Variedades & Tecnologia

Sagres, o Navio-Escola português pode voltar ao Rio nas comemorações dos 200 anos de independência

O belo veleiro Sagres que passou o fim de semana aberto à visitação pode voltar dentro de quatro anos para as comemorações dos 200 anos da Independência do Brasil.

Este é o desejo do presidente do Conselho Nacional de Praticagem (CONAPRA), Gustavo Martins, que já está em campanha para tornar a nova visita realidade. O navio-escola é a principal embarcação de treinamento de cadetes da Marinha Portuguesa. Em cinco dias recebeu centenas de visitantes.

Ele já se chamou Guanabara quando pertenceu ao Brasil, entre 1948 e 1961. A partir de então, adquirido pelos portugueses, recebeu o nome de Sagres – um navio-escola com muita História. O imponente veleiro esteve novamente no Rio de Janeiro entre quinta-feira, 8/6, permanecendo até segunda-feira, 12/6. A presença foi parte da Festa dos Santos Populares Portugueses, que ocupou o Armazém da Utopia, na Zona Portuária carioca.

Navio-Escola Sagres no porto do Rio de Janeiro | Foto: Naira Amorelli

Além da positiva parceria do Conapra com a Academia Brasileira de Vela Educativa (ABRAVELA), o presidente do Conselho Nacional de Praticagem, Gustavo Martins, destaca a relação de amizade entre Brasil e Portugal para festejar a passagem do Sagres: “Como nações amigas que somos, só temos que comemorar a presença do navio-escola novamente no Rio de Janeiro. Mais ainda, nós desejamos já a volta do Sagres. Nossa campanha é pela vinda da embarcação para os 200 anos da Independência do Brasil, em 2022. Seria uma grande honra”, diz Martins.

O presidente do Conapra ressaltou também a importância desse tipo de embarcação para os marinheiros: “Treinamentos em veleiros são elementares para que se conheça a real força da natureza, como tempestades em mares revoltos. É uma oportunidade para aprender sob alto desafio”, afirma ele.

Capitão-de-Mar-e-Guerra da reserva da Marinha, o comodoro da Abravela, Sergio Esteves, visitou o navio-escola Sagres no Rio. Recebido pelo comandante da embarcação, o capitão-de-fragata Antônio Manuel Gonçalves, Esteves reforçou a torcida pela volta do veleiro português em 2022.


Publicidade Ⓘ

Seguro viagem com até 15% de desconto!!! Se está planejando uma viagem não esqueça de contratar um seguro!💡 Clique neste link para encontrar os melhores preços. 💡 ✔ Use o cupom EMBARQUEVIAGEM10 e ganhe 10% de desconto, e para chegar a 15%, faça o pagamento por BOLETO e garanta mais 5%.


“A cada quatro anos, desde 2010, um evento chamado Velas Latinoamérica recebe dezenas de veleiros de várias partes do mundo, que partem do Rio em direção a outras nações da América Latina. Torço bastante para que o Sagres participe da edição 2022, quando celebraremos os 200 anos de nossa Independência”.

O Sagres, principal embarcação de treinamento de cadetes da Marinha Portuguesa, ficou atracado na Baía de Guanabara e foi visitado, tal como ocorreu durante as Olimpíadas de 2016. O navio-escola foi construído em 1937 pelos nazistas em Hamburgo e tem 89,5 metros de comprimento.

PLANEJE A SUA VIAGEM COMPLETA AQUI


♦ HOSPEDAGEM: Booking | Hostelsclub | Airbnb - Ganhe R$100

♦ PASSAGEM AÉREA: Passagens Promo

  ♦ TICKETS DE TREM: Rail Europe

♦ PASSAGEM DE ÔNIBUS: ClickBus

♦ ALUGUEL DE CARRO: Rentcars


♦ SEGUROS DE VIAGEMSeguros Promo  | Sulamérica Seguros

♦ CHIP INTERNACIONAL: My Simtravel


♦ CASAS DE CÂMBIOCâmbio Store

♦ CARTÃO DE CRÉDITO INTERNACIONAL: ZenCard (pré-pago)


TOURS E EXCURSÕES: Ticketbar

PASSEIOS E MUSICAISWeplann

♦ INGRESSOS INTERNACIONAIS PARA ESPORTES E SHOWSSports Events 365

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
  Subscribe  
Notify of