da Cruz

Gastronomia
Grupo Madureiras
Restaurante Aurora
Tasca do Bacalhau
Quintal Português
Sardinhas e Bifanas
Arte Conventual
Casa das Natas
Delícias Portuguesas
Melhor Pastel do Mundo
Bares (vinhos, drinks, cervejas e soft drinks)

Atividades
Leituras com Ricardo Pereira

Sábado, 10 de junho – 13h às 00h

Shows
Letícia Persiles e Geraldo Junior
“Deixem o Pimba em Paz” (Manuela Azevedo e Bruno Nogueira)
Felipe Cordeiro
DJ Ruben da Cruz

Gastronomia
Grupo Madureiras
Restaurante Aurora
Tasca do Bacalhau
Quintal Português
Sardinhas e Bifanas
Arte Conventual
Casa das Natas
Delícias Portuguesas
Melhor Pastel do Mundo
Bares (vinhos, drinks, cervejas e soft drinks)

Atividades
Workshop de culinária
Marcações de quadrilha (atividade infantil)
Leituras

Domingo, 11 de junho – 13h às 23h

Shows
Natasha Llerena com participação de Rita Dias
Tulipa Ruiz e Marcelo Jeneci
Ana Moura

Gastronomia
Grupo Madureiras
Restaurante Aurora
Tasca do Bacalhau
Quintal Português
Sardinhas e Bifanas
Arte Conventual
Casa das Natas
Delícias Portuguesas
Melhor Pastel do Mundo
Bares (vinhos, drinks, cervejas e soft drinks)

Atividades
Debate de Humor com Bruno Nogueira e Gregório Duvivier
Desfile de Trajes do Minho
Leituras com Ricardo Pereira

Festa dos Santos Populares Portugueses
Local: Armazém da Utopia, Porto do Rio de Janeiro (próximo ao Aquário).
Horário: sexta-feira das 17h às 01h, sábado das 13h às 00h e domingo das 13h às 23h.
Quando: de 9 a 11 de junho.
Informações sobre ingressos:
R$ 30,00 adultos e crianças até 12 anos não pagam.
Vendas pelo site Ingresso Rápido. Clique aqui para acessar. E no Armazém da Utopia.

PLANEJE A SUA VIAGEM COMPLETA AQUI


♦ HOSPEDAGEM: Booking | Hoteis.com | Trivago | Hostelsclub

Airbnb - Ganhe R$100 de desconto


♦ SEGUROS DE VIAGEMSeguros Promo  | Sulamérica Seguros


♦ CASAS DE CÂMBIO: Melhor Câmbio ♦ CARTÃO DE CRÉDITO INTERNACIONAL: ZenCard (pré-pago)


♦ INGRESSOS INTERNACIONAIS PARA ESPORTES E SHOWSSports Events 365


♦ PASSAGEM AÉREA: ConectaVoos | Tam | Avianca | Azul | Gol | Decolar | Voopter | Maxmilhas


  ♦ TICKETS DE TREM: Rail Europe ♦ PASSAGEM DE ÔNIBUS: ClickBus ♦ ALUGUEL DE CARRO: Rentcars


♦ PACOTES DE VIAGEM: Hotel Urbano | CVCTOURS, PASSEIOS E EXCURSÕES: Viator | Ticketbar

3 Comentários

  1. 10 de junho de 2017 ás 00:55 Responder
    Charmaine barbosa

    Super desconfortável a festa dos santos populares portugueses. Tinha pouca gente e as filas super demoradas inibiam a vontade de consumo: horas para comprar um prato de comidas e outras horas para comprar vinho. Maior saco. Não recomendo. Pelo preço q se paga, é mais vantajoso ir a um bom restaurante português. Infelizmente. Péssima logística.

  2. 11 de junho de 2017 ás 16:34 Responder
    Wladimir Corrêa

    Péssimo serviço!!!! Pouquíssimas cadeiras, filas imensas e ainda pagamos 30 reais só pra entrar!!!

  3. 12 de junho de 2017 ás 19:03 Responder
    Eliane Stampini

    Nunca pensei que iria sair da minha casa e passar por tudo que passamos neste evento. 3 horas em pé numa fila para comprar o ingresso de $30,00 , estacionar , $30,00 , ao entrar no evento ,sem nenhum lugar para sentar ,Um copo de plástico $5,00 , as filas para comprar o alimento ,quarenta minutos em pé, ninguém para informar nada , portanto , comidas até Boa, Mais a tortura que passei com minha família, Foi terrível . Resultado , cheguei casa passando muito mal . Nunca mais irei neste lugar. Total falta de respeito !!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *